Seminário debate relação entre violência doméstica e animais de estimação

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) e a Universidade Federal do Paraná, por meio do Projeto de Extensão Medicina Veterinária em Ação nas Comunidades, realiza no próximo dia 28 de novembro um seminário visando reflexão sobre a temática da violência doméstica em paralelo aos maus tratos a animais. O evento será no campus do Setor de Ciências Agrárias, no bairro Cabral, das 18 às 20 horas, e integra a programação da XII Semana Justiça pela Paz em Casa: Violência Doméstica e os animais de estimação.

A Justiça pela Paz é uma campanha de mobilização nacional para o enfrentamento da violência doméstica no âmbito da Justiça. Desde o seu nascimento, em março de 2015, a CEVID/TJPR tem desenvolvido ações no Estado. A Campanha Paz em Casa é uma proposta que engloba diversas ações em prol da mulher e contra toda forma de violência doméstica.

Programa Preliminar

17h –  Inscrições

17h45 – Abertura

18h –  Atribuições da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – Dra. Bruna Caroline Monteiro Rosa/CEVID

18h15 – Reflexões sobre os vínculos e relações do sujeito contemporâneo e os animais domésticos – Maisa Baiersdoff Schneider/CEVID

18h30 РA rela̤̣o entre a viol̻ncia Dom̩stica e os maus-tratos aos animais РDesembargadora Lenice Bodstein

19h РDiviṣo em grupos para discusṣo:

Violência contra a mulher e maus-tratos aos animais: Enfrentamento intersetorial

Violência contra a mulher e maus-tratos aos animais: enfrentamento interdisciplinar;

Violência doméstica e outros vulneráveis: enfrentamento intersetorial;

Violência doméstica e outros vulneráveis: enfrentamento interdisciplinar.

19h20 РApresenta̤̣o das propostas dos grupos

19h40  – Finalização e encaminhamentos

20h –  Encerramento

As atividades serão no Prédio Marcos Enriete, sala 4,  Setor de Ciências Agrárias, UFPR (Rua dos Funcionários, 1540, Cabral).  As inscrições podem ser feitas no local do evento, antes do início.