Programa Solo na Escola lança catálogo reunindo artigos de Educação em Solos

Reunindo resumos de 150 textos científicos, acaba de ser lançado o “Catálogo de Artigos de Educação em Solos no Brasil”, publicado pelo Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná. Os autores são o professor Marcelo Ricardo de Lima e as bolsistas extensão Anna Vitória Gurgel Knopki, Kemelyn Hack Pires, Luane Aparecida Staben, Mareza Fernandes de Araújo e Sara de Paula Sant’ana.

A obra é fruto das atividades do Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR, que atua desde de 2002, e compila informações, resumos e links de 150 artigos publicados em revistas científicas sobre o tema Educação em Solo, no período de 1998 ao primeiro semestre de 2020.

O interesse de organizar a publicação partiu da necessidade de catalogar a dispersa produção acadêmica na área de Educação em Solos. Pela sua natureza interdisciplinar, situada entre várias áreas do conhecimento, como a Ciência do Solo, Educação, Geografia, Biologia, Química, Física, Ensino de Ciências, dentre outras, os artigos científicos produzidos encontram-se publicados em um grande número de revistas, com enfoques e missão editorial bastante distintas entre si.

A pesquisa na área de Educação em Solos se intensificou somente na última década e, portanto, é uma área de conhecimento relativamente recente. Os autores constataram, pelos dados apresentados na Introdução da publicação, que a produção científica nesta área do conhecimento encontra-se muito dispersa, tendo identificado artigos de 386 autores em 87 diferentes revistas.

A publicação tem o intuito de contribuir com estudantes de graduação na elaboração de seus trabalhos de conclusão de curso e monografias, com os pós-graduandos na redação de suas monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado, e demais pesquisadores da Educação em Solos na produção de artigos.

O catálogo é o primeiro fruto do esforço do grupo de bolsistas extensão do Programa Solo na Escola/UFPR, contemplados no Edital Extraordinário PROEC/UFPR 01/2020 (Bolsas de Extensão em Tempos de Pandemia), os quais já estão trabalhando em outros materiais que deverão estar concluídos até o final de julho.

Serviço:

Livro: Artigos de Educação em Solos no Brasil

Editora: Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR

Link para download do livro: https://bit.ly/3dXJifq

Contato com os organizadores do livro: projetosolonaescola@gmail.com

(Por Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação/ Em 29/06/2020)