Professora da UFPR fala sobre maus tratos a animais em evento sobre violência doméstica

Palestra aborda relação entre maus tratos com animais e violência doméstica (foto Samira C. Neves)

O atendimento em casos de violência doméstica é o tema da Mesa Redonda “Procedimentos na Lei Maria da Penha: questões práticas do atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, que acontece no dia 22 de agosto, das 18h às 20h30min, na Casa da Mulher Brasileira. O evento é promovido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid). O evento integra a VIII edição da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa.
A professora da UFPR Rita de Cassia Garcia, da área de Medicina Veterinária do Coletivo, participa do evento com o tema “Violência Doméstica e Animais de Estimação”, expondo pesquisas que demonstram que a violência contra animais domésticos tem relação com as vulnerabilidades familiares. Em famílias em que os animais de companhia sofrem maus-tratos, há grande chance de haver abusos também contra mulheres, idosos ou crianças. O convite para essa participação veio depois que a professora apresentou esses dados em uma reunião com a desembargadora Lenice Bodstein, Coordenadora Estadual do Cevid.
A professora Rita explica que os maus-tratos aos animais servem como um indicador de que algo não está em harmonia naquela família, e como um sinal de alerta para outros tipos de violência, como a negligência e abusos físicos e psicológicos contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
A Casa da Mulher Brasileira fica na Av. Paraná, 870, Cabral,  em Curitiba. O evento não será aberto ao público em geral.

Simone Meirelles     21 de agosto de 2017 – 10h46