Professor Flávio Zanette recebe dia 3 de junho título de Cidadão Honorário do Paraná

Prof. Flávio Zanette (foto Isabelle Nery)

O professor Flávio Zanette, professor titular da Universidade Federal do Paraná, recebe em breve mais uma homenagem: o título de Cidadão Honorário do Paraná. A solenidade será no próximo dia 3 de junho, às 15 horas, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.  A proposição foi do deputado Rasca Rodrigues (PV), ex-aluno da instituição. “Vejo a homenagem como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na UFPR, que está à frente de importantes projetos para a preservação do nosso pinheiro do Paraná”, diz o professor.

Nascido em Criciúma (SC), Flávio Zanette atua na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Com extensa produção técnica e científica, publicou até agora 99 artigos científicos, 26 livros, 27 capítulos de livros e 93 artigos resumidos em Congressos. Desenvolve desde 1985 relevante pesquisa sobre a Araucaria angustifolia, o pinheiro do Paraná, sendo um de seus principais estudiosos.

O professor Zanette é responsável por pesquisas que geraram o pinheiro de proveta, cujo objetivo é ajudar a evitar a extinção dessa espécie de araucária, em risco elevado. Também defende as técnicas de enxerto como uma saída para estimular o plantio econômico da espécie, assim contribuindo para sua preservação. Entre as vantagens da araucária enxertada está o início de produção de pinhões em período inferior a 10 anos (sem a técnica, a produção só começa entre 12 e 15 anos).

Entre as homenagens já recebidas pelo professor Flávio Zanette estão premiações e títulos como “Bicho do Paraná”, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC); Cidadão Honorário de Curitiba, Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia (1998), Prêmio Qualidade de Vida Ambiental da Assembleia Legislativa do Paraná e título de Cavalheiro da República Italiana, do governo italiano.

(Por Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação Social/Setor de Ciências Agrárias)