Professoras da UFPR participam do grupo ganhador do Lush Prize 2018

Troféus Lush Prize (foto Internet)

No Brasil, grandes avanços aconteceram nos últimos anos com a proibição do uso de animais em aulas práticas e com o desenvolvimento de métodos substitutivos ao uso de animais vivos em salas de aula. Para articular e promover esses avanços, a Rede Nacional de Educação Humanitária (RedEH), projeto do Instituto 1R, reúne professores e pesquisadores que trabalham para a substituição de práticas com animais em atividades de ensino e treinamento.

O Lush Prize, criado a partir da parceria da Lush Cosmetics com a Ethical Consumer Research Association, é o maior fundo de premiação no setor de testes toxicológicos em animais. Desde sua primeira edição, em 2012, o prêmio já investiu £1.8 milhão em projetos que visam alternativas ao uso de animais para fins científicos e didáticos.

Nesse ano, a RedEH foi a ganhadora do Lush Prize 2018 na categoria Lobbying pela ação junto ao Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA), orquestrada pelo Dr. Rober Bachinski. As ações contribuíram para a aprovação de normativa que proibirá o uso prejudicial de animais para o ensino superior em aulas demonstrativas e cognitivas a partir de 2019.

As professoras Simone Tostes e Rita Garcia, do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR, fazem parte da RedEH premiada. A professora Simone desenvolve modelos substitutivos ao uso de animais no ensino e a professora Rita representou as Sociedades de Proteção Animal brasileiras no CONCEA no período de 2014 a 2018.

Por Simone Meirelles/Sucom

Curitiba, 7 de dezembro de 2018