Seminário discute o futuro da pesquisa agropecuária no Paraná

Colheita de trigo Foto – Antonio Costa/ANPr

Curitiba, 04/05/2019 – “O futuro da pesquisa agropecuária no Paraná: que rumo tomaremos?” é o título do seminário que acontece nesta segunda-feira, dia 6 de maio, na Universidade Federal do Paraná. O seminário começa às 14h45, no auditório do Bloco Didático do Setor de Ciências Agrárias (Rua dos Funcionários, 1540, Cabral). A organização é do Projeto Agronomia & Sustentabilidade, coordenado pelo professor Luiz A. Lucchesi.

Segundo o professor Lucchesi, o evento vai abordar  temas que têm preocupado os profissionais do setor. “Tem-se noticiado, desde a posse do novo governo do Paraná, a fusão de dois importantes órgãos do sistema estadual de agricultura do Paraná, a Emater-PR e o Iapar.  No entanto, pouco se ouviu sobre o papel da pesquisa agropecuária e propostas para sua estruturação com vistas a atender às demandas futuras do complexo e cada vez mais globalizado agronegócio paranaense”, explica. E completa: “preocupam tanto notícias da extinção, fusão ou criação de novas instituições estatais ligadas à pesquisa agropecuária quanto comentários de delegação de certas atividades de pesquisa para o setor privado”.

A abertura do evento será às 14h45. A seguir o agrônomo Eliseu Roberto de Andrade Alves, ex-presidente da Embrapa-DF, fala sobre “O agronegócio brasileiro nos próximos 50 anos e o papel da pesquisa”. Na sequência, haverá palestras sobre “A pesquisa agropecuária em cana-de-açúcar e o papel das universidades no contexto paranaenses e nacional”, com o professor Edelclaiton Daros (UFPR/Projeto Ridesa); “Governança da pesquisa agropecuária estadual no Paraná: necessidades e caminhos para o futuro”, com Tiago Pellini, pesquisador do Iapar-Londrina; “Sistema SEAGRI no Estado do Paraná: aspectos conceituais e práticos da proposta do governo Ratinho Jr. “, com Rafael Funentes Llanillo, pesquisador sênior do Iapar e Natalino Avance de Souza, diretor presidente interino do Iapar – Londrina.  Haverá uma mesa redonda com perguntas e respostas das 17 às 18 horas, quando o evento será encerrado.

Participam da discussão professores, pesquisadores, profissionais que atuam nos diversos segmentos do agronegócio brasileiro e acadêmicos de Ciências Agrárias. Não é necessário inscrição prévia para o evento.