Crianças de escolas curitibanas aprendem sobre segurança de alimentos com pós-graduandos da UFPR

Curitiba, 02/05/2019 – Crianças de três escolas curitibanas receberam em abril a visita de alunos de mestrado e doutorado em Medicina Veterinária da UFPR. Eles cursam a disciplina “Produtos de origem animal no contexto da saúde única” e foram dar palestras sobre segurança alimentar. Os acadêmicos desenvolveram um material de apoio para, de forma lúdica, demonstrar em oficinas práticas a aplicabilidade dessas ações a alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais Umuarama, Jaguariaíva e Raul Gelbeck.  As atividades foram realizadas dentro do projeto municipal “Cientistas nas Escolas”.

A disciplina de pós-graduação, ministrada pela professora Júlia Arantes Galvão, tem como objetivo trazer ao pós-graduando procedimentos simples, que adotados no dia a dia podem prevenir a ocorrência de doenças veiculadas por alimentos. São abordadas as enfermidades preveníveis causadas por bactérias, fungos, parasitos e vírus, possivelmente presentes nos alimentos.  Essa abordagem foi feita em aulas expositivas aos alunos da pós-graduação, no Laboratório de Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos da UFPR. A partir disso o material de apoio foi desenvolvido pelos alunos.

Esse formato de disciplina possibilitou além de relembrar e aprender conceitos, colocar em prática seu papel de agentes transformadores da sociedade, aproximando a ciência da vida cotidiana das crianças.