Campi Cabral e Juvevê da UFPR são interligados por ciclovia

Sinalização no Campus Cabral (foto André Filgueira)

Quem circula de bicicleta nos bairros Cabral e Juvevê uma nova estrutura cicloviária. O projeto, que faz parte do Plano de Estrutura Cicloviária da Prefeitura Municipal de Curitiba, começa no Terminal do Cabral, inclui a revitalização da rua Prof. Arthur Loyola, que liga dois campi da UFPR – o Campus Cabral, do Setor de Ciências Agrárias, e o campus Juvevê, onde funcionam o Setor de Comunicação e Design (Sacode) e a UFPR TV.

Para se adequar às exigências normativas, o Campus Cabral está recebendo sinalização interna da ciclorrota que por ele passa. A sinalização está sendo executada pela SUINFRA, intermediada pela Assessoria do Plano Diretor, com materiais e orientações da SETRAN. Os pictogramas no asfalto indicam o sentido a seguir e estão de acordo com o padrão do Código Brasileiro de Trânsito. O conceito de ciclorrota (ou ciclo-rota) é o um caminho que representa a rota recomendada para o ciclista. Oferece efetivamente um trajeto, não uma faixa da via.

Como dentro do campus Cabral a via é compartilhada com pedestres e carros, a sinalização é muito importante para evitar acidentes, explicam os arquitetos Luís Henrique Fragomeni e Denise Martins Lopes, do Plano Diretor/UFPR. A Rua Prof. Arthur Loyola, que não tinha passagem para o campus Cabral, agora tem um portão por onde os pedestres e bicicletas já podem passar. Em breve será construído um portal no local, melhorando o fluxo, que não será aberto a carros.

Esta é a primeira etapa de implementação do eixo cicloviário criado pelo IPPUC. A ideia é interligar todos os campi da UFPR também pelo modal bicicleta. No futuro, a intenção do IPPUC e da Assessoria do Plano Diretor da UFPR é tornar a Prof. Arthur Loyola uma “Rua do Estudante”, com equipamentos de lazer e áreas de descanso.

(Por Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação/Em 13/12/2019)