Setor de Ciências Agrárias

Menu

Cursos, palestras e visitas técnicas movimentam semana acadêmica no Setor de Ciências Agrárias

Setor de Ciências Agrárias (foto Rodrigo J. Duarte)

Os centros acadêmicos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Engenharia Industrial Madeireira e Zootecnia da Universidade Federal do Paraná iniciaram nesta segunda-feira (15) as atividades de suas semanas acadêmicas. Em vários campi do Setor de Ciências Agrárias, os estudantes estão reunidos em palestras e cursos práticos. A programação é extensa, com dezenas de ações. Estão previstas também visitas técnicas a empresas, cooperativas e fazendas.

Os estudantes de Medicina Veterinária podem escolher entre palestras e cursos nos módulos de Medicina Veterinária do Coletivo, Nutrição de Aves e Suínos, Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, Saúde Única; Animais Silvestres; Anestesiologia, Intensivismo e Emergência;  Clínica Médica de Pequenos Animais; Clínica de Equinos; Ruminantes; Comportamento e Bem Estar Animal. Nesta última, destaque para o curso de Adestramento de Cães e a visita ao Zoológico de Pomerode. Na quarta-feira, às 18h30, o curso recebe a palestra do médico veterinário Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet, especialista em comportamento animal  e apresentador de programas de TV. Ele vai falar sobre “Bem estar animal na clínica veterinária – Movimento Livre de Medo e os desafios com pets agressivos ou medrosos!”. A palestra será no auditório do setor.

Para os alunos de Agronomia, estão sendo ofertados 16 minicursos ao longo da semana. Entre eles, Classificação e Degustação de Café; Cultivo de Morango Semi hidropônico; Cactos e Plantas Suculentas ; Produção de Cerveja Artesanal; Piscicultura, e outros. Haverá ainda seis palestras. Por exemplo, nesta terça-feira, às 19 horas, o professor Paulo Rossi fala sobre “Gestão Estratégica de Fazendas” e no dia 17, às 19 horas, Jhonny Moller, da empresa Agrotis, apresenta “A influência da informática para o agronegócio”. As atividades serão no campus do Setor de Ciências Agrárias.

Os acadêmicos de Zooctenia terão cursos e palestras. Entre eles, um curso de Casqueamento (prevenção de doenças do casco), Workshop de Equinocultura e visita à cooperativa Castrolanda. Tudo também no campus de Agrárias do Juvevê.

Já a VII Semana Acadêmica de Engenharia Industrial Medeireira ocorrerá no prédio de Centro de Ciências Florestais e da Madeira – CIFLOMA.  O ciclo de palestras abordará os temas  Motivação e Empreendedorismo; Construção Civil; Segurança do Trabalho e Secagem; e Produção de Polpa, Papel e Embalagens.  Também serão oferecidos minicursos, que terão além de temas relacionados à área, temas sobre novas tecnologias e noções de sistemas de programação. Por exemplo,  Biodegradação, Programação e Execução de Impressoras 3ºD, e Heurísticas e Vieses – Erros e atalhos em tomadas de decisão.

A responsabilidade da programação é dos Centros Acadêmicos de cada curso. Informações: 3350.5640 (Agronomia); 3350.5701 (Medicina Veterinária), 3360.4258 (Engenharia Florestal Madeireira), e e-mail cazootecniaufpr@gmail.com (Zootecnia).

Simone Meirelles     15 de maio de 2017 – 16h44

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR