Cursos do Setor de Agrárias recebem cinco estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril

Prédio histórico do Setor de Ciências Agrárias da UFPR (foto Rodrigo J. Duarte)

O Guia do Estudante – Melhores Universidades da Editora Abril – destacou os cursos do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. Quatro deles receberam cinco estrelas, valor máximo atribuído pela publicação. Os cursos premiados foram: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira e Medicina Veterinária. O curso de Zootecnia, do mesmo Setor, recebeu quatro estrelas. No total, 15 cursos da UFPR receberam cinco estrelas.

Avaliação é feita com base em um questionário preenchido pelo coordenador de cada graduação, além do conhecimento prévio que o avaliador da editora possui sobre a faculdade que vai analisar. A avaliação é feita por conceitos: excelente (cinco estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas), regular, ruim e “prefiro não opinar”. Além disso, a própria avaliação do Guia nos cinco últimos anteriores influencia.

O diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Amadeu Bona Filho, ressalta o comprometimento do corpo docente e servidores técnicos administrativos, bem como dos estudantes, como fator preponderante nos bons resultados. “Não existe mágica. É preciso dedicação para fazer a diferença”, avalia.

Apesar da crise econômica pela qual passa o país, afetando as contas das universidades públicas, a UFPR está conseguindo manter a qualidade do ensino. “Temos uma excelente estrutura em relação a outras instituições, incluindo laboratórios de ponta e uma fazenda experimental com inúmeras possibilidades de estudos”, salienta o professor Bona. Além disso, a estreita relação entre graduação e pós-graduação permite que os estudantes desde os primeiros anos de curso tenham acesso a pesquisas e laboratórios de qualidade.

Confira quais são os 15 cursos cinco estrelas da UFPR

1. Agronomia
  2. Ciências Biológicas (Bacharelado)
  3. Ciências Sociais (Bacharelado)