Menu

Professores da UFPR são premiados pelo CRMV-PR

A última sessão plenária do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR) em 2020 foi marcada pela cerimônia online de entrega dos prêmios Clotilde de Lourdes Branco Germiniani e Destaque Zootecnista. Assim como este foi um ano marcado na história mundial por grandes desafios para a saúde pública e adaptação ao mundo digital, os médicos-veterinários e zootecnistas escolhidos por seus pares para receber a premiação provaram que, mesmo com todas as dificuldades, realizaram um trabalho relevante para a sociedade.

Entre os homenageados estão os professores da UFPR Vanete Thomaz Soccol e – Marson Bruck Warpechowski. 

Confira todos os premiados:


Prêmio Clotilde de Lourdes Branco Germiniani de Saúde Única – 2ª edição

Destaque One Health – Rubens Luiz Ferreira Gusso

Embora tenha escolhido a medicina veterinária para atuar na área clínica de equinos, os profissionais que Rubens Gusso encontrou durante sua vida acadêmica o direcionaram a uma vocação diferente. “Aos poucos muitas pessoas brilhantes foram me inspirando e me levaram a seguir um caminho que eu não imaginava quando mais jovem, que é o da saúde pública”, avalia. São 37 anos dedicados a atividades ligadas à saúde única, como vigilância sanitária, epidemiologia, educação em saúde, saneamento básico. O maior desafio enfrenta agora, à frente do Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI) da Secretaria de Estado da Saúde, onde trabalha no enfrentamento da pandemia na produção de kits diagnósticos e no estudo da produção de soro terapêutico a partir do plasma de equinos. Uma carreira ainda em andamento, mas já relevante para toda a sociedade.

Destaque Colaboração Interprofissional – Ernst Eckhardt Muller

O primeiro médico-veterinário contratado pelo departamento de medicina veterinária da Universidade Estadual de Londrina, Ernst Eckhardt Muller, recebeu o prêmio de Colaboração Interprofissional por ter colaborado na formação de profissionais de diversas categorias. Além disso, Muller teve participação fundamental na elaboração do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal junto ao Ministério da Agricultura.

Destaque Políticas Públicas – Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu

O Refúgio Biológico Bela Vista, do complexo de Itaipu, recebeu as honras por sua atuação na conservação da fauna e flora paranaense nos seus 35 anos de existência. O refúgio é exemplo de como médicos-veterinários e zootecnistas se inserem na saúde única e são importantes no desenvolvimento de políticas públicas.

Destaque Educação – Cláudia Turra Pimpão

Na área da educação o prêmio ficou com Cláudia Turra Pimpão, que coordenou o curso de medicina veterinária da PUCPR por 17 anos e agora segue inspirando acadêmicos e profissionais em projetos que alinham o ensino à saúde única.

Destaque Extensão – Carmo Oliveira da Rocha

Com a inscrição de número 005 no CRMV-PR, Carmo Oliveira da Rocha foi um dos primeiros médicos-veterinários paranaenses registrados, sendo também conselheiro efetivo da primeira gestão, de 1969 a 1972. Londrinense, Oliveira atuou durante toda a sua carreira na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná e foi por seu trabalho marcante que recebeu o prêmio na categoria extensão.

Destaque Pesquisador – Vanete Thomaz Soccol

Pesquisas e trabalhos são pouco para definir a importância da médica-veterinária Vanete Thomaz Soccol para a ciência. Professora do Núcleo Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Processos Biotecnológicos da Universidade Federal do Paraná, Vanete é uma das principais representantes do estado na área da pesquisa. Neste ano de 2020, ela foi citada em um estudo da Universidade de Standford, nos Estados Unidos, como uma das cientistas com mais impacto em citações ao longo da carreira e uma das melhores cientistas da sua subdisciplina no mundo.

Destaque Nova Geração – Andressa Maria Rorato

Representando os novos profissionais esteve a médica-veterinária Andresa Rorato, ex-aluna da vice-presidente Nilva Mascarenhas e aprendiz de uma formanda de Clotilde Germiniani.


Prêmio Destaque Zootecnista – 3ª edição

O conselheiro e zootecnista Ricardo Pereira Ribeiro foi o encarregado de conduzir a cerimônia do prêmio destinado a seus colegas de profissão. Logo na abertura, Ribeiro reforçou seu orgulho em integrar um conselho que “oferece acolhimento respeitoso à nossa profissão. Nossos colegas e diretores se antecipam à causa da zootecnia com muito respeito”. Ao que o presidente Rodrigo Távora Mira fez questão dizer não ser mais que a obrigação da Autarquia. “

Destaque Empreendedor – Rodrigo Soria Martos Peris

Há oito anos como sócio-administrador da Semix Insumos Agropecuários, o zootecnista Rodrigo Soria Martos Peris foi reconhecido por sua atuação empreendedora. A empresa que administra comercializa ingredientes voltados à nutrição animal e se preocupa com a reutilização e reciclagem de materiais.

.

Destaque Educação – Luiz Alexandre Filho

Recém-aposentado, o professor Luiz Alexandre Filho teve seu nome exaltado pelos colegas como exemplo na educação. Foram anos coordenando o Câmpus Regional de Diamante do Norte da Universidade Estadual de Maringá e participando da implantação de programas de produção animal do governo. Apesar de não atuar mais na docência, o zootecnista segue como pesquisador no grupo Peixegen, referência no estudo de melhoramento genético de tilápias.

Destaque Pesquisador – Marson Bruck Warpechowski

O professor e pesquisador Marson Bruck Warpechowski, coordenador do Laboratório de Sistematização, Análise e Modelagem em Nutrição e Produção Animal, é grande incentivador de pesquisas do departamento de zootecnia da Universidade Federal do Paraná. Um de seus trabalhos mais reconhecidos é o Projeto Porco Moura, através do qual resgatou a raça de suínos próxima da extinção. “Quero agradecer por esse prêmio, que me deixou muito surpreso porque não achei que receberia na área de pesquisa. O Paraná tem dezenas de pesquisadores zootecnistas que já fizeram muito, então fico muito feliz que tenham lembrado do meu nome”, celebrou, estendendo a honraria aos colegas de profissão.

Destaque Extensionista – Diego Ghedini Gheller

Há 13 anos atuando como auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o zootecnista Diego Ghedini Gheller encontrou na agricultura familiar e no desenvolvimento rural uma nova vocação na carreira.

Destaque Jovem – Cláudio Guilherme de Matos Porto

Em apenas quatro anos de profissão Cláudio Guilherme de Matos Porto já vem se destacando. Atualmente como assistente técnico comercial da Cargill, presta suporte técnico na área de nutrição animal a fábricas de rações e empresas rurais no segmento de bovinos de leite.

(fonte: Site CRMV-PR. Publicado por Simone Meirelles em 21/12/2020 )

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR