Sebastião Machado recebe título de Professor Emérito da UFPR

Prof. Sebastião Machado (foto Marcos Solivan)

O professor Sebastião do Amaral Machado, professor sênior do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná, recebe neste dia 24 de setembro o título de Professor Emérito da UFPR. O título é concedido a professores já aposentados que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica. A sessão pública e solene do Conselho Universitário será realizada a partir das 19 horas, no Teatro da Reitoria. Também receberão o título os professores  Antonio Salvio Mangrich, Fábio de Oliveira Pedrosa e Marcello Iacomini.

Além de professor sênior, função que desempenha desde o início dos anos 2000, Sebastião Machado, de 79 anos, é também bolsista de produtividade 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2019, o professor foi um dos 12 novos membros titulares escolhidos pela Academia Nacional de Engenharia (ANE Brasil)

O professor Sebastião do Amaral Machado nasceu na cidade de Barbacena no estado de Minas Gerais no dia 1º de julho de 1939. Na década de 1960, o pesquisador se mudou para o Paraná, onde se formou em engenharia florestal pela UFPR. Em sua carreira acadêmica, o professor Sebastião concluiu dois pós-doutorados, um na Alemanha e outro nos Estados Unidos, tendo sido o autor de mais de 400 publicações em revistas científicas, anais de congressos e seminários nacionais e estrangeiros, livros e capítulos de livros. Além disso, atuou como orientador ou co-orientador de mais de 240 estudantes de pós-graduação e participou de cerca de 190 bancas de mestrado, doutorado e concursos públicos. O professor Sebastião foi o primeiro presidente da Associação Paranaense de Engenheiros Florestais (APEF) e o primeiro tesoureiro da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF).

(Por Simone Meirelles, em 19/09/2019)