UFPR inaugura novo espaço para feira de orgânicos e atividades culturais

Espaço Agroecologia (foto L. Almeida)

Um local para feiras de alimentos orgânicos e atividades culturais. Assim foi concebido o Espaço Agroecologia, uma bioconstrução de bambu que será inaugurada nesta terça-feira, dia 11 de abril, no Campus do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. A construção é fruto de um convênio entre a UFPR e o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná.  O evento de inauguração está marcado para as 10 horas, com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca e do Secretário de Estado Norberto Ortigara, além de representantes de outras entidades da área rural. A programação continua para um grupo de 50 agricultores que participarão da inauguração e depois continuarão em atividades durante todo o dia no campus.
O Espaço Agroecologia vai abrigar a tradicional Feira de Alimentos Orgânicos da UFPR, que acontece toda terça-feira, das 7 às 13 horas. Em funcionamento desde 2010, a feira traz para a comunidade alimentos orgânicos produzidos por pequenos agricultores familiares da Região Metropolitana de Curitiba, parceiros da UFPR no Projeto de Extensão Universitária “Feira de Orgânicos: ações de apoio às agriculturas de base ecológica”, coordenado pelo professor Luciano de Almeida, do Departamento de Economia Rural e Extensão. O atendimento aos clientes é realizado pelos próprios agricultores, com apoio de estudantes de diversos cursos da UFPR.
Segundo o professor Luciano, com o novo espaço será possível ampliar a oferta de produtos na feira. “Além de frutas, verduras, legumes, grãos, processados diversos, pães, bolos e derivados, serão oferecidos também derivados de leite, mudas de temperos, ervas medicinais e plantas ornamentais”. Todas as semanas, passam pela feira no Setor de Agrárias cerca de 500 pessoas, em sua maioria da comunidade externa.
“A inauguração desse espaço é um importante gesto de valoração do agricultor familiar agroecológico, reforçando a crescente importância que a produção de alimentos saudáveis vem adquirindo no contexto da vida diária não só no campo, mas também na cidade”, comenta o engenheiro agrônomo João Carlos Zandoná, diretor do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA). Para o vice-diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Nivaldo Rizzi, a inauguração é fruto do compromisso da administração do setor em apoiar as ações de extensão e a interação com a comunidade. “Esperamos que o Espaço Agroecologia receba eventos que envolvam a interação sócio-cultural e transferência de conhecimentos. Além da feira, poderemos ter também apresentações culturais, feiras de doações de animais, ações do Hospital Veterinário, entre outras”, observa ele.
O Projeto de Extensão também realiza feiras semelhantes na Reitoria da UFPR, às quartas-feiras e no Setor de Educação Profissional e Tecnológica, às quintas-feiras, sempre pela manhã.
DIA NO CAMPUS
O grupo de 50 agricultores vinculados à Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia e fornecedores da feira de orgânicos terão uma programação intensa ao longo do dia no campus do Setor de Ciências Agrárias. Após o encerramento da feira, eles irão almoçar no Restaurante Universitário. Em seguida, irão visitar laboratórios, conhecer experimentos e serviços, como o Espaço Didático Solo na Escola e o Hospital Veterinário. Também terão momentos de interação e troca de experiências com estudantes de graduação do curso de Agronomia. Para encerrar o dia no Campus, haverá um café da tarde no Espaço Agroecologia, por volta das 17 horas, com produtos trazidos pelos próprios agricultores para a confraternização.

Serviço:
Espaço Agroecologia