Celso Luiz Prevedello recebe título de Professor Emérito da UFPR

Prof. Celso Luiz Prevedello (foto L. Bettinelli)

Professor Emérito é um título concedido por universidades a professores já aposentados que tenham se destacado de forma excepcional no exercício de sua atividade acadêmica. A honraria na Universidade Federal do Paraná é destinada a não mais que dez professores, em média, por ano. Na manhã desta terça-feira, 3 de maio, a homenagem foi ao professor Celso Prevedello, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da instituição. A solenidade, realizada no Anfiteatro da Direção do Setor de Ciências Agrárias, em Sessão Solene do Conselho Universitário, foi conduzida pelo reitor Zaki Akel Sobrinho, ao lado do vice-reitor Rogério Mulinari, do diretor do Setor de Ciências Agrárias, Amadeu Bona Filho. Na plateia, diretores de setor, membros do Conselho Universitário, professores, técnicos administrativos, estudantes e outros convidados.

Rogério Mulinari, Celso Prevedello, Zaki Akel Sobrinho e Amadeu Bona Filho

Em seus agradecimentos, o professor Celso Prevedello destacou a curiosidade e a busca pelo saber científico que sempre nortearam sua vida, desde os tempos de estudante de Agronomia na própria UFPR. Também citou os grandes teóricos em quem se inspirou e a importância da educação continuada. E lembrou que, mesmo tendo de aposentado em 2012, continua produzindo em parceria com professores da UFPR, como o Robson Armindo, com quem lançou no ano passado a segunda edição do livro “Física do Solo” e com quem também escreveu um artigo submetido a revista científica norte-americana, para publicação este ano.

O reitor Zaki Akel Sobrinho lembrou que em momentos de crise e instabilidade, como os que atravessamos, o exemplo dos mestres é ainda mais importante. Ele destacou como o Setor de Ciências Agrárias tem contribuído com a sociedade através de pesquisas transformadoras sobre meio ambiente e a sustentabilidade, além de ensino de alta qualificação para formação de líderes e profissionais competentes.

Membros do Conselho Universitário e autoridades universitárias na solenidade

O professor Marco Aurélio Machado leu o texto escrito em conjunto com a equipe do Departamento de Solos sobre a carreira do homenageado. Em nome dos colegas, agradeceu ao professor pela influência e legado.

Sobre o Professor Celso Prevedello

O professor Celso Luiz Prevedello atuou na UFPR por 35 anos, tendo sido admitido em concurso público em 1977, mesmo ano de criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo.  Em 1977, obteve o título de mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria. Em 1987, tornou-se Doutor em Solos e Nutrição de Plantas, pela ESALQ/USP e, nesse mesmo ano, teve sua experiência de pós-doutorado no Science Technology Institute.

Sua atuação, como professor e pesquisador, foi sempre pautada pela busca por soluções criativas e com sólida base conceitual. Além dia vida acadêmica, Prevedello também se aventurou pelo mundo das letras, tendo lançado os livros “Um amor proibido em terras de amor livre”, de 2007, sobre a experiência anarquista de imigrantes italianos na Colônia Cecília, e a obra “O Universo sobre ombros de gigantes: mistérios revelados”, de 2012, uma provocação acadêmica. E entre as obras técnicas, o livro “Física do Solo”, já em sua segunda edição, texto indispensável e referencial na área. Além disso, pode-se contar mais de 130 contribuições acadêmicas,  dentre artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, capítulos de livros, resumos e trabalhos completos publicados em anais de congressos, softwares, como organizador de cursos, participações em bancas de mestrado e doutorado, entre várias outras atividades de relevância.

Na UFPR, foi professor das disciplinas de Hidráulica Agroflorestal, Irrigação e Drenagem e Física do Solo, ofertadas para os cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental. Na área administrativa, atuou como membro titular do Colegiado do Curso de Agronomia, como Presidente de Comissão Curricular da Agronomia e, na pós-graduação, como docente das disciplinas Física do Solo e Tópicos Especiais em Conservação de Solos; como coordenador do Laboratório de Física do Solo e, entre 1989 e 1999, como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, com pioneirismo na proposição do doutorado, no ano de 2000.

Por: Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação Social/Setor de Ciências Agrárias