PLANTIO E MANEJO DE ARAUCÁRIA SÃO TEMAS DE SEMINÁRIO

Prof. Zanette na abertura do seminário

A araucária, considerada a árvore símbolo do Paraná, foi tema de um seminário na manhã desta quinta-feira, dia 14 de abril, na Universidade Federal do Paraná. Entre os temas abordados, o da legislação atual da Araucária angustifólia no Paraná.  Gracie Abad Maximiano, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, detalhou as minutas para projetos de lei que buscam incentivar o plantio das árvores no Paraná.

Ela destacou que o entendimento atual é de que as araucárias, quando têm seu plantio licenciado, são passíveis de manejo. Ou seja, pode ser cortadas. A proteção para árvores de áreas nativas remanescentes é mais rígida. O grupo temático de Araucária da Secretaria de Estado do Meio Ambiente elaborou documento que estabelece regras para plantio florestal e utilização sustentável. A lei está em fase de análise na Assembleia Legislativa. “A lei precisa estar mais clara para a população. Não podemos deixar que ainda relutem em plantar araucárias com medo de não poder cortá-las no futuro”, disse.

Mapa do plantio de mudas da UFPR no Paraná

O seminário continuou com o doutorando Carlos Henrique B. Nauiack (Unicentro), que falou sobre seu projeto de tese, abordando situação atual dos remanescentes e possibilidade de manejo da araucária e plantios. A terceira palestra do dia foi sobre “Novas tecnologias desenvolvidas pela EMBRAPA e perspectivas para a araucária”, com Ivar Wendling, da Embrapa/Floresta. Por fim, o professor Flávio Zanette, da UFPR, falou sobre “Novas tecnologias desenvolvidas pela UFPR e perspectivas para a produção de pinhões”.

O seminário marcou os dez anos de distribuição de mudas de araucária da UFPR. O programa, coordenado pelo professor Flávio Zanette, já distribuiu mais de 60 mil mudas, para cerca de duas mil pessoas cadastradas em diversos municípios do Paraná. O professor destaca que o plantio dessas mudas selecionadas em vários lugares do Estado ajuda na melhoria genética da espécie. “É como uma pulverização de qualidade”, explicou.

Seminário teve homenagem a proprietários que colaboram com o projetos do Setor de Agrárias

Seminário teve homenagem a proprietários que colaboram com projetos do Setor de Agrárias

DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS

Como não poderia deixar de ser, a comemoração inclui distribuição de mudas aos interessados, num total de 10 mil unidades. Quem quiser até 30 exemplares, levará de graça (importante trazer caixas para transportar as mudas, pois a equipe da UFPR não fornece esse material). A venda será efetuada pela Semear – Empresa Júnior de Agronomia, quinta-feira, dia 14, até as 17h e sexta-feira, dia 15, da 8h30 às 17h, ou até terminar o estoque.  As mudas são patrocinadas pela Corretora de Seguros Ecoverde e Instituto Ambiental do Paraná – IAP.

O Setor de Ciências Agrárias da UFPR fica na Rua dos Funcionários 1540, no Cabral.  Mais informações: 3350-5756 ou 9963-0565.

Por Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação/Setor de Ciências Agrárias