Menu

Seminário aborda a geada de 1975 e seus impactos ainda hoje na economia do Paraná

Jornais da época noticiam a geada

Jornais da época noticiam a geada

A geada de 1975  marcou a história do Paraná. Depois de 40 anos,  ainda é lembrada por muitos e tem reflexos na economia do Estado. No próximo dia 5 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Universidade Federal do Paraná promove o seminário “O Impacto das Geadas na Sócio-Economia do Estado do Paraná. Quatro Décadas Depois, um Olhar sobre a Geada de 1975”. O objetivo é discutir o histórico, as causas, fatores intervenientes e impactos dos eventos de geadas – em especial a de 1975 –  sob os focos climatológico, social e econômico.

O evento é aberto ao público e vai reunir profissionais de diversas áreas, estudantes dos cursos de Ciências Agrárias da UFPR e demais interessados.  As atividades serão das 18h30 às 22h30, no Auditório do Bloco Didático Novo do Setor de Ciências Agrárias.  Serão dois painéis e cada palestrante vai falar por 20 minutos, seguindo-se um debate.

O painel “Aspectos agronômicos e fisiológicos das geadas” terá como palestrantes o engenheiro agrônomo Luiz Roberto de Souza, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), que vai falar sobre “Mudanças na agricultura do Noroeste e Norte Novíssimo do Paraná após a Geada de 1975 – Lições aprendidas”; o professor Adaucto Bellarmino de Pereira Neto, do departamento de Botânica da UFPR, fala sobre “Fisiologia da formação da geada: a morte do tecido por desidratação” e o meteorologista Cezar Gonçalves Duquia, do Simepar, aborda “Avanços nos métodos da previsão das geadas”.

O segundo painel tem como tema “A Geada de 1975”. Nesse contexto, o jornalista Adriano Justino, do jornal Gazeta do Povo, vai discorrer sobre “O dia que não acabou”. Em seguida, a economista Marisa Vale Magalhães, do Ipardes, aborda “Os intensos movimentos migratórios do Paraná nas décadas de 1970 e 1980”. Por fim, o professor Eugênio Stefanello (UFPR) vai falar sobre “A diversificação da produção no Norte do Paraná a partir da geada de 1975”.

O seminário é um evento de extensão, tendo como proponentes os professores Marco Aurélio de Mello Machado e Rubens Correa Secco, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. Não é necessário inscrição prévia.

Serviço:

“O Impacto das Geadas na Sócio-Economia do Estado do Paraná. Quatro Décadas Depois, um Olhar sobre a Geada de 1975”.

Evento de extensão

Das 18h30 às 22h30

Dia 05 de junho de 2018

Local: Auditório do Bloco Didático, Setor de Ciências Agrárias da UFPR

Rua dos Funcionários, 1540, Cabral, Curitiba

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR