Coordenação do Curso de Agronomia

Menu

História

 

 

A Universidade Federal do Paraná é a mais antiga universidade do Brasil e símbolo de Curitiba. Fundada em 19 de dezembro de 1912 e restaurada em 1º de abril de 1946, é autarquia de regime especial com autonomia administrativa, financeira, didática e disciplinar, mantida pela União Federal nos termos da Lei nº. 1.254, de 4 de dezembro de 1950.

Envolta por uma história de muitas conquistas, a UFPR é referência no ensino superior para o Estado do Paraná e para o Brasil. Símbolo maior da cultura paranaense, a Universidade demonstra sua importância e excelência através dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, além de suas áreas de extensão e pesquisa.

A responsabilidade social da universidade, enquanto instituição pública, também é valorizada em suas ações perante a comunidade paranaense. Além dos campi em Curitiba, a UFPR dispõe de outras instalações no interior e litoral do estado, facilitando o acesso à educação e integrando culturalmente o Estado do Paraná. A UFPR atua em todas as áreas da Classificação Internacional EUROSTAT/UNESCO/OCDE, que são: Educação; Humanas e Artes; Ciências Sociais, Negócios e Direito; Ciências, Matemática e Computação; Engenharia, Produção e Construção, Agricultura e Veterinária, Saúde e Bem Estar Social; Serviços (http://www.ufpr.br/).

A história da Universidade Federal do Paraná e de seu Curso de Agronomia, que iniciou as suas atividades em 1915, mais precisamente no dia 01 de fevereiro, mas oficialmente a fundação é comemorada no dia 05 de abril de 1918, quando da criação da Escola Agronômica do Paraná. Em 14 de novembro de 1933 foi renomeada, sendo criado a Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Paraná, que a partir de 1961 passou a ser chamada de Escola de Agronomia e Veterinária do Paraná e, em 04 de janeiro de 1971, Faculdade de Agronomia e, 12 de setembro de 1973 Curso de Agronomia, data em que foi criado o Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná.

A trajetória do curso de agronomia é marcada por grandes feitos e está muito ligada à história do desenvolvimento econômico do Estado do Paraná. Foi a ousadia e a competência de seus idealizadores, motivados pela sociedade paranaense, que fizeram da UFPR a primeira Universidade do Brasil.

Historicamente, a agricultura sempre desempenhou um papel fundamental dentro da economia paranaense, seja na geração de alimentos e matérias-primas para alavancar as diversas cadeias produtivas, como pelos empregos, trabalho e renda que proporciona.

A agricultura paranaense se caracteriza pelo predomínio das pequenas e meias propriedades, que nas ultimas décadas vem se desenvolvendo, ganhando em produção e produtividade,  com a adoção de métodos e técnicas de boa qualidade, associado melhoria do perfil gerencial dos agricultores, onde os engenheiros agrônomos formados pela UFPR tem tido papel preponderante. Desta forma, o setor agrícola constitui a principal atividade econômica do estado. Com uma agricultura diversificada e em franco desenvolvimento, o Paraná é o principal estado agrícola do país.

Este contexto demonstra que o Curso de Agronomia da UFPR, posicionado no centro geográfico do MERCOSUL, é uma instituição que vem se renovando e evoluindo no tempo. O curso está inserido em um ambiente universitário que garante o desenvolvimento de atividades de docência, pesquisa e extensão de acordo com os objetivos institucionais. Comprometida com a região e o País, procura difundir a cultura universitária a todos que a desejem, em um ambiente de liberdade intelectual, pluralidade e compromisso social.

Após quase um século de história, que completará em 2012, marcada por perseverança e resistência, a UFPR é, além de símbolo oficial de Curitiba, a maior criação da cultura paranaense. Uma instituição fruto da audácia de seus criadores que se orgulha de ser a primeira do Brasil e ao mesmo tempo orgulho para todos os paranaenses.

A história do curso de agronomia da UFPR é recheada de detalhes e rica em conquistas. Um dos trabalhos mais importantes já realizados de compilação da mesma foi realizada pelo professor Luis Doni Filho, que publicou o livro …, disponível na biblioteca do Setor de Ciências Agrárias.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Coordenação do Curso de Agronomia
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5610
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Coordenação do Curso de Agronomia
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-3350-5610
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Coordenação do Curso de Agronomia

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR