Dirigentes de hospitais veterinários de universidades federais estão reunidos na UFPR

Palestra durante o Fórum (foto SM)

Começou ontem (09/05) o XIV Fórum Nacional de Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários de Instituições Federais de Ensino Superior, realizado neste ano na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. O dia foi dedicado a assuntos relacionados à gestão financeira dos hospitais.

De acordo com o professor Rogério Ribas Lange, diretor do Hospital Veterinário da UFPR, é importante manter sempre atualizada a matriz que orienta a divisão das verbas destinadas aos hospitais pelo MEC. “Essa matriz foi criada dentro do fórum e adotada pelo MEC. Com uma avaliação cuidadosa, os recursos são distribuídos de forma justa de acordo com a quantidade de atendimentos, a infraestrutura, os programas de residência e pós-graduação, entre outros itens considerados”, explicou. Ele ressalta a relevância do Fórum, que foi fundamental para que os hospitais veterinários das universidades públicas federais tivessem uma dotação orçamentária própria do governo federal.

Prof. Rogério Ribas Lange

Cerca de 80 gestores estão participando do evento, entre dirigentes e coordenadores de Programas de Residência de hospitais veterinários universitários. Uma das funções do Fórum Nacional é manter atualizados esses profissionais sobre as questões técnicas e jurídicas que envolvem a administração dos hospitais, bem como fortalecer o vínculo com as instituições que fornecem as diretrizes acadêmicas, como a Andifes. Daí a importância da presença no evento da professora Ângela Maria Paiva Cruz (UFRN), atual presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).

O Fórum continua nestes dias 10 e 11 de maio, no auditório do bloco didático do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, em Curitiba (Rua dos Funcionários, 1540).

Serviço

Hospital Veterinário da UFPR