Estudantes de engenharia florestal iniciam expedição à Amazônia e Peru

Expedição do ano passado (foto arquivo pessoal)

No próximo dia 8 de julho um grupo de 40 estudantes de Engenharia Florestal iniciam uma expedição técnica que deve durar 27 dias. É a Expedição Brasil Norte Sul, realizada desde 2008 pela equipe do professor Renato Robert, através do LAMEC – Laboratório de Abastecimento e Mecanização Florestal do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal da Universidade Federal do Paraná.

São cerca de 15 mil km, de ônibus, visitando empresas florestais, instituições de pesquisa e ensino, e unidades de conservação, desde o sul do país até o Peru. Este ano viajam estudantes não apenas da UFPR, mas também da UFRRJ, UDESC, UFLA, UNB, Unesp, Unicentro e UESB. Eles passarão por Santa Catarina, interior do Paraná. Argentina (região de Misiones), Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre, seguindo até a cidade de Cusco no Peru.

O roteiro inclui visitas a diversas instituições, como as empresas Valor Florestal, Remasa, Suzano, Eldorado, Itaipu Binacional, TRC Teak Resources Company, AMATA, as entidades Embrapa- AC, Universidad Nacional de Misiones, na Argentina, e Universidad Nacional Amazonica, de Madre de Dios, no Peru. Neste último destino, ocorrerá um seminário Brasil- Peru com apresentações feitas pelos estudantes de ambos países, além de visitas em locais como concessões florestais e as empresas peruanas Bozovich e Hidreletrica San Ignacio e as argentinas Cooperativa Montecarlo de plantação de Erva Mate e Arauco.

A viagem conta com o apoio da empresa Komatsu Forest.

(por Simone Meirelles/Assessoria de Comunica̤̣o Р02/07/2019)