Menu

Reitoria ganha novo jardim projetado e realizado pela equipe do Neflor

Reitor Ricardo Marcelo e a vice-reitora Graciela com a equipe do Neflor (foto arquivo pessoal)

Os ambientes externo e interno da Reitoria da UFPR estão mais bonitos. O espaço externo ganhou um novo jardim, elaborado pela equipe do Neflor – Núcleo de Estudos em Floricultura e Paisagismos, coordenado pela professora Daniella Nogueira Moraes Carneiro. Localizado atrás da capela da Reitoria, o espaço era até então ocupado semanalmente pela Feira de Produtos Orgânicos, outro projeto da UFPR, que foi deslocado para um novo espaço no mesmo complexo.

A professora Daniella e seus alunos participaram de todo processo de implantação, incluindo estudo do ambiente para escolha das espécies, elaboração dos projetos de paisagismo interno e externo, preparo dos canteiros com reposição de solo, calagem e adubação de plantio, implantação do projeto e arranjos de vasos distribuídos pelos corredores da Reitoria. Foram utilizadas diversas plantas, dentre elas Begônia, Hera variegata, Grama preta, Guaimbê, Nandina, Tagetes, Aspargo ornamental, Mini fórmio rubro, Fómio rubro, Maranta melancia, Lírio da paz, Peperômia, Rabo de gato e Moréia. Mais de duas mil mudas foram utilizadas.

Equipe do Neflor planta as mudas

“Como o espaço é sombreado, utilizamos uma composição de plantas adaptadas à sombra e meia-sombra. É importante destacar que os alunos estiveram envolvidos em todas as etapas, desde a concepção do projeto até a implantação do jardim”, diz ela. Além do ambiente externo, os corredores da Reitoria ganharam vasos com plantas.  A equipe do Neflor foi convidada a realizar o trabalho de paisagismo externo e interno do local pela assessoria do reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

A professora Daniella relata que os benefícios dos jardins implantados foram além da estética do lugar e proporcionaram aos discentes aprendizados sobre plantas ornamentais, preparo dos canteiros, calagem, adubação e irrigação, pois os mesmos pensaram e executaram os projetos em sua totalidade. Segundo a professora, foi possível observar que o uso das plantas ornamentais tornou os ambientes mais alegres e acolhedores, pois contribuiu para maior satisfação e bem-estar das pessoas que trabalham e frequentam os espaços da Reitoria, assim como os habitantes do entorno que caminham diariamente por ali.

Corredores da Reitoria também ganharam plantas

Vários alunos da UFPR do curso de Agronomia e Engenharia Florestal, membros do NEFLOR, participaram do projeto de paisagismo da reitoria. São eles Fernanda Proen. Gabriela Schmicheck, Bianca Tomaz, Drielly Mocroski, Caroline Martinez , Tayne Favretto, Bruna Stewart, Sara Caroline. Alunos egressos que também participaram: Aurea Ferriani e João Paulo Pessoa.

A realização do projeto contou ainda com o apoio do Setor de Ciências Agrárias; Centro de Estações Experimentais do Canguiri,  NEFLOR-Viveiro de Plantas Ornamentais, Horto Municipal do Guabirotura-Prefeitura de Curitiba e Agrofior – Produção de mudas.

Por Simone Meirelles, em 21/12/2018

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR