Multiplicação e desempenho produtivo de pequenas frutas em região subtropical de altitude no Estado do Paraná

Resumo

O cultivo de pequenas frutas, principalmente amora preta, framboesa e mirtilo, tem despertado a atenção de produtores, comerciantes e consumidores, resultado da difusão de informações sobre as características e propriedades funcionais das espécies, bem como da possibilidade de retorno econômico em áreas de pequeno cultivo em curto espaço de tempo. No entanto, existe falta de informações sobre a produção de mudas e adaptação de cultivares nas regiões subtropicais de altitude no Estado do Paraná. Portanto, estudos de propagação, adaptação, fenológicos, avaliações de desempenho fitossanitário e produtivo de diferentes cultivares destas espécies é de suma importância para aquisição de informações necessárias para determinar quais cultivares tem potencial para serem indicadas para as condições edafoclimáticas da região, proporcionando possibilidade de escalonamento de cultivares, aumentando o período de oferta da fruta, criando alternativas de produção que possibilitem ao agricultor a oferta de diversidade de produtos e a expansão de período de oferta, e que acarretem em melhor utilização da propriedade rural. O objetivo geral deste projeto é apoiar o desenvolvimento agropecuário sustentável, pela introdução, seleção e indicação de cultivares de pequenas frutas com melhores características de adaptação e produtividade, visando a promoção de diversidade de culturas e geração de renda ao agricultor familiar. O projeto será executado com dois grandes focos, o primeiro constará da pesquisa sobre a micropropagação de cultivares de mirtileiro, framboeseira e amoreira preta e o segundo da avaliação de adaptação a campo destas cultivares. Nos experimentos in vitro serão realizados diversos testes para definir o melhor protocolo para a produção de mudas destas espécies. As avaliações a campo serão realizadas em áreas experimentais instaladas na Estação Experimental do Canguiri da Universidade Federal do Paraná/UFPR, em Pinhais-PR e nas Estações Experimentais do Instituto Agronômico do Paraná/IAPAR nas cidades de Cerro Azul e Lapa, no Estado do Paraná. Serão avaliadas diversas cultivares de cada espécie, quanto a sua fenologia, capacidade produtiva e qualidade das frutas.

Luiz Antonio Biasi

Claudine Maria de Bona