Filmes, música e literatura na Caravana do Plano Institucional de Cultura

Exposição sobre autores paranaenses (foto SM)

Filmes, música, literatura, exposições. A Caravana do Plano Institucional de Cultura (PIC/UFPR) promoveu essas e outras manifestações culturais no campus do Setor de Ciências Agrárias na quarta-feira, dia 9 de outubro. Durante todo o dia, as atividades aconteceram em vários locais do campus, localizado no bairro Cabral, em Curitiba.

A professora Claudia Madruga Cunha, coordenadora de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, explica que o primeiro objetivo do evento é sensibilizar a comunidade para as ações culturais. “Estamos elaborando uma política cultural interna para os próximos 10 anos”, diz. Para isso, estão sendo colocados em prática três movimentos distintos: ocupar os setores com ações culturais; publicar um edital para que o setor possa mostrar o que produz e um diagnóstico, através de pesquisa, com informações sobre o que as pessoas frequentam na universidade, o que a instituição oferece e as formas de conviver na universidade. “Temos um mapa em que os entrevistados da pesquisa poderão apontar espaços que possam ser melhor ocupados. Afinal, a formação não se dá apenas na sala de aula”, observa. Cantinas, canchas esportivas e praças são entendidas como espaços de convivência.

Entre as atividades realizadas, destaques para a exposição “Palavras do Paraná”, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com banner sobre detalhes das obras de 13 escritores paranaenses. Também a “Exposição de Bolso do Museu de Arte da UFPR”, a exposição “Descubra o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR”, rodas de conversa sobre “Curricularização da Extensão”, “Quais culturas queremos” e apresentação musical Rios, Florestas e Violas. Durante a tarde, foram exibidos três documentários: “Ilegal: A vida não espera”, “Comer o quê?” e “Amazônia Eterna”. A última atividade foi uma intervenção da Companhia de Teatro Palavração.

Mais informações estão disponíveis no link: http://www.proec.ufpr.br/pic/links/caravana.html#out09.