Menu

Professor de bem-estar animal da Universidade de Cambridge ministra disciplina na UFPR

Prof. Donald Broom (foto divulgação)

Um dos docentes mais relevantes internacionalmente na área de bem-estar animal está na UFPR para um mês como Professor Visitante Especial. O professor Donald Broom chegou à instituição no dia 25 de setembro e permanecerá até 24 de outubro. Ele vem a convite do Laboratório de Bem-estar Animal (Labea) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, no âmbito do Projeto Fauna Legal, financiado pela CAPES, com o objetivo de melhorar a compreensão de questões legislativas envolvendo os animais.

Broom é Professor Emérito da Universidade de Cambridge e tem um papel fundamental na ciência do bem-estar animal. Seu trabalho é um marco em pesquisa, ensino e extensão, sendo que ele foi o primeiro professor de bem-estar animal do mundo em uma escola de medicina veterinária. Tem centenas de artigos publicados e vários livros, fatos que o tornam influente no ensino de bem-estar animal realizado nas mais diversas instituições em diferentes países. Ele também tem ampla contribuição para a sociedade de uma maneira geral, estando envolvido, por exemplo, com a construção das diretivas européias de bem-estar animal, que vêm reformulando a maneira como os animais são criados em várias áreas de atividades, como produção de alimentos. Seu trabalho é marcado pelo forte embasamento científico e culminou com importantes avanços para os animais.

Na UFPR, o professor Broom vai ministrar a disciplina em inglês “Animal welfare regulations in UK and EU: history and scientific basis”, ao lado da professora Carla Forte Maiolino Molento, coordenadora do Labea. Com vagas limitadas, a disciplina terá aulas de 10 a 13 de outubro, em horário integral, no Anfiteatro da Administração do Setor de Ciências Agrárias (R. dos Funcionários, 1540, Cabral). As inscrições podem ser feitas labea@ufpr.br. A inscrição pode ser feita como ouvinte ou aluno. Os inscritos como ouvinte receberão certificado de participação em palestra com carga horária de 30h; e os inscritos como aluno receberão certificado de participação em disciplina de 30h, condicionado à realização das tarefas e avaliações propostas durante o curso.

Além de aulas na pós-graduação, o professor Broom vai realizar duas palestras. A primeira delas será durante num descontraído happy hour, na cervejaria Hop’n’Roll, dia 15 de outubro, às 18h. O tema será “Como a ciência pode ajudar os animais”.  A outra palestra será no dia 23, no auditório do bloco didático do Setor de Ciências Agrárias, às 18h. O título: “Using animal welfare science to lead to humane practice”. Ambas são abertas ao público.

Para saber mais basta acessar site www.labea.ufpr.br.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR