Alunos do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária finalizam curso

Os 24 médicos veterinários da turma 2017/2019 do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária do Hospital Veterinário (HV) da UFPR concluíram o curso, que somou 5.600 horas. Os profissionais receberam declaração de conclusão do curso nesta quinta-feira, 28. O ato foi realizado no anfiteatro do bloco didático do Setor de Ciências Agrárias (SCA) e contou com a presença da vice-reitora, professora Graciela Bolzón de Muniz, do diretor do Setor, professor Amadeu Bona FIlho, da coordenadora do Programa, professora Rita de Cassia Maria Garcia, e do diretor do HV, professor Renato Silva de Sousa.

“Foram dois anos de muito aprendizado e dedicação a essa vida de residente. Nem todos os dias foram bons, mas em todos os dias houve boas coisas para aprender”, disse o representante da turma, o médico veterinário André Saldanha Ferreira, durante a solenidade. A residência oferta aos egressos dos cursos de Medicina Veterinária treinamento em serviço veterinário em 14 áreas de atuação – Clínica Médica de Pequenos Animais, Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais, Clínica Médica de Animais Selvagens, Odontologia Veterinária, Oftalmologia e Biologia Molecular são algumas delas.

Residente reunidos na solenidade – Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

De acordo com a coordenadora, o Programa, criado em 2012, interage com três áreas. “Saúde Coletiva – humana, animal e ambiental -, Medicina de Abrigos, que inclui programas para prevenção do abandono de animais, para que possam ser reintroduzidos na sociedade sem riscos para as pessoas, e Medicina Veterinária Legal – cujo enfoque são os maus-tratos aos animais, com abordagem também de saúde única; o elo entre maus-tratos animais e violência interpessoal”. Uma nova turma de residência, composta por 26 alunos, será recepcionada no dia 1º de março, informou a professora.

Ser médico veterinário formado há três anos no máximo é um dos pré-requisitos para participar do processo seletivo coordenado anualmente pelo Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, destacou o professor Antonio Waldir Cunha da Silva, que leciona a disciplina Patologia Veterinária. “A carga horária é dividida em atividades teóricas, com menor percentual, e práticas para caracterizar treinamento em serviço. A maioria das atividades práticas é desenvolvida no Hospital Veterinário”.

O diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Amadeu Bona Filho,  destacou a dedicação dos professores do Programa. “Que bom que existem desafios e dificuldades, eles nos impulsionam a enfrentá-los e significa que estamos vivos. Diante dos desafios, sempre há aqueles mais abnegados, e eles estão aqui. Eles merecem um profundo agradecimento e um forte abraço”.

Hospital Veterinário da UFPR

O HV oferece à comunidade externa serviços de clínica e clínica cirúrgica de animais pequenos – de companhia – , animais de produção – pequenos e grandes ruminantes e equídeos – e animais silvestres. “É um hospital-escola, essa é sua missão principal, com foco na formação do médico veterinário que entra no curso. Esses alunos, junto com as equipes de professores e de técnicos-administrativos, no decorrer do curso, acompanham as disciplinas e atendem à comunidade externa. O Programa permite que o aluno atue em todas as áreas que abrangem a residência, sempre com acompanhamento docente”, explica o diretor da unidade. Atendimento profilático e castração são realizados no local