Programa Solo na Escola da UFPR ganha reconhecimento da FAO/ONU

Crianças aprendem na prática na exposição didática

Bastante conhecido no Paraná e inspiração para projetos semelhantes em vários estados brasileiros, o Programa Solo na Escola/UFPR acaba de ser incluído na  “Plataforma Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável” da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU). Vinculado ao Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR, o Programa tem como objetivo popularizar o conhecimento científico e tecnológico relacionado à ciência do solo. Promovendo a conscientização de que o solo é um componente dos ambientes naturais ou antropizados, o Solo na Escola/UFPR contribui para a atualização do ensino de ciências, biologia e geografia, e estimula a curiosidade e a experimentação nos docentes e discentes do ensino fundamental, médio e técnico.

Uma das mais conhecidas atividades do Programa Solo na Escola/UFPR é a Exposição Didática de Solos, com explicações práticas sobre solos, erosão, fertilidade, entre outros. A exposição recebe anualmente entre 1.500 e 2.000 visitantes de diversos níveis educacionais. Visitas gratuitas podem ser agendadas para grupos através do site do Programa (http://www.escola.agrarias.ufpr.br/).

Para o coordenador do programa, professor Marcelo Ricardo de Lima, a inclusão do Programa Solo na Escola/UFPR na Plataforma Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, além de constituir reconhecimento da iniciativa da UFPR, visto que a inclusão passou por pareceristas especializados, também representa um importante espaço para divulgação da iniciativa. Nesta plataforma, apoiada por um relevante órgão da ONU, o Programa Solo na Escola/UFPR alcança um público que não teria a oportunidade de conhecer a proposta em função da dispersão de informações na Internet. Ao ser destacada como uma iniciativa significativa pela FAO, o Programa Solo na Escola/UFPR ganha relevância e interesse por outros possíveis parceiros institucionais.

A expectativa, com essa visibilidade, é que instituições de Ensino Superior (públicas ou privadas) também se interessarem em montar projetos semelhantes, ampliando o leque de parcerias, e a possibilidade de troca de experiências. “É objetivo do Programa que outras IES também se interessem em criar novos projetos ‘Solo na Escola’, ampliando o trabalho desenvolvido aqui na UFPR. É relevante ao Programa Solo na Escola/UFPR que mais extensionistas e pesquisadores se interessem pelo tema, visando ampliam o quadro de instituições interessadas na temática “educação em solos””, completa o professor Marcelo de Lima.

Outra atividade para crianças do projeto Solo na Escola/UFPR

SOBRE A PLATAFORMA

A Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável é um ambiente virtual para disseminação e compartilhamento de um conjunto de iniciativas replicáveis nas áreas de meio ambiente; agricultura; segurança alimentar e nutricional; energias renováveis e; inclusão sócio produtiva, desenvolvidas na Região Sul do Brasil, proporcionando diálogo e troca de experiências, para contribuir com a promoção do desenvolvimento sustentável e com a estratégia de Cooperação Sul-Sul, indo ao encontro dos objetivos do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO. O objetivo desta Plataforma é proporcionar troca de experiências, sobretudo com nações latino-americanas e africanas, a partir do diálogo em prol do Desenvolvimento Sustentável. A Plataforma é resultado do Acordo assinado entre a FAO, a ITAIPU Binacional e o Governo do Estado do Paraná.

A inclusão do Programa Solo na Escola/UFPR reflete a expressão que este alcançou. A proposta pioneira, iniciada em 2002, atualmente é replicada, ou está em implantação, em diversas Instituições de Ensino Superior pelo país, como USP/ESALQ, UFCG, UDESC, USP/São Paulo, IFPR, UNIPAMPA, UFPA, UFRA, UFERSA, UFCA, UFT, UNITINS, UEG, UNESP, dentre outras, nas quais o projeto tem o mesmo nome. Além disso, há vários outros projetos, inspirados no Solo na Escola/UFPR, mas que possuem diferente denominação.

O link do projeto Solo na Escola/UFPR  na FAO é:

Sobre o Programa Solo na Escola/UFPR

O Programa de Extensão Universitária “Solo na Escola da UFPR” dá continuidade à experiência do “Projeto Solo na Escola” (2002 a 2013), e transformado em Programa em 2014. Ao longo de sua existência, o projeto propiciou relevantes contribuições para a educação formal em solos, atuando na formação (presencial e à distância) inicial e continuada de professores da educação infantil e básica, produção de material didático em diferentes mídias, recepção de visitantes na Exposição Didática de Solos, e pesquisas sobre educação em solos.

Porém, o crescimento do número de atividades abarcadas pelo projeto, e crescimento da relevância do mesmo no contexto nacional, demandaram a necessidade de ampliar o mesmo transformando-o em Programa de Extensão Universitária, que engloba os quatro projetos: a) Educação Ambiental em Solos; b) Formação Continuada em Solos para Educadores; c) Exposição Didática de Solos; d) Recursos Didáticos para Educação em Solos.

Exposição de solos

Serviço:

Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR

Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR

Rua dos Funcionários, 1540, Cabral, Curitiba, PR

E-mail: projetosolonaescola@gmail.com

Site: http://www.escola.agrarias.ufpr.br

Fan page: http://www.facebook.com/solonaescola

Por: Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação Social/Setor de Ciências Agrárias