Menu

Pesquisadores pedem participação em estudo que avalia condições de abrigos para animais

Foto Site Suipa

A Universidade Federal do Paraná, por meio da área de Medicina Veterinária do Coletivo, tem desenvolvido atividades de ensino, extensão e pesquisa em medicina de abrigos. Um dos intuitos dos estudos nessa área é auxiliar na melhoria do nível de bem-estar de cães e gatos abrigados e aumento das taxas de adoção desses animais.

Uma das pesquisas em andamento na UFPR, intitulada “Dinâmica Populacional de cães e gatos em abrigos latino-americanos”, tem como objetivo conhecer a realidade dos abrigos por meio da avaliação da dinâmica da população dos animais recolhidos, incluindo dados como taxas de entrada, saída (adoção), morbidade, mortalidade, além de cuidados sanitários e de controle manejo populacional.

Para isso, a participação dos abrigos é fundamental para o diagnóstico dessa realidade. O conhecimento do atual cenário dessas instituições auxiliará na adequação de protocolos de medicina de abrigos, uma vez que estes locais atuam como casa de passagem para os animais abandonados, os recolhendo e os reintegrando à sociedade por meio da adoção. No entanto, muitas vezes acabam superlotados devido ao grande número de animais recolhidos. Por isso, é importante identificar a realidade para que proposituras de políticas externas e internas sejam implementadas. “Solicitamos que auxiliem na divulgação desta pesquisa para todos os abrigos de cães e gatos da sua comunidade e/ou conhecidos”, pede a professora Rita de Cássia Garcia, do departamento de Medicina Veterinária da UFPR.

A pesquisa está sendo realizada por meio de um questionário online divulgado para os abrigos de cães e gatos de toda América Latina e está disponível em português (https://forms.gle/R2HwccDKZKKVBpoC8) e em espanhol (https://forms.gle/fM7q6f1pKDGD5Mei7).

 

(Por Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação/ em 29/04/2020)

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR