Médicos veterinários formados em 1969 comemoram Jubileu de Ouro

Jubileu de Ouro (foto Leonardo Bettinelli)

Em solenidade realizada no Dia do Veterinário, dia 9 de setembro, os médicos veterinários formados pela UFPR em 1969 comemoraram seu Jubileu de Ouro. A turma recebeu o nome do Professor José Milton Andriguetto.

Foram realizadas três atividades para marcar a data. Inicialmente, no Hospital Veterinário da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540), foi descerrada placa comemorativa ao Jubileu e homenagem da Academia Paranaense de Medicina Veterinária (Acapameve). Depois, no anfiteatro da Direção do Setor de Ciências Agrárias, no mesmo campus, foi realizada a cerimônia oficial de entrega dos pergaminhos aos jubilandos.  Por fim, às 18h30, aconteceu uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná em homenagem ao Dia do Médico Veterinário.

Um momento de muita emoção foi a entrega dos certificados comemorativos. Estiveram presentes a vice-reitor da UFPR, professora Graciela Inês Bolzon de Muniz; o diretor do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, professor Amadeu Bona Filho; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Rodrigo Távora Mira;  o representante da Academia Paranaense de Medicina Veterinária e da Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária, Masahiko Ohi;  o diretor do Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado do Paraná, Renato Luiz Lobo Miró e o coordenador do Curso de Medicina Veterinária, professor Juan Carlos Duque Moreno, além de docentes, técnicos administrativos e familiares dos jubilandos.

O médico veterinário Gerson Catalan foi o orador da turma e lembrou dos colegas que já partiram e comemorou a amizade de mais de 50 anos entre os presentes. Ele ressaltou a excelência dos docentes da UFPR. “A qualidade dos professores que tivemos nos permitiu executar as nossas tarefas com aptidão, como dirigir a nossa mente e as mãos na direção da proteção técnica e moral. Pois o bom profissional não é reconhecido, simplesmente, pela aplicação adequada dos procedimentos, mas também pela postura moral e ética”.

A vice-reitora lembrou dos melhores momentos da vida universitária: o banho de lama de quem passa no vestibular, a formatura e o jubileu. Assim ela cumprimentou os presentes:  “A inteligência é o farol que nos guia, mas a vontade que nos fazem caminhar. E vocês caminharam longe. O resultado dessa viagem está aqui. Vocês são a memória viva da UFPR e são o nosso orgulho”.

Por Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação/Em 12/09/2019