Suporte na análise de dados dos programas de melhoramento genético da cana-de-açúcar da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético

Resumo

A Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA) é composta por dez Universidades Federais (UFAL, UFRPE, UVF, UFRRJ, UFSCar, UFPR, UFG, UFMT, UFS e UFPI) que atuam em conjunto no desenvolvimento de novas cultivares de cana-de-açúcar. Nos seus 25 anos de existência a rede produziu 75 cultivares que atualmente ocupam 68% da área total de cultivo com cana-de-açúcar no Brasil. Para que novas cultivares sejam liberadas, a RIDESA conta com 79 bases de pesquisa. Englobando laboratórios das universidades, estações de cruzamento, estações experimentais e bases de seleção, sendo essas últimas conduzidas em parceria com as empresas do setor canavieiro. Toda essa rede experimental da RIDESA tem gerado uma enorme quantidade de informações que necessita de maior velocidade na análise dos dados. A rede de experimentos conduzida pela RIDESA tem gerado uma grande quantidade de dados experimentais, necessitando de uma maior integração e esforços de vários pesquisadores para que as informações possam ser processadas e usadas em tempo hábil durante o processo de seleção de famílias e de clones das diferentes fases dos programas de melhoramento genético. Para que novas estratégias de análise de dados possam estar sendo testadas e colocadas em prática nas rotinas das diferentes fases dos programas de melhoramento genético conduzidos pela RIDESA, torna-se essencial o envolvimento de estudantes de graduação, pós-graduação e de pesquisadores na coleta e análise dos dados gerados anualmente. Portanto, visando agregar estudantes e pesquisadores da UFPR em torno dos dados gerados pela RIDESA, de forma a facilitar e agilizar o processamento dos dados, se faz necessário a instalação de um Laboratório de Biometria no Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo (DFF) da UFPR. O Laboratório de Biometria será um ambiente propício para o treinamento de estudantes de graduação e pós graduação na análise de dados experimentais, a partir de cursos e aulas práticas com o uso de softwares gratuitos para análise de dados, a exemplo do R, Genes e Selegen. Além de servir ao propósito de treinamento, o Laboratório concentrará estudantes e pesquisadores na análise de dados de suas pesquisas, permitindo uma maior velocidade no processamento de dados gerados, otimizando o uso das informações obtidas anualmente nos experimentos conduzidas pela RIDESA. Além de contribuir para os avanços das pesquisas com cana-de-açúcar o Laboratório de Biometria também será de grande utilidade para as análises de dados com outras culturas, objetos de estudo de diferentes professores do DFF.

Coordenadores/colaboradores

Pesquisador* Titulação máxima Instituição Função no projeto/Área de conhecimento
Prof. Bruno Portela Brasileiro DS UFPR Coordenador

Estatística e Genética Quantitativa

Prof. Edelclaiton Daros DS UFPR Pesquisador

Produção Vegetal

Prof. Ricardo Augusto de Oliveira DS UFPR Pesquisador

Melhoramento de Plantas

Prof. João Carlos Bespalhok Filho PhD. UFPR Pesquisador

Melhoramento de Plantas

Prof. José Luis Camargo Zambon DS UFPR Pesquisador

Produção Vegetal

Prof. Luiz Alexandre Peternelli PhD. UFV Pesquisador

Estatística e Melhoramento de Plantas

Prof. Márcio Henrique Pereira Barbosa DS UFV Pesquisador

Genética e Melhoramento

Prof. Paulo Mafra de Almeida Costa DS IFC Pesquisador

Estatística e Genética Quantitativa

*Os cinco primeiros são professores do DFF e membros do PMGCA/UFPR (Programa de Melhoramento da Cana-de-açúcar da UFPR); os professores Luiz A. Peternelli e Márcio H. P. Barbosa são membros do PMGCA/UFV e fazem parte da RIDESA. O professor Paulo M. A. Costa é professor no Instituto Federal Catarinense e trabalha em parceira com o coordenador desse projeto e com os demais pesquisadores da RIDESA.