Menu

UFPR e UEPG oferecem curso gratuito sobre castração de cães e gatos, com palestrante internacional

cachorro_cao_veterinaria

O curso, ministrado por especialista da Humane Society Silicon Valley, será gratuito.Foto: Samira Chami Neves

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizam na próxima semana (dias 18 e 19 de outubro), em Curitiba e Ponta Grossa, um curso internacional gratuito que engloba aulas teóricas e práticas demonstrativas de castração pediátrica de cães e gatos.

O curso possui como objetivo oferecer subsídios teórico-práticos para médicos veterinários no manejo populacional de cães e gatos no Estado do Paraná. Além disso, o curso abordará como realizar as esterilizações de modo a evitar que os animais tenham crias antes da puberdade, e também a idade mínima para uma segura castração destes animais de companhia.

O curso será ministrado por Cristie Kamiya, coordenadora do programa de medicina veterinária do coletivo (shelter medicine) da Humane Society of Silicon Valley, também vinculada à Universidade da California / Davis, Estados Unidos.

Serão dois dias de curso, um com palestras teóricas no auditório do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, em Curitiba, e outro com aulas práticas no centro cirúrgico da UEPG, em Ponta Grossa. O curso é gratuito e inédito no Brasil, no entanto as vagas são limitadas: 120 para o teórico e 20 para o prático.

A iniciativa tem apoio do CRMV-PR e da Anclivepa-PR (Associação dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Paraná). Para se inscrever, é preciso encaminhar nome e endereço completos, CPF, número de telefone / WhatsApp e o curso do qual deseja participar (teórico, prático ou ambos) para o e-mail castracaopediatrica@gmail.com.

Mais informações: Amanda (41) 8460-4221 e Amália (41) 9608-8637.

 

PROGRAMAÇÃO

18/10/16 Módulo Teórico – UFPR

08h30 – 10h00 Introdução e histórico da castração pediátrica.

10h00 – 12h00 Anatomia e fisiologia do sistema reprodutor de cães e gatos.

14h00 – 16h00 Aplicações, usos e cuidados pré-, trans- e pós-operatórios.

16h00 – 18h00 Considerações práticas finais.

 

19/10/16 Módulo Prático – UEPG

08h00 – 12h00 Aula prática demonstrativa (Turma I)

14h00 – 18h00 Aula prática demonstrativa (Turma II)

Palestrante: Dra. Cristie Kamiya, DVM, MBA, Diretora de Medicina Veterinária do Coletivo (Shelter Medicine), Humane Society Silicon Valley, CA, Estados Unidos. Cristie Kamiya é formada em Medicina Veterinária pela Colorado State University, onde também tem título de Masters of Business Administration (MBA). Além disso, tem o título de especialista com três anos de residência em Shelter Medicine na Universidade da California, EUA.

 

http://www.ufpr.brufpr/blog/noticias/ufpr-e-uepg-oferecem-curso-gratuito-de-teoria-e-praticas-de-castracao-de-caes-e-gatos-com-palestrante-internacional/

 

Por: Helen Mendes

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR