Menu

Produtores rurais do RS visitam projeto de produção agropecuária integrada na UFPR

Produtores acompanham apresentação do prof. Aníbal de Moraes (fotos Samira C. Neves)

Produtores acompanham apresentação do prof. Aníbal de Moraes (fotos Samira C. Neves)

Criar a ponte entre as pesquisas acadêmicas e a utilização prática dos resultados nem sempre é fácil, mas a parceria entre diferentes instituições tornou esse fato possível no

Núcleo de Inovação Tecnológica Agropecuária (NITA), localizado no Centro de Estações Experimentais da Fazenda Canguiri, em Pinhais. Prova disso é a visita de 65 produtores rurais, realizada na última quinta-feira (23/06).  Com patrocínio do Programa Juntos para Competir, parceria do Sebrae, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul e Serviço do Aprendizagem Rural, eles vieram da região das Missões (RS), a maioria do município de Ijuí, para aprender mais sobre sistemas integrados de produção.

Os produtores visitantes representam 59 propriedades rurais. Além disso, estavam presentes técnicos que poderão dar suporte à implantação de novos modos de produção.  A técnica do Sebrae Eloísa Muxfeldt Arns acompanhou o grupo. Ela explica a importância desse conhecimento. “O sistema de produção convencional está saturado, não tem sustentabilidade. Com a integração, os produtores podem ter um resultado mais homogêneo ao longo dos anos, sem tantos altos e baixos”.

Eloísa Muxfeldft Arns, do Sebrae/RS

Eloísa Muxfeldt Arns, do Sebrae/RS

Para o engenheiro agrônomo e produtor rural Amauri Stringhini, a viagem foi muito produtiva. Ele, que em sua propriedade tem criação de suínos, gado e lavoura, pensa em separar uma área teste para aperfeiçoar os sistemas integrados. “Meu foco é em opções para o inverno no Rio Grande do Sul. Hoje é muito inseguro, você planta e não sabe se e quanto vai colher.  O gado pode entrar como opção, se conseguirmos segurar os animais mais tempo e agregar valor à produção”, observou. Para ele, o importante é a busca constante de conhecimento: “o produtor não pode se acomodar na propriedade, a evolução é constante na tecnologia agropecuária”.

Na UFPR, os produtores conheceram vários sistemas integrados de produção (lavoura/pecuária; lavoura/floresta; lavoura/pecuária/floresta; pecuária/floresta). A ideia central é que o rodízio de produção mantenha o solo mais produtivo e gere renda mais constante, de forma sustentável. No período da tarde, os produtores visitaram uma propriedade que é referência em aplicação de sistemas integrados. Os proprietários são ex-alunos da UFPR e colocaram as pesquisas em prática.

Visita à área do NITA, na Fazenda Canguiri

Visita à área do NITA, na Fazenda Canguiri

Para o coordenador do NITA, professor Aníbal de Moraes,  visitas como essa fazem com que o projeto cumpra seu objetivo, levando novos conhecimentos à sociedade. “O nível de discussão foi bastante alto, cada produtor trazendo suas demandas, questionando os resultados e perguntando detalhes de como implantar os sistemas. Além disso, com esses contatos diretos, podemos também perceber as principais demandas e voltar nossas pesquisas para atende-las”, analisou.

A viagem dos produtores rurais durou ao todo cinco dias e passou no Paraná por Catanduva, Cascavel, Campo Mourão, Guarapuava e Pato Branco, conhecendo cooperativas agropecuárias, propriedades rurais e projetos de pesquisa.

Sobre o NITA

O Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária (NITA) é constituído por parceiras que envolvem, além da UFPR, a UFRGS, Unicentro, UTFPR, UFSC, Embrapa, IAPAR, USDA, com participação de professores, pesquisadores, acadêmicos de pós-graduação e graduação ligados à área das ciências agrárias e ciências ambientais.  Ele foi criado tendo por missão o desenvolvimento sustentável regional, por meio da pesquisa e da difusão de tecnologias sustentáveis, envolvendo princípios da produção integrada de sistemas agropecuários.

 

Por: Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação Social/

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR