Equipe do Setor de Ciências Agrárias conquista primeiro lugar no Inventário Patrimonial

Equipe do Setor de Ciências Agrárias recebe premiação (foto arquivo pessoal)

Ao final de 2019, o Setor de Ciências Agrárias comemora o primeiro lugar na contagem de Inventário Patrimonial, entre as unidades com mais de 14.500 itens.  A subcomissão de Gestão de Patrimônio Setorial recebeu o Certificado de Excelência pela conquista.  O inventário de bens da Universidade Federal do Paraná é um passo importante para a conservação do patrimônio da instituição. Saber onde e em que condições estão os itens que compõem esses bens, bem como os nomes dos responsáveis por cada um deles, é uma tarefa trabalhosa, mas importante. Por isso, os setores e departamentos designam anualmente servidores para essa atribuição.

A equipe de Gestão de Patrimônio Setorial de Agrárias é formada por 32 servidores, tendo como presidente José Clóvis Pereira Borges e como vice-presidente Marli Izabet Alves de Miranda Borges. Juntos, eles atingiram sua meta de 99,86% de itens inventariados. Ou seja, do total de 14.655 bens incorporados ao patrimônio, inventariou 14.646.  Com esse resultado, apresentou uma evolução significativa em relação aos últimos exercícios, pois em 2016 inventariou 72,20%, em 2017 foram 85,57% e em 2018, foram 97% dos bens.

Para atingir essa meta, foram desenvolvidas várias ações no sentido de localizar os bens que deixaram de ser inventariados. O trabalho durou 45 dias. Segundo José Clóvis Borges, “o segredo desse sucesso está na realização de trabalhos de gestão patrimonial durante o ano todo”. Ele destaca também a colaboração da servidora aposentada Elinéia do Rocio Frohlich, que participava da comissão nos exercícios anteriores.

Em todas as instituições federais, os servidores docentes e técnico-administrativos devem se responsabilizar pelo uso e a guarda dos bens patrimoniais conforme a Lei 8112, sendo que o não cumprimento poderá resultar em sanções no âmbito administrativo e junto ao Ministério Público Federal.

Simone Meirelles     18 de dezembro de 2019 – 12h33

Link para conteúdo original publicado no site da UFPR