CONCURSO PÚBLICO – EDITAL 380/19

EDITAL Nº 380/19 -PROGEPE – CONCURSO PÚBLICO

 

Titulação Mínima Exigida: Graduação em Engenharia Agronômica ou Zootecnia ou Medicina
Veterinária COM Doutorado em Agronomia ou Zootecnia.

 

Setor: Ciências Agrárias
 Departamento: Fitotecnia e Fitossanidade
 Área de Conhecimento: Forragicultura

Número de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva

Tipos de Provas: Escrita (classificatória e eliminatória), Didática (classificatória e eliminatória), Análise de Currículo (classificatória) e Defesa do Currículo e de Projeto de Pesquisa (classificatória).

Para a prova de Defesa do Currículo e de Projeto de Pesquisa, os candidatos deverão apresentar proposta de projeto de pesquisa na área de conhecimento do concurso.

Período provável para realização das provas: Primeira quinzena de março de 2020.

Taxa de Inscrição: R$ 240,00

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 04/11/2019 até 03/12/2019

 

PONTOS DO PROCESSO SELETIVO

  1. A pastagem numa perspectiva ecológica. Estratégias de adaptação de plantas em ecossistemas pastoris. Eficiência do uso da radiação na produção primaria e o fluxo de C e N em pastagens.

  2. A competição entre plantas e dinâmica da população em pastagens. Crescimento de gramíneas e dinâmica do perfilhamento. Morfogênese e fluxo de tecidos em pastagens.

  3. Principais espécies forrageiras utilizadas no Brasil.

  4. O solo como fator de produção das pastagens – Ambiente físico, químico e biológico. Ciclagem dos nutrientes N- P-K em pastagens.

  5. Boas práticas na conservação do solo e a construção da fertilidade do solo em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA). O solo como componente centralizador de todos os processos. Avaliação dos principais indicadores da fertilidade do solo.

  6. Formação, Recuperação, Melhoramento e Reforma de pastagens.

  7. A estrutura da pastagem e sua implicação no crescimento vegetal e colheita da forragem pelos animais em pastejo. Dimensões espaço-temporais no processo de pastejo.

  8. Manejo das pastagens para otimizar o desempenho animal e vegetal. O pastoreio Rotatínuo: solução tecnológica para equilíbrio da interface solo-planta-animal.

  9. Sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA). Princípios da visão integrada nas escalas de parcela, propriedade rural e paisagem. Planejamento espaço-temporal de uso das áreas; Plano de Produção Integrada (PPI) – ocupação do solo no espaço e no tempo. Planejamento Forrageiro.

  10. Customização de modelos tecnológicos: Diversificação da produção, rotação e sucessão de culturas; Arranjos em sistemas integrados de produção agropecuária com lavouras agrícolas (soja/arroz/milho/trigo/floresta, e outras) e pecuária (carne/leite e outros).

 

 

 

Local de inscrição: 

Setor: Ciências Agrárias
Secretaria do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade
Rua dos Funcionários, 1540, Cabral, CEP 80035-050, Curitiba – Paraná
Horário: das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30
Telefone: (41) 3350-5607
Endereço eletrônico do setor: http://www.agrarias.ufpr.br/portal/

 

Edital disponível em: http://www.progepe.ufpr.br/progepe/concursos/docente/concursos_publicos/editais/Edital380-19.pdf

Demais documentos: http://www.progepe.ufpr.br/progepe/concursos/docente/concursos_publicos/concursos.html