Livro orienta profissionais sobre análise da biologia do solo

guia_pratico_biologia_solo

Está disponível para download gratuito o livro “Guia Prático de Biologia do Solo”, escrito por vários autores, entre eles os professores da Universidade Federal do Paraná Jair Alves Dionísio, do Departamento de Solos;  Ida Chapaval Pimentel, do Setor de Ciências Biológicas; e Ana Luiza Mattana, do Departamento de Genética.  A publicação é destinada a profissionais de Ciências Agrárias e Biológicas e estudantes de ensino superior dessas áreas.

O “Guia Prático de Biologia do Solo” tem como característica a apresentação de protocolos de análises de Biologia do Solo, ou seja, metodologias de reconhecimento internacional que são capazes de avaliar, a presença e a atividade desses organismos no solo, dividindo-os em microorganismos, mesofauna e macrofauna de importância agrícola.

Qualidade do solo é a capacidade que tem o solo de cumprir suas funções na natureza. Um bom indicador de qualidade do solo é aquele capaz de elucidar os processos biológicos, físicos e químicos do solo e integrar propriedades ecológicas do sistema solo-planta. Este guia prático oferece mais do que metodologia adequada, oferece o “passo a passo” necessário para que pesquisadores, estudantes e interessados possam ter sucesso nos seus estudos em qualidade do solo

Além disso, o livro leva em conta a saúde ocupacional dos profissionais e alunos, durante o desenvolvimento das pesquisas. O Guia apresenta uma proposta de trabalho para garantir um ambiente saudável, sem a utilização de reagentes químicos carcinogênicos, mutagênicos ou teratogênicos (CMT). Alguns protocolos de análise tiveram que ser substituídos por outros que não apresentam produtos químicos do grupo CMT. Entre os exemplos de substituição destaca-se a determinação da Biomassa Microbiana do Solo, que deixou de ser avaliada com a utilização de clorofórmio e dicromato de potássio – ambos produtos químicos cancerígenos – e passou a ser determinada com a utilização de glicose. Também merece destaque o protocolo da determinação da população de minhocas do solo, no qual o reagente Fomol (C) foi substituído por extrato de cebola.

Dessa forma, o Guia pretende contribuir para o desenvolvimento da ciência no país, tendo como base a saúde ocupacional do profissional ou estudante acima de tudo.

Além do professores da UFPR, assinam a obra: Diana Signor, da Embrapa Semiárido; Alessandra Monteiro de Paula, da Universidade de Brasília, e Arlei Maceda, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná.

A publicação é uma co-edição entre o Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e o Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR, e está disponível para download no link: