Menu

UFPR sedia Simpósio Nacional de Reciclagem Agrícola de Resíduos

 

topo_reciclacao

Atualmente, uma grande parcela dos resíduos gerados pelas atividades humanas, como lixo urbano domiciliar, dejetos de animais, lodos de esgotos, é constituída por matéria orgânica de origem vegetal, animal e microbiana, bem como substâncias minerais cujos nutrientes, originados na agricultura, necessitam a ela retornar para reaproveitamento. Esse retorno é o tema central do IV Simpósio Nacional de Reciclagem Agrícola de Resíduos de Origem Rural, Urbana e Industrial. O evento, simultâneo ao IV Congresso Brasileiro de Resíduos Orgânicos, será realizado no auditório do Setor de Ciências Agrárias da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540, Cabral), de 14 a 16 de setembro.

Ao invés de continuar a se constituir em sérios passivos ambientais, os resíduos poderiam estar contribuindo para a recuperação ambiental e para a redução do custo de vários sistemas de produção agrícola, como combustíveis alternativos para a geração de energia, e portanto promovendo a sustentabilidade da economia.

Por isso, o objetivo do encontro é discutir processos de gestão e demonstrar alternativas atuais de tratamento e destinação final adequada de resíduos de origem rural, urbana e industrial, especialmente os de origem orgânica. Isso porque esses possuem potencial para serem reciclados como fonte de nutrientes em solos cultivados.  O Simpósio é dirigido a profissionais, professores e estudantes de engenharias, agronomia, biologia, administração e direito público e provado.

As atividades no dia 14 começam às 18h30 e nos dias 15 e 16 acontecem em período integral, das 9h às 18h45min.

Inscrições para o Simpósio podem ser feitas  pelo site www.montebelloeventos.com.br. Mais informações são obtidas pelo fone (41) 3203-1189 ou e-mail montebello@montebelloeventos.com.br.

 

Por: Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação/ Setor de Ciências Agrárias

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR