Seleção de famílias de cana-de-açúcar tolerantes ao frio

Resumo

O objetivo deste projeto é avaliar famílias de cana-de-açúcar submetidas às condições de cultivo com maior incidência de frio. Para isto, foram instaladas a campo famílias de cana-de-açúcar que serão avaliadas quanto ao nível de tolerância ao frio. Serão selecionados genótipos dentro das famílias tolerantes ao frio e iniciará a indicação de genitores potenciais para serem utilizados em futuras hibridações visando a obtenção de famílias e genótipos tolerantes ao frio. Este projeto está inserido no Convênio firmado entre a UFPR/RIDESA e a Embrapa-Clima temperado que tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisa com a cultura da cana-de-açúcar no Estado do Rio Grande do Sul. Neste projeto já foram obtidos resultados de colheita em duas safras no RS e em dois locais e os genótipos selecionados estão em fase T3 de avaliação. Experimento com as mesmas famílias de cana-de-açúcar no estado do Paraná foi instalado na mesma época, para servir de base em rendimento agrícola. Os resultados preliminares indicaram que as 5 melhores famílias de irmãos germanos foram as mesmas nos dois ambientes testados, sendo indicativo de elevada estabilidade e com elevado valor genotípico.

Ricardo Augusto de Oliveira

Edelclaiton Daros