Setor de Ciências Agrárias

Menu

Laboratórios

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA FLORESTAL

DETF

Laboratório de Manejo de Bacias Hidrográficas e Qualidade de Água. 
Neste laboratório, se determina parâmetros físicos, químicos e biológicos de qualidade de água in natura, de água residual urbana, de água residual industrial (indústrias florestais) e de líquidos percolados de aterros sanitários. Pode ser conceituado como um laboratório básico de Qualidade de Água (físico-químico)
Responsável: Prof. Nivaldo Eduardo Rizzi
Técnico Administrativo vinculado: Dioneia Romero Claixto
Telefone: 3360-4257 / 3360-4246
E-mail: niva@ufpr.br, dicalixto@gmail.com
Página: http://www.hidrologia.ufpr.br

Laboratório de Anatomia e Qualidade da Madeira (LANAQM)
O Laboratório de Anatomia e Qualidade da Madeira – LANAQM atua na caracterização da estrutura anatômica da madeira, bem como sua influência na aplicação e processamento deste material. Também na identificação de espécies através de amostras de madeira e carvão, além da caracterização não destrutiva de diferentes materiais lignocelulósicos. É responsável por ministrar disciplinas de Painéis de madeira (I e II) nos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira, bem como no Programa de Pós Graduação em Engenharia Florestal, onde contribui com a formação de recursos humanos a nível de mestrado e doutorado.
Responsável: Profa. Silvana Nisgoski e Profa. Graciela Inés Bolzon de Muñiz.
Técnico administrativo vinculado: Eliane Lopes da Silva
Telefone:  3360-4272
E-mail: nisgoski@ufpr.br , eliane0103@gmail.com
Página: http://www.lanaqm.ufpr.br/

Atelier de Pequenos Objetos em Madeiras
O atelier transforma resíduos de madeira em objetos de decoração, jogos pedagógicos (inclusive já fizemos doação para escolas da prefeitura), jogos lógicos. Também são desenvolvidas atividades de marchetaria em lâmina e madeira sólida. O laboratório também serve de apoio para as aulas práticas de propriedades físicas da madeira. Em uma das práticas o estudante tem que construir dois objetos: um com madeira densa e outro com madeira leve e deverá relatar as diferenças encontradas nas operações de corte, colagem, lixamento, torneamento, etc.
Responsável: Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
E-mail: ghislaine@ufpr.br
Telefone:  3360 – 4271 / 3360-4295

Laboratório de Biodegradação e Preservação da Madeira
O Laboratório de Biodegradação e Preservação da Madeira tem como atividades principais das aulas práticas de identificação de peças deterioradas, fazer ensaios de degradação acelerada fungos , ensaios de preferência alimentar (cupins) e ensaios com preservantes além de determinação de presença e penetração de preservantes e cultura e isolamento de fungos.
Responsável: Prof. Rui André Maggi dos Anjos
Técnico Administrativo vinculado: Gisele Gimenez Brochini
Telefone: +55 (41) 3360 – 4294 / 3360-4276
E-mail: gibrochini@yahoo.com.br, rui@ufpr.br
Página: em construção

Laboratório de Energia de Biomassa Florestal e Bioenergia
O Laboratório de Energia de Biomassa Florestal e Bioenergia tem como objetivo de determinar o potencial energético de biomassas como fonte de energia. Realiza estudos em madeira, resíduos florestais, carvão vegetal, pellets, briquetes e outros através da caracterização físico-química destes biocombustíveis visando à utilização para fins energéticos.
Responsável:  Prof. Dimas Agostinho da Silva
Técnico Administrativo vinculado:  Fernando Augusto Ferraz
E-mail: dimass@ufpr.br, lebiomassa@gmail.com, fernando.ferraz@ufpr.br
Telefone: 3360 – 4292 / 3360-4245
Página: em construção

Laboratório de Logística Industrial
Responsável:  Profa. Mayara Elita Carneiro
Telefone: 3360 – 4223

Laboratório de Mecanização Florestal
O Laboratório de Abastecimento e Mecanização Florestal tem infraestrutura para atender pesquisas nas áreas de colheita, mecanização e infraestrutura florestal. O laboratório compreende dois módulos de 25,5 m 2 cada onde encontram-se os simuladores de máquinas florestais utilizados em aulas e projetos de extensão e computadores. Objetivo :Promover ensino, pesquisa, extensão e acompanhamento e evolução no desenvolvimento técnico-pratico de atividades relacionadas à mecanização, transporte e abastecimento florestal, garantindo a ação da instituição de ensino com a sociedade.
Responsável:  Prof. Renato Cesar G.Robert
E-mail: renatorobert@ufpr.br
Página: em construção

Laboratório de Painéis de Madeira
O Laboratório de Painéis de Madeira desenvolve atividades relacionadas a pesquisa e desenvolvimento de painéis reconstituídos de madeira. Dispõe de estrutura física para geração de painéis da madeira compensada, painéis laminados unidirecionais, painéis aglomerados, painéis de fibras, painéis de partículas orientadas, painéis de colagem lateral e painéis cimento madeira, além de desenvolvimento de análises básicas de adesivos.
Responsável:  Profa. Rosilani Trianoski
Técnico Administrativo vinculado:  Ademir Jose Cavalli
E-mail: rosilani@ufpr.br
Telefone: 3360 – 4305 / 3360-4270

Página:em construção

Laboratório de Polpa e Papel
O laboratório se dedica exclusivamente ao ensino, à pesquisa e à assessoria técnica na área de produção de polpa celulose e papel. Oferece disciplinas na graduação e pós-graduação. Por intermédio de pesquisas, pode promover a caracterização de matérias primas convencionais ou alternativas, análise de processos de obtenção de polpa celulósica, testes de aditivos, produção e caracterização de papéis, cartões e biofilmes. Por meio de cooperações, desenvolve relatórios técnicos científicos que visam solucionar problemas técnicos relativos a empresas do ramo. Temos por objetivo formar profissionais em nível de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado bem como realização de pesquisas básicas e aplicadas necessárias ao desenvolvimento tecnológico do segmento industrial produtor de polpa celulósica e papel.
Responsável: Prof. Umberto Klock, Prof. Alan Sulato de Andrade e Prof. Ivan Venson
Telefone: 3360-4291
E-mail: klockuer@gmail.com, alansulato@gmail.comvenson.ivan@gmail.com
Página: www.madeira.ufpr.br

Laboratório de Secagem de Madeiras
O Laboratório de Secagem de Madeira – LSM atende aos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia industrial Madeireira, na graduação e pós-graduação. Realiza pesquisa na área de secagem de madeira para o desenvolvimento cientifico e aplicado. Utiliza o laboratório em aulas práticas envolvendo alunos de graduação e pós-graduação, desenvolvendo tecnologias que visem à melhoria da eficiência e o maior aproveitamento do material madeira na produção de produtos de maior valor agregado.
Responsável:  Prof. Ricardo Jorge Klitzke
Telefone: 3360 – 4324 / 3360-4267
E-mail: rklitzke@ufpr.br
Página: em construção

Laboratório de Segurança do Trabalho
Responsável:  Prof.  Renato Cesar Gonçalves Robert e Prof. Sandro José Andrioli Bittencourt
Telefone: 3360 – 4223

Laboratório de Química da Madeira
O laboratório se dedica exclusivamente ao ensino, à pesquisa e à assessoria técnica na área de química da madeira e processos químicos de obtenção de produtos. Oferece disciplinas na graduação e pós-graduação. Por intermédio de pesquisas, pode promover a caracterização química quantitativa de matérias primas convencionais ou alternativas, análise de processos químicos de obtenção de produtos madeireiros e não madeiráveis. Por meio de cooperações, pode desenvolver relatórios técnicos científicos que visam solucionar problemas técnicos relativos a empresas do ramo. Temos por objetivo formar profissionais em nível de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado bem como realização de pesquisas básicas e aplicadas necessárias ao desenvolvimento tecnológico do segmento industrial químico de recursos florestais.
Responsável: Prof. Umberto Klock e Prof. Alan Sulato de Andrade
Telefone: 3360-4291
E-mail: klockuer@gmail.com, alansulato@gmail.com
Página : www.madeira.ufpr.br

Laboratório de Tecnologia da Madeira – Propriedades Físicas e Mecânicas
As atividades do Laboratório estão voltadas a pesquisa, ensino e assessoria em Caracterização tecnológica de madeiras tropicais, nativas e reflorestadas. Avaliação de pontecialidades de novos usos de madeiras nativas e exóticas. Avaliação de conformidades de produtos de madeira, sobre critérios de normas nacionais e internacionais ( ABNT,ASTM,EN). Desenvolvimento de Novos Produtos a base de madeira  móveis, estruturas e painéis).Ensaios não destrutivos para caracterização de propriedades de madeira. Cursos sobre as propriedades da madeira e tecnologias de utilização. Treinamento e capacitação técnica para laboratórios de ensaio de madeira.
Responsável:: Prof. José Guilherme Prata
Técnico Administrativo vinculado:  Mariuci Torres dos Santos
Telefone: 3360 – 4313 / 3360-4312
E-mail: prata@ufpr.br
Página: em construção

Laboratório de Tecnologia Industrial
O laboratório se dedica exclusivamente ao ensino, à pesquisa e à assessoria técnica na área de automação e equipamentos industriais. Oferece disciplinas na graduação. Por intermédio de pesquisas, pode promover o desenvolvimento de sistemas elétricos, pneumáticos e hidráulicos, sistemas térmicos bem como análise de equipamentos de fluxo e projeto de equipamentos industriais. Por meio de cooperações, pode desenvolver relatórios técnicos científicos que visam solucionar problemas técnicos relativos a empresas do ramo. Temos por objetivo formar profissionais em nível de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado bem como realização de pesquisas básicas e aplicadas necessárias ao desenvolvimento tecnológico do segmento industrial madeireiro.
Responsável: Prof. Ivan Venson, Prof. Alan Sulato de Andrade
Telefone: 3360-4314
E-mail: venson.ivan@gmail.com, alansulato@gmail.com
Página: www.madeira.ufpr.br

Laboratório de Usinagem de Madeiras
O Laboratório de Usinagem de Madeira – LUM desenvolve atividades de apoio aos diversos laboratórios ligados ao DETF e ao DECIF na preparação de corpos de prova para ensaios físicos, químicos, anatômico e mecânicos da madeira. Atende também atividades didáticas com aulas práticas e pesquisas dentro das disciplinas de graduação e pós-graduação que abordem os temas relacionados com processo de corte, equipamentos e ferramentas envolvidas.
Responsável: Prof. Ricardo Jorge Klitzke
Técnico Administrativo vinculado:  Mauro Vitor Greco Távora
Telefone: 3360 – 4292 / 3360-4245
E-mail: rjklizke@ufpr.br, mauro.tavora@gmail.com
Página: em construção.

 

DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DZO

Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais (GIA)
A principal missão do GIA é assumir um papel direto na interação entre setor acadêmico, a iniciativa privada e a sociedade civil em geral, transpondo os muros universitários, aplicando com excelência e eficiência, métodos técnico-científicos na resolução de problemas ambientais, sociais e econômicos que dizem respeito aos mais diferentes setores da sociedade brasileira.
Responsável: Prof.  Antonio Ostrenski Neto
Telefone:  3350-5634 / 3353-3861
E-mail: gia@gia.org.br
Página: http://www.gia.org.br/

Laboratório de Bem Estar Animal (LABEA)
A missão do LABEA é melhorar a qualidade de vida dos animais, através de ensino de graduação e pós-graduação em medicina veterinária e zootecnia e do desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa que culminem de forma direta ou indireta em um aumento do grau de bem-estar dos animais.
Responsável: Profa. Carla Forte Maiolino Molento
Telefone: 3350-5788
E-mail : labea@ufpr.br
Página : http://www.labea.ufpr.br/portal/
Redes sociais:https://www.facebook.com/Labea-Laboratório-de-Bem-estar-Animal-352234531520072/?fref=ts

Laboratório: GRUPEEQUI, Laboratório e Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Equideocultura(LAPEEQUI)
O Laboratório e Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Equideocultura (GRUPEEQUI) inaugurado em maio de 2007, conta com professores, funcionários, profissionais, alunos de graduação dos Cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia, pós-graduandos dos Programas de Pós-graduação em Zootecnia e em Ciências veterinárias, da Universidade Federal do Paraná. O objetivo do GRUPEEQUI é fomentar a equideocultura por meio do conhecimento das variáveis que norteiam o manejo responsável dos cavalos, por meio da divulgação deste conhecimento à sociedade interessada na espécie e servir de referência para os estudos acadêmicos, técnicos e profissionais relacionados aos equinos. Pesquisa de forma ampla os sistemas de produção de equinos e as relações desta espécie com o ambiente em centros de criação e/ou treinamento rurais e urbanos.
Responsável: Prof. João Ricardo Dittrich
Telefone: 3350-5625 / 9141 1405
E-mail : grupeequi@yahoo.com.br
Página: www.gege.agrarias.ufpr.br
Redes sociais: Facebook: GRUPEEQUI

Laboratório de Genética Aplicada ao Melhoramento Animal (GAMA)
O Grupo de Estudos Avançados em Melhoramento Animal (GAMA) desde de 2009 deixou de ser um grupo de estudos e passou a ser um laboratório cujo nome significa: Laboratório de Genética Aplicada ao Melhoramento Animal que tem como objetivos treinar alunos de graduação e pós-graduação em ciências agrárias, ou de áreas afins, a executar projetos de pesquisa e extensão nesta área do conhecimento. A possibilidade de manipular e analisar banco de dados de rebanhos comerciais permitirá ao aluno identificar as reais demandas dos diferentes sistemas de criação das espécies de interesse zootécnico.Em 2016 o GAMA conta com 3 doutorandos, 1 mestrando e 8 alunos de graduação da UFPR.
Responsável: Profa. Laila Talarico Dias e o Prof. Rodrigo de Almeida Teixeira.
Site: www.gama.ufpr.br
Facebook: https://www.facebook.com/GAMA-Laborat%C3%B3rio-de-Gen%C3%A9tica-Aplicada-ao-Melhoramento-Animal-119517691529127/?fref=ts
E-mails: gamaufpr@gmail.comgama@ufpr.br
Telefones: 3350-5704 / 3350-5710

Laboratório de Nutrição Animal
O Laboratório de Nutrição Animal pertence ao Departamento de Zootecnia, e tem como coordenador o Prof. Alex Maiorka.
O quadro de servidores técnicos administrativos é composto por Cleusa Bernardete Marcon de Brito – Técnica de Laboratório, Hair Ferrarini – Técnico de Laboratório, Aldo Slaviero – Técnico Agropecuário e Ruy de Lara Ramos – Economista. Possui também um funcionário contratado através do convênio com a Fundação da UFPR, o Médico Veterinário Marcelo Ivan de França.
O Laboratório dá suporte as disciplinas de Bromatologia, Nutrição Geral, Nutrição de Ruminantes, Nutrição de Não Ruminantes, Nutrição de Cães e Gatos, e, Processamento de Alimentos e Rações, ofertadas para os cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.
Também auxilia nos trabalhos de pesquisas de Iniciação Científica dos cursos de graduação acima mencionados, bem como dos cursos de Pós Graduação em Medicina Veterinária e no Curso de Pós Graduação em Zootecnia (Mestrado e Doutorado).
O Laboratório executa análises bromatológicas de matérias primas, subprodutos e rações utilizadas na alimentação animal, bem com excretas e fezes para determinação de digestibilidade, pelo método químico.
Responsável: Prof. Alex Maiorka
Telefone: 3350-5627 Fax: 3252-4149.
E-mail: labzoo@ufpr.br

Grupo de Estudos em Produção de Ruminantes (GEPRU)
Telefone: 3350-5704

Laboratório de Estudos e Pesquisa em Produção e Nutrição de Não-Ruminantes (LEPNAN)
O Grupo de estudos LEPNAN foi fundado no dia 31 de maio de 2006. São realizadas pesquisas relacionadas a digestibilidade, desempenho, processamento de dietas e metodologias de avaliação nutricional em animais não ruminantes. O objetivo do grupo é promover a atualização e aperfeiçoamento dos integrantes em ensino e pesquisa especialmente nas áreas de avicultura e suinocultura, além de realizar a integração entre a comunidade acadêmica e a indústria.
Responsável: Profa Simone Gisele de Oliveira
Telefone: 3350-5822
E-mail:lepnan@ufpr.br
Página: http://lepnan.wixsite.com/nutri
Redes sociais: https://www.facebook.com/lepnan.ufpr/

Laboratório de Estudos em Nutrição Canina (LENUCAN)
O Lenucan foi criado em 2004 com a finalidade de desenvolver estudos e pesquisas em nutrição de cães. As principais avaliações realizadas são sobre a digestibilidade e palatabilidade de ingredientes e aditivos, processamento de dietas e metodologias de avaliação nutricional em cães. Ainda são realizados estudos sobre o impacto de ingredientes e nutrientes na saúde e características fecais dos cães. O Lenucan atende alunos de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado da UFPR e de outras instituições de ensino.
Professor responsável: Profa. Ananda Portella Félix
Técnico administrativo vinculado: Não há
Telefone:  3350 5826
E-mail: apfelix@ufpr.br
Página: http://lepnan.wixsite.com/nutri/lenucan

Laboratório de Sistematização, Análise e Modelagem em Nutrição e Produção Animal – LabSisZoot
Treinamento em técnicas de sistematização e metanálise de dados e experimentação e modelagem matemática aplicada aos sistemas de produção animal, especialmente envolvendo suínos
Responsável: Prof. Marson Bruck Warpechowski
Telefone: 3350 5779
E-mail : labsiszoot@ufpr.br, labsiszoot@gmail.com
Página: www.ufpr.br/~labsiszoot
Redes sociais: https://www.facebook.com/labsiszoot

Laboratório de Palinologia Apícola
Este laboratório tem como objetivo preparar uma palinopoteca de lâminas e imagens dos diferentes tipos polínicos para caracterizar a origem botânica dos méis e pólen no Bioma da Floresta com Araucária. Temos o espaço físico no Setor de Ciências Agrárias para alocar os equipamentos e materiais necessário ao seu funcionamento, porém esse espaço necessita de pequenas adequações. A subprefeitura do Setor de Ciências Agrárias se dispôs a realizar esses pequenos ajustes, mas em função de falta de mão de obra, funcionários e recursos financeiros esse laboratório ainda se encontra desativado.
Responsável: Prof. Adhemar Pegoraro.
Telefone: 3350-5778
E-mail: labapiculturaepolen@gmail.com

Laboratório de Produção e Pesquisa em Ovinos e Caprinos (LAPOC)
Realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão das atividades ovinocultura e caprinocultura, com foco principal nos estudos de sistemas de produção de carne ovina e caprina. Atualmente, possui raças ovinas Suffolk e White Dorper e raça caprina Boer. Desenvolve atividades com a participação de alunos de Iniciação Científica e do  Programa de Voluntariado Acadêmico, e alunos de Pós Graduação em Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado.
Responsável:  Profª Alda Lúcia Gomes Monteiro
Telefones 3301-8901 (Fazenda Canguiri)
E-mail: aldaufpr@gmail.com, lapocufpr@gmail.com
página do laboratório: www.facebook.com/LAPOC

Laboratório Didático de Cunicultura
Criatório de coelhos em sistema intensivo. O criatório fica na Fazenda Experimental Canguiri – UFPR. É composto por seis galpões com aproximadamente 100m² cada. Em cada galpão, são mantidos coelhos de raças diferentes, para atender as necessidades de ensino, pesquisa e extensão em cunicultura. Atualmente são atendidos no criatório, os alunos dos Cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia; além de produtores interessados em atualização técnica.
Responsável: Prof. Antonio João Scandolera
Técnico administrativo vinculado: Milena Toporovisky
Telefone: 3301-8901 – Fazenda Experimental
E-mail para contato laboratório: ajscandolera@ufpr.br

Laboratório de Criação e Incubação de Animais Alternativos, Silvestres e Exóticos (LACRIAS)
O LACRIAS é um laboratório que visa produzir e difundir conhecimento na área de criação e produção de animais silvestres. Atualmente o LACRIAS está sediado na Fazenda Experimental do Canguiri – Pinhais – PR e dispõe de um plantel de 350 aves, dentre elas espécies domésticas, silvestres nativas e exóticas, utilizadas basicamente para fins didáticos e técnico-científicos dos alunos de graduação e pós graduação dos cursos ligados as Ciências Agrárias.
Responsável: Profª. Chayane da Rocha
Telefones: 3350-5825
E-mail: chayane.ufpr@gmail.com
Página:http://lacrias.wix.com/ufpr/home

Laboratório de Ensino e Pesquisa em Equinocultura (GRUEEQUI)
O Laboratório e Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Equideocultura (GRUPEEQUI) inaugurado em maio de 2007, conta com professores, funcionários, profissionais, alunos de graduação dos Cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia, pós-graduandos dos Programas de Pós-graduação em Zootecnia e em Ciências veterinárias, da Universidade Federal do Paraná. O objetivo do GRUPEEQUI é fomentar a equideocultura por meio do conhecimento das variáveis que norteiam o manejo responsável dos cavalos, por meio da divulgação deste conhecimento à sociedade interessada na espécie e servir de referência para os estudos acadêmicos, técnicos e profissionais relacionados aos equinos. Pesquisa de forma ampla os sistemas de produção de equinos e as relações desta espécie com o ambiente em centros de criação e/ou treinamento rurais e urbanos.
Responsável: Prof. João Ricardo Dittrich
Técnico administrativo vinculado:
Telefone: 3350-5625
E-mail: grupoequi@yahoo.com.br
Página:www.gege.agrarias.ufpr.br

Laboratório de Inovação em Produção de Aves – LInAve
O LInave é laboratório de desenvolvimento de técnicas de Zootecnia de Precisão aplicadas à produção de aves.
Atualmente desenvolve projeto de sistema de previsão meteorológica para suporte a tomadas de decisão.
Busca a aplicação de recursos tecnológicos como a aplicação de inteligência artificial em softwares para o controle de rebanhos baseadas em sinais do ambiente de produção tendo o comportamento animal e a física do ambiente como elementos geradores de sinais processáveis e passíveis de automação.
Professor responsável: Prof. Dr. Marcos Martinez do Vale
Telefone: 3350-5821
E-mail: marcos.vale@ufpr.br
Página: (em construção): http://www.agrarias.ufpr.br/portal/linave/

Centro de Pesquisa em Forragicultura (CPFOR)
O Centro de Pesquisa em Forragicultura (CPFOR) é um laboratório vinculado ao Departamento de Zootecnia do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná, que tem por objetivos: Centralizar e promover a elaboração, realização e discussão de pesquisas em Forragicultura dentro da UFPR, bem como atrair o interesse de outros pesquisadores do Paraná e do Brasil para realização de pesquisas conjuntas; Promover maior envolvimento da comunidade acadêmica (graduação e pós-graduação) com pesquisas e extensão em Forragicultura, estimulando a difusão do conhecimento; Estimular a captação de recursos para pesquisa e estrutura física junto a agências de fomento, parceiros institucionais e iniciativa privada.
O CPFOR desenvolve as seguintes linhas de pesquisa: Qualidade de plantas forrageiras e alimentos fibrosos; Produção de silagens; Aditivos na conservação de forragens; Impacto ambiental da conservação de forragens; Produção e manejo de pastagens. O laboratório fica sediado na Fazenda Experimental do Canguiri da UFPR, no município de Pinhais/PR.
Responsável: Prof. Patrick Schmidt
Telefone: 3350-5639
E-mail: patricks@ufpr.br
Página: www.ensilagem.com.br

Laboratório de Pesquisas em Bovinocultura (LAPBOV)
Responsável: Prof. Paulo Rossi Junior
Telefone: 3350-5765 / 3350-5761
E-mail: lapbov@ufpr.br
Página: www. lapbov.com.br

Laboratório de Controle e Análise de Rebanhos Leiteiros e Qualidade do Leite
Responsável:  Prof. Rodrigo de Almeida
Contato:  3350-5708

Laboratório Didático de Suinocultura
Laboratório didático de suinocultura em sistema intensivo de criação – Fazenda Experimental Canguiri – UFPR.  O criatório em sistema intensivo confinado, de ciclo completo, encontra-se em fase de reforma e preparo, para o povoamento com matrizes comerciais de elevado desempenho zootécnico. Está sendo reestruturado, com a finalidade de proporcionar condições para o ensino, pesquisa e extensão em suinocultura intensiva.
Professor responsável: Antonio João Scandolera
Técnico administrativo vinculado: Milena Toporovisky
Telefone: 3301-8901 – Fazenda Experimental
E-mail : ajscandolera@ufpr.br:

 

DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA E FITOSANITARISMO

DFF

Laboratório de Fitotecnia
No laboratório são realizadas pesquisas sobre diversas culturas e plantas dos docentes do DFF e de alunos do Programa de Pós-Graduação em Agronomia-Produção Vegetal e da Graduação em Agronomia. Dentre os diversos equipamentos possui WHINRHIZO para caracterizar as raízes das plantas; secadores para avaliações da massa seca e câmara seca para armazenamento de materiais vegetais. Local para realização de aulas práticas na área de Fitotecnia; Agricultura e estágio para alunos da UFPR.
Responsável:  Prof. Edelclaiton Daros, Prof. Ricardo Augusto de Oliveira
Técnico administrativo vinculado Maria Emília Kudla
Telefone: 3350-5636
E-mail: ededaros@ufpr.br, rico@ufpr.br

Laboratório de Ecofisiologia
No laboratório é realizada a determinação da concentração de macromolécula (clorofila, açúcares, proteínas, aminoácidos) e atividades enzimáticas (peroxidase, redutase de nitrato) em tecido vegetal. Atividades didáticas e de pesquisa na área de Fisiologia da Produção. Análise bioquímica de tecidos vegetais e extração e análise de metabólitos secundários.
Responsável: Professor Dr. Cícero Deschamps
Técnico administrativo vinculado: Roger Raupp Cipriano
Telefone: 3350-5752 / 3350-5687
E-mail: cicero@ufpr.br

Laboratório de Análise e Tecnologia de Sementes
Laboratório didático, voltado para o ensino e a pesquisa na área de produção e tecnologia de sementes.
Responsável: Profa. Maristela Panobianco Vasconcellos
Técnico administrativo vinculado: Roseli do Rocio Beggiora
Telefone:  3350-5714
E-mail: maristela@ufpr.br

Laboratório de Micropropagação de Plantas
O Laboratório atende as atividades de ensino e pesquisa de alunos de graduação e pós-graduação. As pesquisas desenvolvidas envolvem a cultura de tecidos de plantas, com ênfase na micropropagação, embriogênese somática, micro-enxertia e cultura de células em suspensão de espécies frutíferas, florestais e medicinais. Também são realizados trabalhos de transformação genética por Agrobacterium e biobalística.
Responsável: Prof. Luiz Antonio Biasi
Técnico administrativo vinculado: Carlos Eduardo Piemonte Maduro
Colaboradores:  Prof.Cícero Deschamps,    Prof.  Flávio Zanette,  Prof.  João Carlos Bespalhok Filho, Profa Marguerite G. G. Quairin
Telefone: 3350-5728
E-mail: biasiufpr@gmail.com

Laboratório de Fitopatologia.
Laboratório fornece apoio às disciplinas de graduação e pós-graduação envolvendo o tema Fitopatologia, sendo utilizado por estudantes, professores e colaboradores.
Disciplinas que utilizam o laboratório: Fitopatologia Geral, Fitopatologia Especial, Fitossanidade Florestal, Nematologia Agrícola e Introdução à Pesquisa em Fitopatologia (Graduação). Controle Químico de doenças de plantas, Fungos Fitopatogênicos, Epidemiologia para o Manejo de Doenças de Plantas, Diagnose de Doenças de Plantas e Princípios e Métodos em Fitopatologia (Pós-graduação).
Responsável: Profa. Renata Faier Calegario
Colaboradores: Prof.Henrique da Silva Silveira Duarte,  Profa  Louise Larissa May De Mio, Profa Lucimeris Ruaro
Técnico administrativo vinculado: Cleia Maria Branco da Cunha
Telefone: 3350-5755
E-mail: renata.faier@ufpr.br

Laboratório de Manejo Integrado de Pragas (LAMIP)
O laboratório foi projetado para estudos de biologia, toxicologia e multiplicação de artrópodos para projetos de graduação e pós-graduação. Possui três salas de criação, sala de estudos biológicos. Manejo de pragas em fruteiras e estratégias complexas, com ênfase para controle biológico e uso de semioquímicos. Estudos sobre resistência de artrópodos a produtos fitossanitários.
Responsável: Prof. Lino Bittencourt Monteiro
Técnico administrativo vinculado: Edson Chappuis
Telefone:  3350-5690 / 3350-5671
E-mail: lbmonteiro@terra.com.br

Laboratório de Defesa Sanitária Vegetal
O Laboratório de Defesa Sanitária Vegetal é um laboratório didático utilizado para realização de aulas práticas de tecnologia de aplicação, com foco em equipamentos para aplicação de produtos fitossanitários químicos e biológicos costais, manuais, motorizados e pontas de pulverização.
Responsável: Prof. Mário Nieweglowski Filho
Telefone: 3350-5686
E-mail: mniewe@ufpr.br

Laboratório de Patologia de Sementes
Os objetivos são aulas práticas de análise e beneficiamento de sementes na Graduação e Pós-Graduação, pesquisa na área de tecnologia de sementes, e análises da qualidade física e fisiológica de sementes.
Responsável: Prof. José Cavassin Tosin
Telefone: 3350-5744
E-mail: jct@ufpr.br

Laboratório de Epidemiologia para Manejo Integrado de Doença (LEMID 1)
Estudos epidemiológicos para direcionar o manejo integrado envolvendo controle biológico e estudo sobre resistência a fungicidas para doenças importantes.
Os projetos do laboratório estão direcionados para estudo epidemiológicos da podridão parda do pessegueiro com base em desenvolvimento de produtos para o controle alternativo aos fungicidas e, estudos de populações relacionado a variabilidade e resistência a fungicidas de todas regiões produtoras do Brasil.
Outros patossistemas de interesse do grupo relacionam-se com espécies de Colletotrichum em várias frutíferas temperadas como pessegueiro, macieira e caquizeiro. Ainda estudos sobre desenvolvimento de epidemias e controle de patógenos em videira e figueira.
O laboratório tem também uma linha de pesquisa com doenças na cultura da soja em relação a resistência de patógenos a fungicidas e desenvolvimento de estratégias de controle para serem associadas aos fungicidas.
Responsável: Profa Louise Larissa May De Mio,Prof.Henrique da Silva Silveira Duarte
Técnico administrativo vinculado: Tiago Martins Aragão Rodrigues e Simone Nickel Chielewski
Telefone 3350-5646
E-mail: maydemio@ufpr.br

Laboratório de Epidemiologia para Manejo Integrado de Doença (LEMID 2)
Estudos sobre epidemiologia e controle de doenças de plantas. Os projetos do laboratório estão direcionados para estudos sobre quantificação e estudos sobre o monociclo de doenças de doenças e uso de cogumelos no controle de fitonematoides.
Responsável: Prof. Henrique da Silva Silveira Duarte e Profa Louise Larissa May De Mio
Técnico administrativo vinculado: Tiago Martins Aragão Rodrigues e Simone Nickel Chielewski
Telefone: 3350-5646
E-mail: maydemio@ufpr.br, henriqueduarte@ufpr.br 

Laboratório de Pós-colheita de Produtos Hortícolas
No Laboratório de Pós-colheita de Plantas Hortícolas são realizadas pesquisas de avaliação de tratamentos para manutenção de qualidade pós-colheita de frutas, hortaliças e flores. Visa aumento da vida de prateleira e do potencial de armazenamento de frutas, hortaliças e flores. Este laboratório tem uma área de 80 m2 e situa-se no Centro de Estações Experimentais do Canguiri.
Responsável: Profa Francine Lorena Cuquel
E-mail: francine@ufpr.br

Laboratório de Epidemiologia Molecular – LAEM
Descrição: estudos de populações de patógenos relacionados a variabilidade e a resistência de fungos. Além destes, o laboratório atende a área de biologia molecular e de virologia vegetal.
Responsável: Profa Louise Larissa May De Mio e Prof. João Carlos Bespalhok Filho
Colaboradora: Renata Faier Calegario
Técnico administrativo vinculado: Tiago Martins Aragão Rodrigues e  Simone Nickel Chielewski
Telefone: 3350-5736
E-mail. maydemio@ufpr.br, bespa@ufpr.br

Laboratório de Defesa Sanitária Vegetal e Controle de Plantas Daninhas
Fitossanidade e Controle de Plantas Daninhas
Responsável:  Cristina Gonçalves de Mendonça e Mario Niewegloski Filho
E-mail: mniewe@ufpr.br, cristinagm@ufpr.br

Laboratório de Proteção de Plantas
A pesquisa no Laboratório tem o foco na Resistência de Plantas à Doenças, Indução de resistência em plantas a patógenos, Etiologia e controle de doenças em olerícolas e grandes culturas. Faz parte das atividades do laboratório a manipulação de micro-organismos associados às sementes, com ênfase no controle com produtos biológicos, naturais e químico. O Laboratório apoia os trabalhos de alunos da graduação e pós-graduação, supervisionados de docentes do curso de Agronomia.
Coordenadora: Lucimeris Ruaro
Técnico administrativo vinculado: Virgínia Tenório de Carvalho
Telefone:  3350-5744
E-mail: lucimeris@ufpr.br

 

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DO SOLO E EXTENSÃO AGRÍCOLA

DSEA

Laboratório de Biogeoquímica
O Laboratório é voltado principalmente às atividades de pesquisa sobre a dinâmica biogeoquímica dos elementos C, N e P. Para tal possui os seguintes equipamentos: analisador CNHOS Elementar Vario EL III, analisador ISO TOC Cube Elementar e Espectrofotômetro UV-VIS Shimadzu mini 1240, que permitem determinações analíticas destes elementos em amostras sólidas e líquidas. Está equipado também para avaliação da respiração do solo (ou da serapilheira ou compostos orgânicos, p.e.) e da mineralização do N no solo. Estas determinações analíticas são realizadas nos seguintes equipamentos: analisador IRGA (Infra Red Gaz Analyser) e incubadoras B.O.D. Possui outros equipamentos de apoio às análises como centrífuga para tubos de 50 mL; estufas de secagem de plantas; moinhos para solos e material vegetal; balanças analíticas e refrigeradores. Para os trabalhos de campo, a equipe do LAB conta com diversos utensílios de coleta de solo, serapilheira, amostras foliares e também trados para a coleta de amostras de tronco. Conta com diversos equipamentos, reagentes e vidrarias, como por exemplo, os aparelhos de espectrofotometria de absorção atômica e de emissão de chama, centrífuga, estufas, capela especial para digestão fluorídrica e material de informática, destacando-se computador Pentium e impressora jato de tinta, para registro das amostras
Responsável:  Prof. Renato Marques
Técnico administrativo vinculado: Fabiana Gavelaki
Telefone: 3350-5679
E-mail: rmarques@ufpr.br

Laboratório de Biologia do Solo
Conta com diversos reagentes e vidrarias, autoclave , centrífugas, balanças analítica, pH-metro, estufas, capela de fluxo laminar, micro-ondas, 15 microscópios bioculares e 15 lupas. Esse laboratório recebeu, recentemente, uma reforma física completa para melhor otimizar sua capacidade e funcionalidade. Laboratório para cultivo de microrganismos e fauna edáfica, equipado com microscópios, autoclave, incubadoras, refrigerador, câmara de fluxo laminar, entre outros.
Responsável: Prof. Jair Alves Dionísio , Profª Glaciela Kaschuck
Técnico administrativo vinculado: Letícia Gonçalves Maduro
Telefone: 3350- 5677
E-mail: glaciela.kaschuk@ufpr.br, jair@ufpr.br

Laboratório de Eletrificação Rural
O Laboratório é utilizado para finalidades didáticas da disciplina Eletrificação Rural do curso de Agronomia, e auxilia o desenvolvimento de atividades de extensão (Projeto Tecnologia Social) e pesquisa (uso sustentável da água e energia). A estrutura e equipamentos existentes dentro do laboratório são: (a) Quatro bancadas para realização de práticas e testes envolvendo o uso de energia elétrica em baixa tensão; (b) Conjunto didático de motores monofásicos e trifásicos para realização de práticas de ligação de motores; (c) Conjunto didático para realização de práticas de ligação de lâmpadas e tomadas (interruptores simples e paralelo); (d) Conjunto de chaves manuais e semiautomáticas (partida direta, estrela-triângulo e série-paralelo) para dar partidas em motores; (e) Computadores destinados à demonstração de modelos e programas desenvolvidos visando o planejamento e utilização racional da água e energia no meio rural e urbano; (f) Material didático destinado à demonstração e realização de práticas envolvendo áreas da eletrotécnica e eletrologia, cerca elétrica, correções de baixo fator de potência, desenvolvimento de projetos elétricas em baixa tensão, tarifação horo-sazonal, geração e distribuição da energia elétrica, entre outros.
Responsável: Jorge Luiz Moretti de Souza
Telefone: 3350-5689
E-mail: jmoretti@ufpr.br

Laboratório de Exposição Didática de Solos
O Laboratório é um espaço para visitação de grupos de todos os níveis educacionais que abriga um conjunto de experiências sobre as funções e propriedades do solo no ambiente com a finalidade de difundir a importância do recurso natural solo para manter a qualidade dos ambientes rurais e urbanos. O laboratório Exposição Didática de Solos atua na popularização da ciência do solo, sendo um espaço de experimentação interativa sobre solos. Além disso com uma coleção de monólitos de solos coletados em várias regiões do estado do Paraná. Os visitantes (estudantes e professores da educação básica e ensino superior, agricultores, e público em geral) tem a oportunidade de desenvolver o conhecimento, de maneira lúdica, sobre a importância das funções do solo para o seu cotidiano. Neste laboratório, além de aulas de graduação (bacharelado e licenciatura) e pós-graduação, são desenvolvidas atividades vinculadas ao Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR, recebendo escolas e professores de Curitiba e outras regiões do estado.
Responsável: Fabiane Machado Vezzani
Telefone: 3350-5609
E-mail: vezzani@ufpr.br
Página http://www.escola.agrarias.ufpr.br/index.htm
Redes sociais: https://www.facebook.com/solonaescola

Laboratório de Química e Fertilidade do Solo
O Laboratório de Química e Fertilidade do Solo faz parte da infraestrutura do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola e atua nas áreas de ensino, pesquisa e prestação de serviços para a comunidade. Dentre os serviços, destaca-se a análise química de solos para fins de recomendação de calagem e adubação. O Laboratório faz parte do programa de controle de qualidade de análises de solo da Comissão Estadual de Laboratórios de Análises Agronômicas (CELA-PR). Os principais equipamentos existentes são: espectrofotômetro de absorção atômica, espectrofotômetro de chama, balança analítica, pHmetro, condutivímetro, mesa agitadora, capela de exaustão de gases e estufa de secagem e esterilização.
Responsável: Profª Drª Eloana Janice Bonfleur
Técnico administrativo vinculado: Carla Gomes de Albuquerque
Telefone: 3350-5680
E-mail: eloanabonfleur@ufpr.br
Página : http://www.dsea.ufpr.br/8_laboratorios.htm#fertilidade

Laboratório de Física do Solo
O Laboratório de física do solo atende alunos de graduação e Pós-graduação, realizando aulas práticas e análises laboratoriais para pesquisa. São determinadas textura do solo, densidade do solo, porosidade, curva de retenção de água no solo, resistência à penetração em laboratório, curva de compactação, entre outras. O laboratório também atende a comunidade, elaborando laudos para algumas análises, a mais comum é a textura do solo.
Professor responsável: Karina M. V. Cavalieri Polizeli
Técnico administrativo vinculado: Josyanne Meyer
Telefone: 3350-5678
E-mail: karina.cavalieri@ufpr.br

Laboratório de Fotointerpretação
Conta com diversos Softwares, além de diversos materiais para realização de aulas e pesquisas. Esse laboratório encontra-se provido dos mais modernos equipamentos de geoprocessamento de imagens, destacando-se uma mesa digitalizadora.
Responsável: Prof.. Luiz Claudio de Paula Souza

Laboratório de Hidráulica para Irrigação
Consiste na realização de práticas de hidrometria e irrigação pressurizada para medição de grandezas indispensáveis na irrigação como: pressão, vazão, velocidade de escoamento, testes de uniformidade, perfil radial de aplicação, entre outras. Atualmente o Laboratório encontra-se em fase de estruturação e implantação de equipamentos. a Análises de condutividade hidráulica na saturação, testes de infiltração de água no solo, avaliação de sistemas de aspersão.
Responsável: Prof. Robson André Armindo, Prof. Matheus Fonseca Durães
E-mail: rarmindo@ufpr.br, duraes@ufpr.br
Telefone: 3350-5672 / 3350-5689 / 3350-5649
Redes sociais: https://www.facebook.com/ra.armindo

Laboratório de Mineralogia do Solo
Com o aparato de equipamentos presentes no laboratório é possível realizar análise completa dos minerais dos solos e de suas frações. Em relação às análises ambientais são determinados os teores de metais pesados, em diferentes formas, em amostras de solo e plantas. Os trabalhos são exclusivos de pesquisa, não sendo realizadas análises como prestação de serviço. Conta com aparelho de difração de raios-X, marca PHILIPS, instrumentos e equipamentos para confecção de lâminas de seção delgada de amostras de solo, agitador, balanças de precisão, aparelho para análise térmica-diferencial, estufas, ultracentrífuga (até 26.000 rpm), pH-metro, banho-maria, chapa aquecedora, além de diversos reagentes e vidrarias.
Responsável: Prof. Vander de Freitas Melo, Profª Eloana Janice Bonfleur
Técnico administrativo vinculado: Maria Aparecida de Carvalho Santos
Telefone: 3350-5660
E-mail : melovander@yahoo.com.br, eloanabonfleur@ufpr.br

Laboratório de Modelagem de Sistemas Agrícolas (LAMOSA)
O Laboratório é utilizado atualmente para as seguintes finalidades: (a) Didáticas das disciplinas Análises de Da dos Ambientais (ACS 725) e Relação Água-Solo-Planta Atmosfera, ministradas no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, e desenvolvimento de atividades com alunos das disciplinas Energia na Agricultura (AL 049) e Fundamento de Hidrologia, Irrigação e Drenagem (AL 013), do curso de Agronomia; (b) Desenvolvimento de trabalhos científicos, principalmente rotinas e programas computacionais dentro do Projeto de Pesquisa denominado “Ciência e tecnologia voltada à utilização racional e sustentável do solo, água e energia em áreas agrícolas e urbanas”; (c) Desenvolvimento de atividades ligados ao Grupo de Pesquisa denominado Engenharia de água e solo – Estudo e desenvolvimento tecnológico para utilização sustentável da água e energia em áreas agrícolas e urbanas; e, (d) Desenvolvimento de trabalhos de extensão, dentro do Projeto “Tecnologia Social: difusão de tecnologias sociais para a utilização sustentável da água e energia em áreas rurais e urbanas.  Possui computadores, impressoras, scannersoftwares, quadro de vidro além de diversos materiais para realização de aulas e atividades de pesquisa voltadas ao desenvolvimento de programas computacionais e tecnologias para sustentabilidade agrícola e urbana. Esse laboratório também fica disponível aos alunos de graduação e pós-graduação, que atuam na área, para pesquisas na internet e redação de textos (artigos científicos e material didático) referentes às pesquisas que estão sendo desenvolvidas.
Professor Dr. Jorge Luiz Moretti de Souza
Telefone: 3350-5689
E-mail :jmoretti@ufpr.br

Laboratório de Tecnologia de Produtos Agrícolas (TPA)
Local de realização de atividades de graduação e pós-graduação na área de desenvolvimento de processo e produtos agroindustriais. O Laboratório de Física do Solos atende alunos de graduação e Pós-graduação, realizando aulas práticas e análises laboratoriais para pesquisa. São determinadas textura do solo, densidade do solo, porosidade, curva de retenção de água no solo, resistência à penetração em laboratório, curva de compactação, entre outras. O laboratório também atende a comunidade, elaborando laudos para algumas análises, a mais comum é a textura do solo
Responsável:  Prof. Agenor Maccari Junior, Profª Karina Maria Vieira C. Polizeli
Técnico administrativo vinculado: Josianne Meyer
Telefone: 3350-5676 /3350-5678
E-mail : maccari@ufpr.br, karina.cavalieri@ufpr.br

Laboratório de Nutrição Mineral de Plantas
Possui estrutura e equipamentos para realização de análises de tecidos de plantas, como o ICP (Plasma) e o Elementar. São análises utilizadas para verificação do estado nutricional das plantas, determinação da quantidade de nutrientes extraída e exportada pelo cultivo, verificação da ciclagem de nutrientes em ambientes naturais, entre outros.  Principais análises realizadas na rotina do laboratório: N, C, P, K, Ca, Mg, Fe, Cu, Mn, Zn e B. Outros nutrientes podem ser determinados mediante consulta prévia. Também pode realizar a leitura de elementos traços no ICP. O Laboratório desenvolve parceria com outros Laboratórios, Departamentos da UFPR e Instituições públicas ou privadas de ensino e pesquisa. Também presta serviço de análises de macro e micronutrientes para usuários externos à UFPR.
Responsável: Prof. Volnei Pauletti
Técnico administrativo vinculado: Fabiana Gavelaki
Telefone: 3350-5679
E-mail : vpauletti@ufpr.br

Laboratório Didático de Solos
Este é um laboratório didático utilizado para as aulas práticas de disciplinas relacionadas à pedologia e ensino da ciência do solo. O laboratório possui equipamentos como estufa, balança, microscópios binoculares, microscópios estereoscópicos, dentre outros, além de coleções de horizontes de solos, rochas, minerais, atributos morfológicos do solo, adubos e corretivos. Além das disciplinas de graduação (bacharelado e licenciatura) e pós-graduação, o laboratório também é utilizado para aulas de cursos de formação de professores da rede municipal e estadual de ensino, através do Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR.
Localização:  Setor de Ciências Agrárias
Responsável: Prof. Marcelo Ricardo de Lima
Telefone: 3350- 5603
E-mail: mrlima@ufpr.br

 Laboratório de Geoprocessamento e Fotointerpretação
O Laboratório de Geoprocessamento e Fotointerpretação tem como função prestar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola nas áreas de sistemas de informação geográfica (SIG), cartografia temática e sensoriamento remoto. Conta com 20 Microcomputadores com softwares para manipulação, processamento e geração de dados digitais geográficos sobre o meio físico aplicado as ciências agrárias.
Localização:  Setor de Ciências Agrárias
Responsável: Prof. Angelo Evaristo Sirtoli
Telefone: 3350-5654
E-mail: asirtoli@ufpr.br

 

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E EXTENSÃO RURAL

DERE

Laboratório de Economia dos Produtos Florestais não Madeiráveis – LENM
Está localizado no CIFOMA-Botânico. A criação do Laboratório de Economia de Produtos Florestais Não Madeireiros tem origem a partir das seguintes iniciativas: a) Criação das disciplinas de Economia de Produtos Florestais Não Madeireiros nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Engenharia Florestal; b) Criação da Linha de pesquisa em Economia de PFNMs no Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal; c) Criação do Grupo de pesquisa em Economia de Bens e Serviços Ambientais Florestais junto ao CNPq; d) Orientação de Teses, Dissertações e Iniciação Científica sobre o tema. A partir da concretização destas iniciativas tornou-se imprescindível o estabelecimento de uma infraestrutura física capaz de facilitar o desenvolvimento do ensino e pesquisas nesta subárea da Economia Florestal.
Responsável: Prof. Anadalvo Juazeiro dos Santos
E-mail: ajsantos.ufpr@gmail.com , ajsantos@ufpr.br
Telefone: 3360-4321 / 3360-4317

Centro de Estudos em Estratégias, Marketing e Competitividade. 
Está localizado no CIFOMA-Botânico
Prof. João Carlos Garzel L. da Silva
E-mail: garzel@ufpr.br 
Telefone:  3360- 4289 / 3360-4288

Laboratório de Economia Florestal – LEFA.  
Telefone:  3360-4284
Laboratório de Economia Florestal Aplicada – LEF. 
Está localizado no CIFOMA-Botânico
Prof. Romano Tomofeiczyk Junior e Ricardo Berger
Email: berger@ufpr.br, romano.timo@gmail.com
Telefone: 3360- 4289/3360- 4249/3360-4284

Núcleo de Estudos e Mediações de Conflitos Ambientais – NEMCA.  
Está localizado no Setor de Ciências Agrárias – Prédio da Administração
Prof Paulo de Tarso de Lara Pires
E-mail: ptlpires@ufpr.br
Fone: 3350-5738

Centro de informação do Agronegócio (CIA/LAPBOV/LAPESUI)
Parceria multidepartamental entre DERE e DZ
Responsável: Prof. Dr. Paulo Rossi Junior, Prof. João Batista Padilha Junior
Telefone: 3350-5761 / 3350-5765
E-mail : lapbov@ufpr.br, jpadilha@ufpr.br , parossi@ufpr.br
Página http://www.ciaufpr.com.br

Laboratório sobre Benefícios das Florestas e Desenvolvimento Sustentável.
Responsável: Vitor Afonso Hoeflich – Departamento de Economia Rural e Extensão
O Laboratório tem por objetivos:
Desenvolver análises socioeconômicas e ambientais relacionadas ao setor de base florestal;
Analisar instrumentos de políticas associados aos processos produtivos, de gestão e de governança para o desenvolvimento sustentável do agronegócio florestal;
Disseminar aos vários segmentos da sociedade informações sobre florestas nativas e plantadas, considerando suas reconhecidas funções do setor de base florestal com relação ao desenvolvimento econômico e social bem como sua contribuição para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ambiental.
Telefones: .3360-4320/3360-4206/ 3350-5604 (recados)
E-mail : contatobf@cepafufpr.com.br, hoeflich@ufpr.br
Página: www.cepafufpr.com.br
Redes Sociais: https://www.facebook.com/BeneficiosdaFloresta/

 

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS

DECIF

Centro de Excelência em Pesquisas sobre Fixação de Carbono na Biomassa – BIOFIX
O centro BIOFIX é um Laboratório da UFPR criado a partir de um convênio com a Petrobras S/A Petróleo Brasileiro no âmbito da Rede Temática de Mudanças Climáticas, instituída para dar apoio científico às decisões estratégicas do país sobre o tema fixação de carbono na biomassa. O Centro BIOFIX tem como alicerce a implantação de um laboratório de referência, de alcance nacional, para pesquisa avançada sobre fixação de carbono na biomassa, visando desenvolver tecnologias de plantio e manejo empregados nas atividades agroflorestais, com objetivo de recomendar formas sustentáveis de cultivo em larga escala para fins de fixação de carbono da atmosfera e compensação das emissões advindas do consumo de combustíveis fósseis. Visa também desenvolver pesquisas associadas à fixação de carbono em produtos agroflorestais, como móveis, papel, casas de madeira, etc. O laboratório está situado no Campus III da UFPR – Jardim Botânico, e compreende uma área de edificação de mais de cerca de 680 m², com ambientes criados para análises de carbono em plantas, solos e em outros componentes dos sistemas agroflorestais naturais ou artificiais. O centro conta com diversos equipamentos de ponta que o tornaram uma referência nacional nessa temática. O centro oferta à comunidade vários cursos de extensão (www.cursosambientais.ufpr.br) e de pósgraduação Lato Sensu na modalidade EAD (internet) (http://www.projetossustentaveis.ufpr.br/ e http://www.manejoflorestal.ufpr.br/).
Responsável: Carlos Roberto Sanquetta, Ana Paula Dalla Corte
Técnico administrativo vinculado: Maria Emilia Martins Ferreira
Telefone: 3360-4264 / 3360-4338
E-mail : carlossanquetta@gmail.com; anapaulacorte@gmail.com; revistabiofix@ufpr.br
Página: http://www.biofix.ufpr.br/

Laboratório de Biotecnologia Florestal – BIOTECFLOR
O Laboratório de Biotecnologia Florestal tem como objetivo principal apoiar o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão florestal para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal da UFPR. O BiotecFlor está equipado para análises usando marcadores moleculares, micro e macro propagação de espécies florestais. Ocupa uma área física de 350 m2 no prédio do Cifloma e um viveiro clonal anexo com área de 1.150 m2 . O viveiro clonal está equipado com mini-jardim clonal, estufa para estaquia, estufa para aclimatização de mudas e um container para armazenamento de materiais.
Professor responsável: Giovana Bomfim de Alcântara
Técnico laboratório vinculado: Ângela Cristina Ikeda
Telefone: 3360-4268
E-mail:  giobomfim@ufpr.br

Laboratório de Computação Prof. Altair Barusso (CPD)
Laboratório didático de informática voltado ao atendimento das disciplinas de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal.
Responsável: Prof.William Thomaz Wendling
Telefone: 3360-4263
E-mail: wendling@ufpr.br

Laboratório de Dendrologia e Conservação da Flora
Laboratório destinado ao estudo de características morfológicas, autoecológicas e fitogeográficas de espécies vegetais, com foco direcionado a pesquisas sobre conservação da flora nativa, espécies raras e ameaçadas de extinção, assim como espécies exóticas invasoras. Possui biblioteca especializada e espaço de trabalho destinado ao ensino, pesquisa e extensão abrangendo alunos de graduação e pós-graduação.
Responsável: Prof. Christopher Thomas Blum
Telefone: 3360-4297
E-mail: ctblum.ufpr@gmail.com
Redes sociais: https://www.facebook.com/InvasorasCuritiba/

Laboratório de Dendrometria – LADEN
O laboratório de dendrometria tem uma área de 100 m², composta por uma sala ampla de 50 m², contendo duas mesas grandes para as aulas práticas dos alunos e uma bancada comprida de cimento, destinada basicamente para análises de tronco. Ainda contém uma sala de 12,5 m² que é usada para guardar instrumentos, outra também com 12,5 m² para guardar material de pesquisa e mais duas outras com 12,5 m² para os computadores usados por professores, estudantes de pós-graduação e bolsistas de iniciação científica. Atende basicamente as disciplinas de Dendrometria na graduação, Mensuração Florestal e tópicos especiais na pós-graduação. As linhas de pesquisa de maior realce deste laboratório são: volumetria de essências exóticas e nativas, relações dendrométricas e estudo de crescimento e produção florestal de florestas nativas e exóticas.
Responsável: Prof. Décio José de Figueiredo
Telefone: 3360-4241
E-mail: doffreedom@gmail.com , dfig2004@hotmail.com , samachado@gmail.com

Laboratório de Ecofisiologia Florestal
Originalmente denominado de Laboratório de Fisiologia, tem como finalidade o apoio a ações de ensino, pesquisa e extensão ligados à silvicultura de espécies nativas e exóticas, assim como a restauração de áreas. O laboratório de Ecologia Florestal se dedica ao estudo das florestas do Sul do Brasil em relação aos fatores ambientais que as condicionam, como tipo e grau de hidromorfía dos solos, relevo, altitude e clima. Os temas mais frequentemente abordados são: Avaliações das respostas das espécies florestais a diferentes condições ambientais; Estudos dos efeitos funcionais e anatômicos das espécies florestais aos variados regimes de hidromorfia, altitude e clima; Comparações da composição, estrutura e diversidade nas diferentes formações florestais com o fim de avaliar a heterogeneidade florística e estrutural intrínsecas; Estudos da regeneração natural das florestas do sul do Brasil com o fim de interpretar as interações ecológicas com fatores ambientais e com a fauna silvestre local; Estudos de sucessão secundária nas formações florestais do sul do Brasil com o objetivo de interpretar a dinâmica florestal mediante o enquadramento das espécies em grupos ecológicos e suas funcionalidades no tempo e no espaço.
Responsável: Prof. Alessandro Camargo Angelo
Telefone: 3360 4278
E-mail: alessandrocangelo@gmail.com

Laboratório de Ecologia Florestal
O laboratório de Ecologia Florestal se dedica ao estudo das florestas do Sul do Brasil em relação aos fatores ambientais que as condicionam, como tipo e grau de hidromorfía dos solos, relevo, altitude e clima. Os temas mais frequentemente abordados são: Avaliações das respostas das espécies florestais a diferentes condições ambientais; Estudos dos efeitos funcionais e anatómicos das espécies florestais aos variados regimes de hidromorfia, altitude e clima; Comparações da composição, estrutura e diversidade nas diferentes formações florestais com o fim de avaliar a heterogeneidade florística e estrutural intrínsecas; Estudos da regeneração natural das florestas do sul do Brasil com o fim de interpretar as interações ecológicas com fatores ambientais e com a fauna silvestre local; Estudos de sucessão secundária nas formações florestais do sul do Brasil com o objetivo de interpretar a dinâmica florestal mediante o enquadramento das espécies em grupos ecológicos e suas funcionalidades no tempo e no espaço.
Responsável: Prof. Román Carlos Ríos
E-mail: rioselvas@gmail.com
Telefone: 3360-4301

Laboratório de Fotointerpretação
Tem como finalidade o ensino, está equipado com 28 estereoscópios de espelhos e bancadas com iluminação individual para as aulas de fotointerpretação. O laboratório dispõe de um vasto acervo de fotografias aéreas de diferentes tipos de filme e escala, as quais são usadas para as aulas práticas.
Responsável: Profa. Christel Lingnau
E-mail para contato laboratório: lingnau@ufpr.br
Laboratório de Manejo de Florestas Nativas
Destinado ao desenvolvimento de pesquisa na área de manejo com alunos de graduação e pós-graduação.
Responsável: Prof. Nelson Yoshihiro Nakajima
Telefone: 3360-4217
E-mail: nelson.nakajima@ufpr.br

Laboratório de Frutíferas Nativas
As áreas de pesquisas realizadas neste laboratório são na área de análises dos potenciais econômicos, sociais e ambientais que as espécies frutíferas nativas possuem. Estudando formas de conservação, propagação e melhoramento destas espécies para potencializar seus plantios em áreas comerciais e melhoria da qualidade de vida para os pequenos produtores rurais.
Responsável: Profa. Rozimeiry G. Bezerra Gaspar
Telefone: 3360-4226 / 3360-4203
E-mail para contato laboratório: lab.frutiferas@gmail.com
Página do laboratório: http://labfrutiferas.wixsite.com/labfrut

Laboratório de Geoprocessamento
O laboratório tem a finalidade de atender o ensino e a pesquisa nas áreas de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas. Desta forma, o laboratório é equipado com computadores e os softwares ENVI e ARCGIS 10.4.
Responsável: Profa Christel Lingnau
Telefone: 3360-4296 ou 4260
E-mail: lingnau@ufpr.br

Laboratório de Proteção Florestal
Responsável: Prof. Nilton José Sousa
Telefone: 3360-4237

Laboratório de Manejo de Fauna
Espaço para trabalhos voltados ao estudo da relação ambiente e fauna.
Responsável: Prof .Carlos Firkowski
Telefone: 3360-4234
E-mail :carlos.firkowski@gmail.com
Laboratório de Sensoriamento Remoto
Responsável: Profa. Christel Lingnau
Telefone: 3360-4296

Laboratório de Sementes Florestais
O laboratório de sementes florestais é utilizado para realização de aulas práticas de disciplinas relacionadas, da graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal, bem como para atender demandas de pesquisas relacionadas a sementes florestais.
Responsável:  Prof. Dagma Kratz
Técnico administrativo vinculado: Simone Pereira
Telefone:  3360 4253
E-mail: dagmakratz@ufpr.br ,  spereira@ufpr.br

Herbário Escola de Florestas Curitiba – EFC
O Herbário EFC foi criado em 1982 pelos professores Carlos V. Roderjan e Yoshiko S. Kuniyoshi, com o objetivo de documentar a flora regional e servir como instrumento didático e científico para os cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal da UFPR. Sua coleção é um patrimônio científico do Setor de Ciência Agrárias, atualmente com cerca de 15.000 registros de plantas vasculares e significativa representação da flora de montanha da Serra do Mar Paranaense, com cerca de 3.000 registros. É igualmente relevante a coleção de campos naturais e várzeas do Paraná, com quase 2.500 registros. Conta também com uma carpoteca / germoteca didática de 340 amostras. Os dados de mais de 80% da coleção do EFC já estão disponíveis para consulta online na rede species Link e a coleção física está aberta a consulta por agendamento para toda a comunidade acadêmica do SCA e de demais setores da UFPR. O Herbário EFC recebe material para tombamento, desde que com estruturas reprodutivas e informações básicas de coleta (data, coordenadas geográficas, localidade, município, coletor, descrição do ambiente, do porte e das estruturas reprodutivas.
Responsável: Prof.  Christopher Thomas Blum
Telefone: 3360-4279
E-mail: herbario.efc@gmail.com
Página :https://www.facebook.com/herbario.efc/
Redes sociais: https://www.facebook.com/herbario.efc/

Laboratório de Incêndios Florestais
O Laboratório de Incêndios Florestais desenvolve pesquisas desde 1982, contando atualmente com instalações e equipamentos que permitem a realização de aulas práticas das disciplinas de graduação e pós-graduação em engenharia florestal e o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica, dissertações, teses e projetos financiados pelas instituições de fomento. São desenvolvidas pesquisas sobre o papel do fogo nos ecossistemas florestais, os efeitos produzidos nos ecossistemas, relação flora e fogo, fauna e fogo, pesquisas sobre prevenção e combate aos incêndios florestais.
Responsável: Prof. Antonio Carlos Batista e Prof.  Alexandre França Tetto
Telefone:  3360-4235
E-mail : incendios.florestais.ufpr@gmail.com; incendios@ufpr.br; batistaufpr@ufpr.br / batistaufpr@gmail.com
Página: http://www.floresta.ufpr.br/firelab/
Redes sociais: https://www.facebook.com/groups/254764741238577/

Laboratório de Inventário Florestal – LIF
O laboratório de Inventário Florestal foi criado em maio de 2000, por ocasião da comemoração dos 40 anos de Engenharia Florestal no Brasil, na Universidade Federal do Paraná. O laboratório conta com uma equipe de especialistas na temática de inventário florestal e geotecnologias aplicadas aos levantamentos florestais. Conta também com uma grande estrutura física, equipamentos e softwares aplicados aos inventários florestais. O LIF conta com vários cursos de extensão na temática de inventário florestal de florestas plantadas e de nativas, bem como de geotecnologias aplicadas (www.cursosambientais.ufpr.br) e cursos de especialização (http://www.projetossustentaveis.ufpr.br/ e http://www.manejoflorestal.ufpr.br/).
Responsável: Prof. Carlos Roberto Sanquetta e Profa Ana Paula Dalla Corte.
Técnico administrativo vinculado: Maria Emilia Martins Ferreira
Telefone: 3360-4264 / 3360-4338
E-mail para contato laboratório: carlossanquetta@gmail.com; anapaulacorte@gmail.com; revistabiofix@ufpr.br
Página: http://www.biofix.ufpr.br/Redes sociais: facebook e whatsapp (grupo fechado)

Laboratório de Colheita da Madeira e Colheita Florestal
Responsável: Prof. Jorge Roberto Malinovski
Telefone: 3360-4228

Laboratório de Manejo Florestal
O Laboratório de Manejo Florestal representa a continuidade do Laboratório de Manejo Florestal “Altair Pereira Barusso” fundado em 1974 pelos professores Dietrich Burger (Convênio Freiburg/Alemanha e UFPR/Brasil) e Altair Pereira Barusso in memorian. O laboratório recebeu um maior espaço físico onde são desenvolvidas atividades multidisciplinares e multiusuários com aulas teóricas e práticas. Tem como objetivos atender aos alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia Florestal, além de dar suporte aos projetos de pesquisas desenvolvidos por professores, pós-graduandos e bolsistas de iniciação científica. Como principais equipamentos e softwares possui todos os aplicativos da plataforma Windows além do software livre gvSIG. Também está disponível para os usuários os softwares FlorExel, DendroSys, Quadrant, Forest Mobile e OpTimber-LP. Para dar suporte às aulas práticas e pesquisas, o laboratório conta com 20 computadores adquiridos com recursos de projetos do CNPq.
Responsável: Prof: Julio Eduardo Arce e Prof. Nelson Carlos Rosot
Telefone: 3360-4283
E-mail: ncrosot@ufpr.br

Laboratório Proteção Florestal
Neste laboratório são realizadas atividades didáticas e de pesquisa vinculadas ao Curso de Graduação em Engenharia Florestal e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR, relacionadas à biologia, ecologia, monitoramento e ao Manejo Integrado de Plantas e Insetos florestais.
Responsável: Prof Nilton José Sousa
Técnico administrativo vinculado: Veruza Mendonça
Telefone: 3360-4236
E-mail : nilton@ufpr.br
Página: http://www.floresta.ufpr.br/~lpf

Laboratório de Paisagismo
O Laboratório atua como local de aulas práticas na graduação e pós-graduação e no desenvolvimento de pesquisas relativas ao paisagismo, cultivo e manejo de plantas ornamentais, arborização urbana e educação ambiental. No laboratório são desenvolvidas aulas práticas, projetos de pesquisas, de extensão e reuniões de trabalho com alunos de graduação e pós-graduação. Possui computadores, rede de internet e equipamentos de pesquisas nas áreas de paisagismo (macro e micro), arborização urbana e educação ambiental. Em anexo ao laboratório encontram-se 2 estufas fechadas para o desenvolvimento de pesquisas com plantas ornamentais.
Responsável:Profa Daniela Biondi Batista
Técnico administrativo vinculado: João Lopes
Telefone: 3360-4310
E-mail: laboratoriodepaisagismo@gmail.com
Página : www.floresta.ufpr.br/paisagismo/
Redes sociais: facebook.com/Laboratório-de-Paisagismo-UFPR

Laboratório Recuperação de Áreas Degradadas
Base para apoio às disciplinas de Recuperação de Áreas Degradadas e
Silvicultura além de programas de extensão, assim como a organização de eventos nacionais e internacionais.
Responsável: Prof. Mauricio Balensiefer
Telefone: 3360-4255
E-mail: mauricio@sobrade.com

Laboratório de Silvicultura
Responsável: Prof .Antônio Carlos Nogueira
Telefone: 3360-4226

Laboratório de Operações Florestais
O foco do laboratório é desenvolver pesquisas operacionais na área de silvicultura de florestas plantadas.
Responsável: Prof .Ricardo Anselmo Malivoski
Telefone:  3360-4215
E-mail : ricardomalinovski@ufpr.br

Laboratório de Unidades de Conservação
Tendo em vista a importância das áreas naturais protegidas – entre elas as Unidades de Conservação (UCs) federais, estaduais e municipais – para a conservação da biodiversidade, além da necessidade de pesquisas que garantam a efetividade destes locais e o aprimoramento de profissionais envolvidos com o tema, foi criado em 13 de abril de 2012 o Laboratório de Unidades de Conservação. Neste sentido, o referido laboratório tem como objetivos realizar pesquisas e trabalhos que possibilitem um avanço no manejo das UCs, com ênfase em: efetividade da gestão, uso público: caracterização e planejamento, e espécies-bandeira (fenologia e dispersão). Atualmente são desenvolvidos quatro projetos de pesquisa nas seguintes categorias de UCs: Parque Estadual e Reserva Particular do Patrimônio Natural, além dos Bosques de Conservação da Biodiversidade Urbana (unidade de conservação do município de Curitiba). Estão diretamente envolvidos nestas pesquisas, quatro acadêmicos de pós-graduação, três estagiários da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF), um bolsista de iniciação científica e cinco acadêmicos voluntários.
Responsável: Prof . Prof. Alexandre França Tetto
Técnico administrativo vinculado: não tem
Telefone: 3361-4235
E-mail: tetto@ufpr.br
Página : http://www.conservation.ufpr.br


DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA

DMV

Centro de Estudos da Resposta Imunológica em Aves (CERIA)
Este laboratório realiza experimentos in vivo para estudo da saúde intestinal e resposta imunológico de aves de produção. Ele foi construindo em um sistema de parceria entre a UFPR e empresas parceiras e permite o desenvolvimento de dissertações e teses neste assunto. Nele foi desenvolvimento o sistema “I see Inside” (ISI) de avaliação intestinal de frangos de corte, cuja patente esta sendo requerida junto ao INPI.
Responsável: Profa Elizabeth Santin
Telefone: 3350-5859
E-mail: santin@ufpr.br

Laboratório de Cardiologia Comparada (LCC)
O LCC desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em cardiologia veterinária, embora também tenha foco em conceitos e aplicações translacionais. É um ambiente acadêmico cuja infraestrutura e o aparato diagnóstico estão voltados ao estudo das doenças do coração e grandes vasos. Sua equipe, composta por médicos veterinários, presta atendimento na especialidade de cardiologia no Hospital Veterinário e está apta a diagnosticar e tratar, de maneira conservativa ou por meio de modalidades intervencionistas, as mais variadas afecções do sistema cardiovascular em cães, gatos, equinos e outros animais.
Responsável: Prof. Dr. Marlos Gonçalves Sousa e Profa. Dra. Simone Tostes de Oliveira Stedile
Técnico administrativo vinculado: Giovana Ruviaro Tuleski
Telefone: 3350-5616
E-mail : marlos98@ufpr.br  ,    tostesimone@gmail.com
Página : www.cardiovet.ufpr.br

Laboratório de Cirurgia de Grandes Animais
Peterson Triches Dornbusch
E-mail:petriches@ufpr.br
Telefone:3350-5817

Laboratório de Anestesia e Analgesia Veterinária – LABEST
Ricardo Guilherme D´Otaviano de Castro Vilani
E-mail:vilani@ufpr.br
Telefone:3350-5810

Laboratório de Clínica de Grandes Animais
Prof. Dr. Ivan Deconto
E-mail:deconto@ufpr.br
Telefone:3350-5773

Laboratório de Clínica Médica de Cães e Gatos
O laboratório funciona no Hospital Veterinário da UFPR, conta com a participação de professores, médicos veterinários residentes e médicas veterinárias contratadas. Faz consultas, vacinação e internamento de pequenos animais (cães e gatos).
Professores  responsáveis: Simone Tostes de Oliveira Stedile, Fabiano Montiani Ferreira, Marlos Gonçalves Sousa
Técnico administrativo vinculado: Larissa Ferrari, Palloma Rose
Telefone: 3350-5785 (consultas)
E-mail : hv@ufpr.br
Página:http://www.agrarias.ufpr.br/portal/hospital-veterinario

Laboratório de Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos (LACQSA)
O laboratório está vinculado à disciplinas de graduação (microbiologia dos produtos de origem animal e inspeção dos produtos de origem animal) e pós-graduação (doenças veiculadas por alimentos de origem animal), bem como presta serviços à comunidade realizando análises bacteriológicas  e físico-químicas de produtos de origem animal, assim como oferece orientação técnica à implantação de programas de qualidade (procedimentos operacionais padronizados, boas práticas de fabricação, procedimentos padrão de higiene operacional e análise de perigos e pontos críticos de controle) à indústrias de alimentos de origem animal.
Responsável: Julia Arantes Galvão
Técnico administrativo vinculado: Elvira Alice Kudla
Telefone: 3350-5811
E-mail : juliaarantesgalvao@gmail.com, julia.galvao@ufpr.br

Laboratório de Diagnóstico das Doenças de Suínos (LADDS)
O LADDS é um laboratório-escola que tem por missão promover sanidade e bem-estar e contribuir com a graduação e pós-graduação no aprendizado de temas relacionados ao manejo e saúde de suínos. Presta atendimento clínico e patológico a rebanhos de criações intensivas, extensivas, de subsistência e para suínos de estimação, incluindo minipigs. A equipe trabalha diretamente com produtores e proprietários, prestando suporte técnico, com o intuito de melhorar a questão sanitária e promover o correto manejo do rebanho/indivíduo. Atua em pesquisas na área de sanidade, produção e conservação de rebanhos locais em parceira com outras áreas e instituições, visando promover a capacitação e difusão do conhecimento sobre a epidemiologia, patogenia e patologia das principais doenças que acometem a espécie, destacando as doenças emergentes e reemergentes. Promove estudo aprofundado sobre interação entre manejo, agentes e meio ambiente na ocorrência de doenças multifatoriais. As pesquisas realizadas compreendem desde avaliação clínica até monitoramento sanitário de abates.
Responsável: Profa Juliana Sperotto Brum
Telefone: 3350 5811
E-mail : julianasbrum@yahoo.com.br, juliana.sbrum@ufpr.br

Laboratório de Diagnóstico por Imagem Veterinário – LADIV
O laboratório localiza-se no interior do HV-UFPR, compreende na realização de exames de diagnóstico como: Radiologia computadorizada, Radiologia digital direta (em equinos) e ultrassonografia nas diferentes espécies de animais atendidas no HV. Em conjunto realizamos pesquisas científicas por meio de análises prospectivas e retrospectivas do arquivo de imagens. As diferentes espécies são: cães, gatos, cavalos e amimais exóticos (Pets exóticos)e  animais de zoológico (agendados).
Responsável: Profa. Tilde Rodrigues Froes
Técnico administrativo vinculado:  Alceu Carlos Assink, Mirata de Oliveira Lima, Antonio Carlos Reinaldo de Souza e Lisiane Dias Fontoura
Telefone: 3350-3767
E-mail:gediv.ufpr@gmail.comfroestilde@gmail.comtilde@ufpr.br

Laboratório de Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos
Realização de exames para o diagnóstico de doenças parasitárias nas fezes, urina, sangue, órgão, pele e anexos. Realização de aulas práticas com testes in vitro e acompanhamento sanitário de propriedades rurais de todas as formas de criação animal, incluindo agroecologia. Desenvolvimento de estratégias de controle parasitário inovadoras e a aplicação do sistema integrado de controle parasitário – SICOPA, lançado em 2004 pelo lab.

Responsável: Marcelo Beltrão Molento
Técnico administrativo vinculado: Ednéia Cavalieri
Telefone: 3350-5618
E-mail: molento@ufpr.br,  ldp.ufpr@gmail.com

Laboratório de Físico Químico do Leite
Tem a finalidade de realizar exames físico químico do leite de acordo com a Resolução nº 62 do MAPA. É um laboratório didático para aulas praticas para o curso de medicina veterinária e zootecnia .
Responsável: Prof. Deocy França
Telefone: 3350-5614
E-mail: ctl@ufpr.br,  fox@ufpr.br

Laboratório de Medicina Zoológica
Rogério Ribas Lange
E-mail:rrlange@ufpr.br
Telefone: 3350-5665

Laboratório de Diagnóstico Imunomicrobiologico (LABIMICRO)
O laboratório realiza exames bacteriológicos e micológicos de amostras biológicas vindas do Hospital Veterinário colhidas durante os atendimentos diários. Tem como objetivo dar suporte para os médicos veterinários que atendem o hospital. Realiza isolamento e identificação de bactérias e fungos patogênicos, bem como antibiogramas rucelindicando o antibiótico que apresenta melhor eficácia para um determinado paciente. Atende igualmente as demandas de exames vindos da Fazenda Canguiri, principalmente no que concerne a casos de mastite infecciosa bovina. Realiza exames imunológicos em todo o gado bovino, para brucelose e tuberculose, atendendo assim as normas vigentes do Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, permitindo a comercialização do leite vindos do rebanho leiteiro da UFPR.
Responsável: Prof. Dr. José Francisco Ghignatti Warth e Profª. Dra. Cybelle de Souza
Técnico administrativo vinculado: Jessica de Oliveira Brescovaine
Telefone:  9965-2497
E-mail labmicro@ufpr.br

Laboratório de Métodos Alternativos ao Uso de Animais no Ensino
O laboratório foi criado em 2013 e visa o desenvolvimento de novos modelos/ simuladores de aprendizagem, e avaliação sobre uso de modelos novos ou já existentes no ensino, especialmente na medicina veterinária.
Professor responsável: Simone Tostes de Oliveira Stedile
Telefone: 3350-5723
E-mail: tostesimone@gmail.com

Laboratório de Microbiologia de Alimentos
Laboratório de microbiologia de alimentos e água. Preparação de meio de cultura. Laboratório para didático para aulas praticas TPOA para os cursos de medicina veterinária e zootecnia.
Responsável: Prof. Deocy França
Telefone: 3350-5614
E-mail: ctl@ufpr.br,  fox@ufpr.br

Laboratório de Processamento de Leite e Derivados
O laboratório ( indústria), tem a capacidade de pasteurizar 2.500 litros de leite por hora e tem capacidade para processar queijos, leite fermentados, doce de leite, requeijão cremoso e leite barriga mole. É laboratório didático para aulas praticas para o curso de medicina veterinária e zootecnia .
Responsável: Prof. Deocy França
Telefone: 3350-5614
E-mail: ctl@ufpr.br,  fox@ufpr.br

Laboratório de Microbiologia e Ornitopatologia
Neste laboratório se realiza pesquisa e ensino na área de patologia aviária voltada para animais de produção e selvagens. Nossas linhas de trabalho incluem analises microbiológicas, necroscópicas, histológicas, imunohistoquímica e de qPCR. Nossas atividades estão diretamente associadas a rotina do Hospital veterinário da UFPR atendendo casos clínicos e recebendo material de terceiros.
Responsável: Profa. Elizabeth Santin
Técnico administrativo vinculado:Andreia Bueno
Telefone: 41 33505859
E-mail: laboratorioaves@ufpr.br

Laboratório de Odontologia Veterinária
Atendimento  clínico e cirúrgico a cães, gatos, animais silvestres, roedores e lagomorfos. atua desde 1988, sendo pioneiro no ensino da especialidade na graduação em medicina veterinária. a ufpr, por meio deste laboratório disponibiliza a única residência em odontologia veterinária do Brasil.
Responsável: Prof. Rogério Ribas Lange
Telefone: 3350-5616
E-mail: rrlange@ufpr.br

Laboratório de Medicina de Animais Selvagens
Atendimento clínico e cirúrgico a animais silvestres/selvagens, cativos e de vida livre e animais domésticos não convencionais. a especialidade é pioneira no brasil, funcionando desde 1988, oferecendo oportunidades formativas para medicina veterinária, atuando em ensino, pesquisa e extensão.
Responsável: Prof. Rogério Ribas Lange
Telefone: 3350-5616
E-mail: rrlange@ufpr.br

Laboratório de Oftalmologia Comparada (LABOCO)
Realiza atendimento médico e cirúrgico na área de oftalmologia veterinária, incluindo pequenos animais, grandes animais, animais exóticos e selvagens. Desenvolve projetos de pesquisa de interesse para a Oftalmologia Médica (Medicina Translacional). Testa produtos farmacêuticos desenvolvidos para uso oftálmico. Realiza análise histopatológica de bulbos oculares e anexos, rotineiramente. Presta auxílio para análise estatística de dados médicos e veterinários.
Responsável: Prof Fabiano Montiani Ferreira
Técnico administrativo vinculado: Elvira Alice Kudla
Telefone: 3350-5724
E-mail : montiani@ufpr.br, montianiking@gmail.comfabiomontiani@hotmail.com
Redes sociais:https://www.facebook.com/oftalmologiacomparada/?fref=ts

Laboratório de Oncologia Veterinária e Cirurgia de Tecidos Moles 
Simone Domit Guérios
E-mail:sdguerios@ufpr.br
Telefone:3350-5730

Laboratório de Patologia Clínica Veterinária da UFPR
Neste laboratório são desenvolvidas atividades relacionadas a graduação, especialização e pós-graduação. Três médicos veterinários do programa de Residência do MEC atuam na rotina do laboratório: hematologia de
mamíferos, aves e répteis; mielograma; urinálise; exames de líquidos cavitários; coagulograma; perfil bioquímico de mamíferos, aves e répteis (proteinograma, perfil renal, hepático, muscular. Exames sorológicos de Neospora caninum, Toxoplasma gondii e Sarcocystis neurona (Imunofluoresencia Indireta). Cultivo celular e de protozoários. No laboratório são desenvolvidas atividades de pesquisa, ensino e extensão; alunos de instituições externas realizam estágio obrigatório, e alunos da UFPR realizam PVA, IC e monitoria no laboratório.

Responsável: Rosangela Locatelli Dittrich
Técnico administrativo vinculado: Olair Carlos Beltrame
Telefone: 3350 -5740
E-mail : roslocdi@ufpr.br

Laboratório de Patologia Veterinária
Renato Silva de Sousa e Antonio Waldir Cunha da Silva
E-mail:patologiaveterinaria@ufpr.br
Telefone:3350-5737

Centro de Tecnologia do Leite
O centro de tecnologia do leite, conta com tres laboratórios, sendo eles laboratório de microbiologia de Alimentos e água, Laboratório Físico-química e a Indústria de Leite e Derivados, onde processamos queijos, iogurtes, Doce de leite, bebida láctea, requeijão, Leite pasteurizado.
Professor responsável:Deocy França.
Telefone: 3301-8916 / 3350 -5614
E-mail: ctl@ufpr.br

Laboratório de Reprodução Animal
Romildo Romualdo Weiss
E-mail: rrweiss@bol.com.br
Telefone:3350-5613

Laboratório de Sanidade, Manejo e Reprodução de Animais (LABORBOV)
Marcos Vinicius Ferrari
E-mail: vargasferrari@gmail.com
Telefone: 3350-5818

Laboratório de Zoonoses e Epidemiologia Molecular
Alexander Welker Biondo e Rafael Felipe da Costa Vieira
E-mail:abiondo@ufpr.br , vieirarfc@ufpr.br
Telefone:3350-5647

Núcleo de Ortopedia Veterinária (NOVE)
Realiza  estudos e treinamentos sobre ortopedia e implantes veterinários. Laboratório destinado ao estudo das afecções ortopédica e seu tratamento, especialmente em animais de companhia.
Responsável: Prof. José Fernando Ibañez – DMV
E-mail : ibanez@ufpr.br

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR