Curitiba discute preservação e cadeia produtiva da Araucária

Como conservar a araucária e gerar renda? Quais os potenciais da conservação da espécie mediante seu uso? Como viabilizar o plantio de araucária e, ao mesmo tempo, possibilitar sua conservação? No dia 24 de junho, três painéis vão discutir estes temas no Seminário “Araucária: preservação e cadeia produtiva”, que acontece no Salão Brasil, na sede da Prefeitura Municipal de Curitiba, e tem como objetivo debater técnicas de cultivo, distribuição, comercialização, e aspectos alimentares e nutricionais do pinhão.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Curitiba, Embrapa Florestas, Instituto Emater Paraná e Universidade Federal do Paraná, o evento é voltado a Secretários de Agricultura e de Meio Ambiente do Estado do Paraná, produtores rurais, técnicos extensionistas, estudantes e demais profissionais interessados no tema.

O Seminário faz parte da programação da segunda edição do Festival Sabores do Pinhão, que acontece no período de 26 a 30 de junho, em estrutura montada na Rua General Carneiro, ao lado do Mercado Municipal de Curitiba. O evento faz parte da programação Inverno Curitiba e trará o pinhão como ingrediente principal em diferentes opções gastronômicas, aulas show, apresentações musicais, além de informações sobre as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Florestas com araucária e pinhão.

As vagas são limitadas. Interessados devem confirmar presença pelo e-mail: smab@smab.curitiba.pr.gov.br. Mais informações: 3350-3857.

9h30 – Palestra de abertura: Curitiba e o ciclo do pinhão
Prefeito Municipal – Rafael Valdomiro Greca de Macedo

PAINEL 1 – POTENCIAIS ECONÔMICOS E CONSERVAÇÃO MEDIANTE O USO DA ARAUCÁRIA
10h – Palestra 1: Particularidades e potenciais de uso/conservação da araucária
Ivar Wendling | Embrapa Florestas

10h40 – Palestra 2: Plantar araucária é uma boa alternativa para o produtor?
Edilson de Oliveira | Embrapa Florestas | Paulo Castella/Conselho Estadual do Meio Ambiente

11h20 – Palestra 3: Perspectivas para produção de pinhão no Estado do Paraná
Amauri Ferreira Pinto | Emater

12h – INTERVALO | ALMOÇO

PAINEL 2: COLHEITA E PÓS COLHEITA DE PINHÃO
13h30 – Palestra 1: Composição nutricional do pinhão e possibilidades para a gastronomia
Cristiane Vieira Helm | Embrapa Florestas

14h10 – Palestra 2: Depoimento sobre colheita e comercialização de pinhão pela Assopinho
Luiz Roberto Aleixo | Associação dos Pinhoeiros de Tijucas do Sul e São José dos Pinhais

14h50 – Palestra 3: Fomento Paraná

15h30 – INTERVALO | CAFÉ

PAINEL 3: LEGISLAÇÃO PARA VIABILIZAR OS PLANTIOS DA ARAUCÁRIA COM A SUA CONSERVAÇÃO
16h – Palestra 1: A sistemática normativa do plantio da araucária para colheita do pinhão.
O pinhão é alimento próprio ao celíaco?
Giseli C. do Rosario Vilela da Silveira | Associação dos Celíacos do Paraná – ACELPAR

16h40 – Palestra 2: Criação do grupo do Pinhão no GT Agroalimentar do Programa Pró-Metrópole
Luiz Dâmaso Gusi | Secretaria Municipal do Abastecimento

17h20 – Discussões finais e encerramento