UFPR recebe o Simpósio Nacional Sobre Recuperação de Áreas Degradadas

Simone Meirelles     3 de abril de 2017 – 10h40

Evento vai debater soluções para os solos degradados (foto arquivo)

Começa nesta terça-feira (4) e vai até  7 de abril a 11ª edição do Simpósio Nacional Sobre Recuperação de Áreas Degradadas. Promovido pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade), o simpósio será no Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, campus  Jardim Botânico, situado à Rua Prefeito Lothário Meissner, 632, em Curitiba.

O simpósio é considerado um dos melhores eventos técnicos e científicos do segmento no Brasil, Nesta edição, dará ênfase à avaliação de soluções práticas e projetos bem sucedidos de reabilitação e restauração de áreas degradadas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site http://www.sobrade.com.br/.

De acordo com o professor Mauricio Balensiefer, presidente da Sobrade e docente do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal do Paraná, uma das grandes qualidades do evento é abordar temas atuais. Por isso, são esperados cerca de 400 participantes, entre profissionais e estudantes das áreas de Engenharia Florestal, Agronomia, Engenharia Ambiental e Biologia.

Com uma programação intensa pela manhã e à tarde, o evento vai discutir, entre outros assuntos, mudanças climáticas, perspectivas para a biodiversidade e para a recuperação ambiental no Brasil, a interação entre florestas e produção de água, entre outros. O professor Balensiefer destaca questões relacionadas à recuperação de áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal, obrigatória após o Cadastro Ambiental Rural. Os palestrantes vão apontar as opções de espécies de plantas para uso na Reserva Legal, inclusive as PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e o manejo e exploração econômica dessas áreas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SIMPÓSIO

Dia 04 de abril de 2017
08h30 – 9h30 Sessão de Abertura
09h30 – 11h30 MESA REDONDA 1 – Mudanças Climáticas: Passado, Presente e Futuro: Perspectivas para a Biodiversidade e para a Recuperação Ambiental no Brasil -Juarês J. Aumond – FURB, Fabio Olmos –  PERMIAN Brasil Serviços Ambientais e Mario de Oliveira – Instituto Politécnico de Leiria – Portugal.
11h30 – 12h15 Princípios e Fundamentos de Sustentabilidade e Governança e Agendas Corporativas em Recuperação Ambiental – Miguel S. Milano – Milano Consultoria e Planejamento LTDA
12h15 – 14h Intervalo
14h – 16h MESA REDONDA 2 – Programa de Regularização Ambiental – PRA’s, de Imóveis Rurais: Avaliação dos Termos de Referência dos Estados Brasileiros – Representantes Institucionais dos vários biomas brasileiros. Moderador: João Paulo Sarmento – IEF – MG.
16h – 16h20 Intervalo
16h20 – 17h40 Recuperação de Áreas de Reserva Legal-RLa – Critérios para escolha de espécies – Antonio A. Carpanezzi – Embrapa Florestas;

b – Inovando, com o uso de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) para RL – HarriLorenzi – Instituto Plantarum

17h40 – 18h30 Restauração de APPs: avanços e novos desafios – Sebastião V. Martins – UFV.
Dia 05 de abril de 2017
08h – 8h40 Interações Fauna X Flora como instrumentos para Restauração – Sandra Bosch Mickish -Embrapa Florestas.
08h40 – 9h50 Tecnologias de Restauração Passiva, Sucessão Interações Planta- Solo e Planta -Planta e Plantios de Alta Diversidade – Ademir Reis – RAS Ambiental e Fernando Bechara – UTFPR.
9h50 – 10h10 Intervalo
10h10 –11h20 Florestas e produção de Água: caminham juntas? Kelly Cristina Tonello – UFSCAR e Ricardo Valcarcel – LMBH – UFRRJ
11h20 – 12h15 De Áreas Urbanas Degradadas a Espaços Vegetados – Patricia M. Sanches – ESALQ – USP e Reinaldo Pilotto – SMMA – Prefeitura Municipal de Curitiba.
12h15 – 14h Intervalo
14h – 15h Técnicas de Engenharia Natural/Bioengenharia de Solos como Ferramentas de RAD- Fabricio Sutili – UFSM e Paola Sangali – AEIP – Espanha.
15h – 15h40 Fundamentos Geotécnicos na Contenção de Encostas – Alberto Ortigão- TERRATEK
15h40 – 16h Intervalo
16h – 17h Outras Práticas usuais de RAD:  O que mais além do recobrimento do solo?a – Hidrossemeadura- Rodrigo Ordone de Oliveira – UCB Brasília – RG Bioengenharia

b – Sistemas Agroflorestais- Ivan Crespo – UFPR .

17h – 17h40 Geotecnologias como Ferramentas para Projetos – PyramonAcciolli – PUCPR.
17h40 – 18h30 A Recuperação da Bacia do Rio Doce Afetada pelo Rompimento da Barragem de Fundão em Mariana/MG: Ações de Monitoramento pelos Órgãos Ambientais – Patrícia R.M. Fernandes – FEAM.
Dia 06 de abril de 2017
8h – 9h Controle de pragas em Projetos de RAD: Trato Cultural Oportuno ou inconveniente? – Nilton J. Sousa-UFPR e Moisés Pedreira de Souza – FYUSIS Florestal.
9h – 10h Estradas Rurais: Evitando Degradação com Técnicas e Práticas de Planejamento, Construção a Manutenção – Luiz A. de Carvalho – Malha Viária Logística de Estradas.
10h – 10h20 Intervalo
10h20 – 11h30 RAD na Mineração:a – Buscando a Restauração Ecológica- O Caso da PETROSIX- Julio Skalski Jr.-PETROSIX.

b – PRORAD-Aperfeiçoando Práticas – Nei Rivello, Luiz Felipe Campos, Richardson Costa Faria e Salim Jordy – VALE.

11h30 – 12h15 Conservação do Solo e da Água – Diego A.F. de Freitas – UFV.
12h15 – 14h Intervalo
14h – 17h30 Sessão de Trabalhos Voluntários – Apresentação de novos talentos em RAD e, continuação dos Minicursos