Área Experimental Doenças em Grandes Culturas

Interesses

A Área Experimental em Doenças de Grandes Culturas tem como finalidades: Apoiar as disciplinas de Fitopatologia e as demais disciplinas do DFF; Capacitar os alunos na diagnose de doenças; Estudar medidas de manejo das doenças incidentes nas grandes culturas. As avaliações são constituídas pela diagnose, incidência e severidade das doenças, reação de variedades às doenças, efeito de espaçamento, adubação e rotação de culturas sobre as doenças. As culturas agrícolas mantidas na área são: arroz, milho, feijoeiro, soja, trigo, cevada, aveia, mandioca, batata, canola, algodoeiro, amendoim, cana-de-açúcar, girassol, e sorgo.

Os trabalhos são conduzidos por alunos monitores da disciplina de Fitopatologia Especial (AF 313) e voluntários acadêmicos, com a colaboração de todos os Professores da Fitopatologia.

Cabe aos alunos as seguintes atividades na condução do campo: Realizar análise de solo, correção e adubação conforme as necessidades; Planejamento, plantio e condução das plantas; Auxiliar na obtenção e manutenção de sementes e insumos; Acompanhar e avaliar a ocorrência das doenças; Fazer o diagnóstico das doenças; Catalogar as doenças por meio de lâminas, fotografias e excicatas com sintomas e sinais típicos; Apresentar os resultados.

Coordenadora 

Lucimeris Ruaro

Colaboradora na área de Agricultura

Claudete Reisdorfer Lang

Demais colaboradores

Henrique da Silva Silveira Duarte

Louise Larissa May De Mio 

Renata Faier Calegario

Local

Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo

Contatos

telefone +55 (41) 3350-5749 e 5744

Fotos

« 1 de 5 »