UFPR reabre dois RUs em Curitiba nesta terça e anuncia novidade: retomada da divulgação do cardápio aos usuários

Assessoria de Comunicação Social     10 de janeiro de 2017 – 15h49
Ricardo Marcelo: "“Manter o RU com este subsídio e com a qualidade que a comunidade universitária merece é um desafio, tendo em vista as restrições orçamentárias que temos”, comentou. Imagem: Samira Chami Neves.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca: “Manter o RU com este subsídio e com a qualidade que a comunidade universitária merece é um desafio, tendo em vista as restrições orçamentárias que temos”. Imagem: Samira Chami Neves.

A UFPR reabriu hoje dois dos seus quatro restaurantes em Curitiba, a 40 dias do reinício das aulas, servindo três refeições diárias aos usuários – café da manhã, almoço e jantar. Já estão abertas ao público as unidades Central e do campus do Centro Politécnico – as duas maiores da capital. Os outros dois RUs de Curitiba, dos campus do setor de Ciências Agrárias e do Jardim Botânico, reabrem no dia 6 de fevereiro.

Já na reabertura, o pró-reitor de Administração, Marco Cavalieri, anunciou a retomada da divulgação semanal dos cardápios do RU, a partir da próxima semana. Esta iniciativa foi suspensa há cerca de um ano.  Inicialmente, a divulgação será feita nas quatro unidades de Curitiba e, depois, nas cinco do Interior do Estado – nos campus de Palotina, Jandaia do Sul, Pontal do Paraná (o Centro de Estudos do Mar), Matinhos e Mirassol.

Estudo sobre redução de preços

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, prestigiou a abertura do RU, ao lado de vários pró-reitores e de colaboradores administrativos. Ele anunciou que sua gestão está estudando a possibilidade de reduzir os preços das refeições para os servidores técnico-administrativos, que pagam R$ 6 pelo almoço/jantar. Este estudo deverá ser concluído em meados de fevereiro.

O reitor aproveitou para conversar com os usuários e colaboradores do RU. Ele destacou a importância dos restaurantes para a comunidade acadêmica e o esforço da Reitoria para garantir a qualidade e o preço oferecidos aos usuários.  “Manter o RU com este subsídio e com a qualidade que a comunidade universitária merece é um desafio, tendo em vista as restrições orçamentárias que temos”, comentou. Para o reitor, o RU tem papel estratégico na sua gestão. “Por isso, o restaurante universitário merece sempre receber carinho e atenção da nossa gestão”, disse Ricardo Marcelo Fonseca.

Papel estratégico

O RU da UFPR é um dos mais baratos do Brasil e serve em média 10,5 mil refeições por dia, entre café da manhã, almoço e jantar. Imagem: Samira Chami Neves.

Marco Cavalieri destacou a importância dos RU para a comunidade acadêmica. “Muitos alunos dependem do RU para sobreviver. Cumprir o calendário do RU e prestar todas as informações deste serviço aos usuários com qualidade são coisas fundamentais”, comentou o pró-reitor de Administração. O RU garante apoio à permanência dos estudantes na UFPR, especialmente aos cerca de 2,1 mil alunos em situação de fragilidade econômica, que dependem exclusivamente dos restaurantes para se alimentar e têm acesso ao benefício gratuitamente.

Preço baixo

A estudante Natália Araújo, do 3º ano do curso de Geografia, destacou o preço baixo das refeições nos restaurantes da UFPR, que são um dos mais baratos do Brasil – R$ 0,5 pelo café da manhã e R$ 1,3 pelo almoço/jantar. Bolsista da UFPR e moradora da Casa da Estudante Universitária, ela faz três refeições diárias na unidade do RU do centro da cidade. “Comer fora está muito caro. Eu não tenho condições de pagar pelo preço que cobram nos restaurantes aqui perto”, disse.

A UFPR tem cerca de 300 funcionários nos seus nove RUs. Eles servem em média 10,5 mil refeições por dia (entre café da manhã, almoço e jantar). 85% do seus usuários são estudantes, parte expressiva deles em situação de fragilidade econômica.

Aurélio Munhoz