Menu

Programa de extensão da UFPR é destaque em evento nacional sobre educação em solos

Prof. Marcelo Ricardo de Lima durante o evento

Prof. Marcelo Ricardo de Lima durante o evento

A equipe do Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR, vinculado ao Setor de Ciências Agrárias da UFPR, participou do IX Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, que ocorreu neste mês no campus da Universidade de São Paulo, na capital paulista.

Durante o evento, o grupo de estudantes expôs um pouco do que é desenvolvido nos quatro projetos que compõe o Programa Solo na Escola/UFPR. Foram aprovados pelo comitê científico do evento três trabalhos na forma de painéis e seis trabalhos nas seções orais, que foram apresentados pelo coordenador do Programa e seis bolsistas extensão que foram a São Paulo. Estas apresentações discorreram sobre algumas atividades do Programa, como a Exposição Didática de Solos, a formação inicial de professores e a formação continuada na modalidade Educação à Distância (EaD), novos experimentos para educação em solos, análises da percepção de professores sobre o tema solo, e a inserção do tema Solo na educação infantil.

Aluna na exposição de painéis durante o Simpósio

Aluna na exposição de painéis durante o Simpósio

O professor Marcelo Ricardo de Lima, coordenador do projeto, destaca que em vários momentos do evento o Programa Solo na Escola/UFPR foi citado como inspiração e referência para diversos projetos de popularização da ciência do solo. Isso porque foi uma das primeiras iniciativas do segmento no Brasil, tendo iniciado há mais de 13 anos. Atualmente mais de 20 universidades e institutos federais também implantaram ou estão implantando um Solo na Escola. Durante o Simpósio, o professor participou da mesa redonda “Relatos de experiências extensionistas na Educação em Solos” e ministrou duas oficinas sobre abordagem morfológica do solo para o ensino fundamental.

O Programa Solo na Escola/UFPR recebe estudantes de professores de diferentes níveis de ensino, para visitas monitoradas gratuitas, bem como oferece materiais (cartilhas, livros, banners, vídeos) disponíveis para auxiliar o ensino de solos em sala de aula.

Auditório lotado durante mesa redonda (fotos arquivo pessoal)

Auditório lotado durante mesa redonda (fotos arquivo pessoal)

Mais informações:  Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR, Rua dos Funcionários, 1540, Curitiba, PR. Telefone (41) 3350-5603. Site: www.escola.agrarias.ufpr.br. Fan page: www.facebook.com/solonaescola.

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR