Feira da UFPR recebe ações da Semana Nacional dos Orgânicos

Feira de Orgânicos da UFPR (foto Marcos Solivan)

A Universidade Federal do Paraná participa da “Semana Nacional dos Orgânicos”, que acontece de terça-feira (30) a domingo (4). Entre as atividades que serão realizadas, estão oficinas, palestras e visitas guiadas. O objetivo é divulgar os produtos sem agrotóxicos, como hortifrutigranjeiros, ovos, carnes, roupas e até cosméticos.

A primeira ação da Semana será na Feira de Orgânicos do Setor de Ciências Agrárias. A partir das 9 horas desta terça-feira (30/05), a feira contará com a participação da Unidade Móvel da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Ali a nutricionista Joice Ruthes ensinará a preparar sucos e também orientará sobre a correta higienização dos alimentos.

Em funcionamento desde 2010, a Feira traz para a comunidade alimentos orgânicos produzidos por pequenos agricultores familiares da Região Metropolitana de Curitiba, parceiros da UFPR no Projeto de Extensão Universitária “Feira de Orgânicos: ações de apoio às agriculturas de base ecológica”, coordenado pelo professor Luciano de Almeida, do Departamento de Economia Rural e Extensão. O atendimento aos clientes é realizado pelos próprios agricultores, com apoio de estudantes de diversos cursos da UFPR.

A Feira de Orgânicos da UFPR fica na Rua dos Funcionários, 1540, no bairro Cabral.

Programação

A programação da Semana Nacional dos Orgânicos continua até domingo em Curitiba.  No Mercado Municipal de Curitiba, a programação começa na quarta-feira (31/5), com visitas guiadas pelo Setor de Orgânicos que reúne 22 boxes e bancas, com ampla oferta de produtos livres de agrotóxicos e aditivos químicos. As visitas também ocorrerão na sexta-feira (1/6) e sábado (2/6), sempre a partir das 14h30, para grupos de 15 a 20 pessoas e com agendamento prévio.

A Semana Nacional de Orgânicos ainda terá outras atrações no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. Na sexta-feira (2/6) e sábado (3/6), das 9h às 17 h, está programada uma exposição de marcas e produtos no próprio setor especializado.

Ainda na sexta-feira, a partir das 10h, ocorre uma oficina de Hortas em Vasos e Pequenos Espaços, em que os visitantes terão orientações, de agrônomos da Prefeitura, de como cultivar hortaliças e ervas.

Também na sexta-feira, às 11h30, haverá uma palestra com a nutricionista Eliane Tagliari sobre o Impacto do Orgânico na Saúde Hepática.

No fim de semana, a programação da Semana Nacional de Orgânicos fica ainda mais intensa e também se estende para a Feira Orgânica do Passeio Público, onde haverá, no sábado (3/6), passeios guiados, a partir das 9h30, e uma oficina de Horta Caseira, às 10h30, com o “mago jardineiro” Ademar da Silva Brasileiro, bem como um workshop/degustação de alimentos orgânicos preparados pela chef Amanda Marfil, às 11h30.

No Setor de Orgânicos do Mercado Municipal, no sábado (3/6), das 8h às 12h30, estão previstas exposições e oficinas.

A ação vai terminar no domingo (4/6), com visitas guiadas a propriedades orgânicas da Grande Curitiba e ao Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), com saída a partir das 7h30, do Mercado Municipal. Para esse passeio, que custa R$ 70, as inscrições deverão ser feitas no sábado na Feira Orgânica do Passeio Público. No máximo, 25 pessoas poderão participar.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba/Assessoria