Grupo Fowler completa 15 anos de estudos sobre medicina de animais selvagens e silvestres

Grupo estuda medicina de animais selvagens e silvestres (fotos Samira C. Neves)

Há 15 anos, foi criado na UFPR o Grupo de Estudos em Medicina de Animais Selvagens – Grupo Fowler. O nome é uma homenagem ao professor norte-americano Murray E. Fowler, considerado o pai da medicina zoológica mundial. O que nasceu como um grupo para incentivar estudantes universitários a se aprofundar no tema dos animais selvagens e silvestres tornou-se um exemplo seguido por várias instituições acadêmicas nacionais. Há grupos Fowler no Nordeste e no Sudeste, seguindo a mesma orientação.

Desde a criação, em junho de 2002, o Grupo de Estudos tem à frente o professor Rogério Ribas Lange, que ministra a disciplina de Medicina Zoológica na UFPR. Ele, como entusiasta do trabalho do professor Fowler, convidou o renomado pesquisador para visitar a instituição. Em 2004, Fowler participou da fundação da Associação Paranaense de Medicina de Animais Selvagens, praticamente uma derivação do grupo de estudos e formada principalmente por ex-membros. Depois disso, o pesquisador veio quase anualmente à UFPR para palestras e participação em jornadas científicas, até falecer em 2014.

Hoje com cerca de 30 membros, entre estudantes de graduação e pós-graduação, o Grupo Fowler promove a cada 15 dias palestras sobre temas de interesse do segmento e outros correlatos. Em junho, foi realizada a de número 237. “Desde a fundação mantemos nosso calendário acadêmico sem falhas. A cada quinzena, uma palestra, durante o ano letivo”, orgulha-se o professor Lange. As palestras são gratuitas e abertas a todos os interessados. Além disso, o grupo organiza e participa de congressos e jornadas científicas.

Grupo oferece oportunidade de aprofundar temas relacionados a animais selvagens. Imagem: Samira Chami Neves.

Para a estudante Isabelle Bay Zimmermann, do quinto ano de Medicina Veterinária da UFPR, o grupo representa a oportunidade de aprender mais sobre o assunto, uma vez que a disciplina de Medicina Zoológica tem apenas um semestre de aulas. “Participo do grupo desde o primeiro ano do curso. Além dos temas científicos, nele também conheci várias possibilidades de trabalho dentro da área”, revela, acrescentando que ao término da graduação vai tentar uma vaga de residente em Medicina Zoológica na UFPR e depois atuar nesse segmento.

O professor Lange também contabiliza dois projetos de extensão que tiveram seu ponto de partida no Grupo Fowler. O primeiro é o Meu Bicho é Legal, que combate o tráfico de animais silvestres. O outro é o “Entre a vida e o vidro”, que elabora estudos sobre acidentes com aves no meio urbano.

Para mais informações sobre o Grupo Fowler, a programação de palestras e outras atividades basta acessar o Facebook, na página https://www.facebook.com/GrupoFowler/ ou e-mail grupofowler.estudos@gmail.com.

Simone Meirelles     6 de julho de 2017 – 16h19