Menu

Conjuntura econômica do Paraná é tema de seminário 

Encontro Setorial 2018 (foto Marcos Solivan)

A UFPR recebeu no último dia 13 de setembro um time de especialistas em diversas áreas da economia, para apresentar um painel sobre a conjuntura econômica do Paraná. O “Encontro Setorial 2018 – Contexto e Desafios Econômicos do Paraná” aconteceu no Setor de Ciências Agrárias e reuniu representantes de diversas entidades, como a própria UFPR, a Fiep, Secretaria de Estado do Abastecimento, Ocepar, Fael, Fecoopar, Dieese, Banco Central e Secretaria de Estado da Fazenda.  As apresentações foram breves, 10 minutos para cada palestrante, de forma a apresentar dados mais relevantes em cada área.

O primeiro bloco da programação, após a abertura feita pelo organizador, professor Gilson Martins, da UFPR, teve como palestrantes o professor Fábio Scatolin, da UFPR, com o tema “Cenários e Perspectivas Macroeconômicas”, em seguida o professor Eugênio Stefanelo abordou  “Economia brasileira”; e Daniel Nojima, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes),apresentou “Contexto e desafios da Economia Paranaense”.

Em seguida, no bloco sobre “Cenários e Perspectivas Setoriais”, Marcelo Garrido, representando a Secretaria de Estado do Abastecimento, Ocepar e Faep, falou sobre Agropecuária.  Nesse contexto, apontou para as necessidades de infraestrutura e logística para escoamento de safras, com duplicação e manutenção de rodovias federais.   Depois, Rodrigo Rosalem, da Fecomércio, abordou o Comércio e Roberto Antonio Zurcher, da Fiep, apresentou o contexto da Indústria.

No último bloco do evento, Sandro Silva, economista do Dieese, traçou um panorama do Emprego no país e no Paraná. Ele sinalizou que aumentou o desemprego e a informalidade, e que uma recuperação significativa não é esperada para breve. “Sentimos os impactos negativos da Reforma Trabalhista, com o aumento da precarização do mercado de trabalho”, apontou.

Na sequência, Maria Juliana Fabris, coordenadora do Departamento Econômico do Banco Central no Sul, falou sobre Crédito e Francisco Inocêncio, assessor de Economia da Secretaria de Estado da Fazenda, tratou de Finanças do Estado. Ele destacou especialmente os mecanismos de ajusta fiscal adotados desde 2015.  Nelson Costa, da Fecoopar, falou sobre Propostas para o Estado do Paraná.  A discussão final foi conduzida por Pedro Loyola, da Faep, que destacou os problemas causados pela greve dos caminhoneiros, no primeiro semestre de 2018, e a necessidade de buscar alternativas, como ferrovias e até mesmo navegação fluvial.

Sobre o Grupo de Conjuntura Econômica do PR

O grupo iniciou os encontros em junho de 2015. “Os especialistas das instituições sempre se encontravam em diversos fóruns de discussão sobre o Paraná, mas percebemos que não havia um grupo especializado na Economia Paranaense. Foi aí que decidimos a começar a nos reunir”, conta o professor Gilson Martins, do Departamento de Economia Rural e Extensão da UFPR. Assim, o grupo surgiu de maneira muito espontânea pelas organizações que dele participam.

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR