Alunos de Agrárias fundam cooperativa para desenvolvimento acadêmico

Assembleia on line de fundação da Coopagrarias

Um grupo de 32 estudantes da Universidade Federal do Paraná superou as restrições da pandemia e se organizou ao longo dos últimos meses para montar uma cooperativa, a Coopagrarias. A entidade realizou a assembleia de fundação (on line) nesta semana e constituiu sua primeira diretoria. O acadêmico Murilo Radloff Barghouthi, do curso de Engenharia Florestal, é o presidente, e Daniel de Queiroz Barbosa, do curso de Agronomia, o vice-presidente. A iniciativa nasceu na disciplina de Associativismo e Cooperativismo, ministrada pelo professor Gilson Martins, do Departamento de Economia Rural e Extensão, que atuou como tutor dos alunos.

A Coopagrarias tem por objetivo trazer um desenvolvimento acadêmico e profissional mais integrado para os estudantes do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, através de uma experiência com o cooperativismo. “Foram mais de seis meses para construir o projeto. Além da cooperativa primar pela autonomia dos estudantes, visa criar um ambiente neutro para que as atividades econômicas e educacionais sejam desenvolvidas da maneira descomplicada”, explica o professor Gilson Martins. “Através da união de esforços de vários estudantes cooperados, espera-se trazer benefícios aos universitários através da oferta de estágios, programas de trainee, formação de um banco de talentos, cursos de soft skill, eventos técnicos, oficinas e outros benefícios”, acrescenta Barghouthi.

Já de início, a cooperativa surge como um exemplo de interação e interdisciplinaridade, atendendo estudantes de todos os cursos do Setor de Ciências Agrárias, além de outros da universidade que possam usufruir dos serviços. Está em andamento o processo de registro da cooperativa na Junta Comercial e na Receita Federal. O próximo passo será a realização de um curso sobre cooperativismo, a fim de nivelar todos os envolvidos (cooperados) nos princípios do cooperativismo, como também a arrecadação de capital para a favorecer a sustentação econômica da cooperativa para o ano de 2021. Em seguida, a ideia é realizar cursos e palestras de capacitação em gerenciamento de pessoas e projetos.

Para começar suas atividades, a Coopagrarias vai funcionar R. Prof. Nilo Brandão, 551, no Bairro São Lourenço, em Curitiba, no mesmo endereço da Associação de Engenheiros Agrônomos do Paraná, parceira do projeto. Ajudaram também no processo de constituição o Sistema Ocepar, o cooperativista Paulo Roberto Stoberl, o Centro de Economia Aplicada, Cooperação e Inovação no Agronegócio do departamento de Economia Rural e Extensão da UFPR. O projeto também foi apresentado a autoridades da UFPR.

Veja atividades que serão desenvolvidas pela cooperativa e seus cooperados:

• educação sobre cooperativismo, liderança e administração de uma cooperativa universitária;
  • proporcionar acesso ao mercado de trabalho;
  • oferecer suporte às atividades formativas por meio de estágios e cursos que complementam sua formação prática e teórica, podendo ter a emissão certificados;
  • promover formação de habilidades comportamentais (soft skills) como complemento das competências técnicas de cada área de formação;
  • participar em editais que busquem soluções empreendedoras e inovadoras em setores relacionados à natureza da Cooperativa.
  • prestar serviços e realizar outras atividades, decorrentes do processo ensino-aprendizagem, bem como a prestação de outros serviços da conveniência do ensino e do interesse dos associados.

(Por Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação/Em 14-05-2021)