UFPR realiza nesta quinta Simpósio Paranaense de Manejo Populacional de Cães e Gatos

nu-61-2016-v1_31

Será realizado nesta quinta-feira, 31 de agosto, o Simpósio Paranaense Manejo Populacional Humanitário e Sustentável de Cães e Gatos. O evento é promovido pelo Projeto de Extensão Medicina Veterinária em Ação nas Comunidades e pelos residentes de Medicina Veterinária do Coletivo pela Universidade Federal do Paraná. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: https://goo.gl/forms/PqTBYKKU4bvnZjup1.  O Simpósio tem apoio da World Animal Protection (WAP) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), e patrocínio das empresas Premier e Virbac.

Cães e gatos errantes são uma realidade em toda a América Latina, podendo trazer prejuízos para a saúde humana, animal e também para o meio ambiente. O abandono animal é um problema de saúde pública, necessitando de estudos sobre a sua epidemiologia para que medidas efetivas possam ser implantadas, monitoradas e implementadas. Também é um problema que afeta o bem-estar desses animais  e, por esse motivo, secretarias municipais do meio ambiente têm sido as responsáveis pela gestão dos programas para o manejo populacional de cães e gatos (MPCG) juntamente com as secretarias de saúde.

As atividades do Simpósio serão no Auditório do Prédio Didático do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, em Curitiba (Rua dos Funcionários, 1540, Cabral), das 9 às 16 horas.

Confira a programação:

8h30 Entrega de Material

8h45 Abertura

9h15 MPCG introdução, conceitos, componentes de um programa, avaliação de impacto

Dra. Rosangela Ribeiro, WAP (World Animal Protection)

10h05 Perguntas

10h20 Intervalo

10h50 Momento Premier (a confirmar)

11h05 Medicina de abrigos: pontos principais para a promoção do bem-estar dos animais

Profa. Rita de Cassia Garcia, da disciplina de Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR.

11h40 – Como promover o bem-estar de gatos no coletivo?

12h30 Almoço

13h30- Dinâmicas de grupo e estudos de caso:

13h30 Dinâmica Geral: lacunas e estratégias para as 3 temáticas propostas.

13h45: Divisão em grupos:

Grupo 1: Manejo de cães e gatos em áreas de conservação

Grupo 2: Cadastros Municipais para o Registro e Identificação de Cães e Gatos. Cadastro Estadual.

Grupo 3: Vigilância epidemiológica de maus-tratos (e abandono): Notificação

14h45 até 15h15 Apresentação dos Grupos

15h20 Apresentação de experiências dos municípios

16h00 Leishmaniose Visceral: matar ou não os cães positivos?

Profa. Rita de Cassia Garcia

Dra. Rosangela Ribeiro

Dra. Vania Nunes

Representante da Virbac

Representante do CRMV PR (a confirmar)

Representante da SESA (a confirmar)

17h00 Atendimento aos diferentes setores (público, privado, terceiro setor): Orientações sobre parcerias com a UFPR

Profª Rita de Cassia Garcia (UFPR)

18h00 Encerramento

Serviço:
II Simpósio Paranaense: Manejo Populacional Humanitário e Sustentável de Cães e Gatos
Local: Auditório Didático do Setor de Ciências Agrárias, UFPR.
Rua dos Funcionários 1540, Curitiba, PR
Realização: UFPR e World Animal Protection Brasil
Apoiadores:  Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Paraná.
Inscrições gratuitas: https://goo.gl/forms/vK4SRf90s0ezMtCe2

(Por Simone Meirelles/Sucom/Agrárias)