AGRO 7042 – Avanços na Cadeia Produtiva de Frutíferas Subtropicais e Tropicais

Concentrada

Carga horária

Ementa

Situação e perspectivas da cadeia produtiva das frutíferas subtropicais e tropicais. Exportação brasileira de frutas. Manejo e novas tecnologias de cultivo dos citros, abacateiro, caquizeiro, figueira, bananeira, maracujazeiro, goiabeira e outras de interesse regional.

Dia/Horário

A definir

Mauro Brasil Dias Tofanelli

Bibliografia Recomendada

ALVES, E.J. A cultura da banana: aspectos técnicos, socioeconômicos e agroindustriais. 2. ed. rev. Brasília: Embrapa, 1999. 585p.

BRUCKNER, C.H.; PICANÇO, M.C. Maracujá: tecnologia de produção, pós-colheita, agroindústria, mercado. Porto Alegre: Cinco Continentes, 2001. 472p.

CASTRO, P.R.C.; KLUGE, R.A. (Coords.). Ecofisiologia de fruteiras tropicais: abacaxizeiro, maracujazeiro, mangueira, bananeira, cacaueiro. São Paulo: Nobel, 1998. 111p.

CUNHA SOBRINHO, A. P. da; MAGALHÃES, A. F. de J.; SOUZA, A. da S.; PASSOS, O. S.; SOARES FILHO, W. dos S. (Ed.). Cultura dos citros. Brasília: Embrapa, v.1, 2013. 399p.

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS. EPAMIG. Figueira. Informe Agropecuário. Belo Horizonte, v.18, n.188, p.1-60, 1997.

KOLLER, O.C. Abacate: produção de mudas, instalação e manejo de pomares, colheita e pós-colheita. Porto Alegre: Cinco Continentes, 2002. 149p.

KOLLER, O.C. (Org.). Citricultura 1. laranja: tecnologia de produção, pós-colheita, industrialização e comercialização. Porto Alegre: Cinco Continentes, 2006. 396p.

KOLLER, O.C. (Coord.). Citricultura: cultura de tangerinas – tecnoloiga de produção, pós-colheita e industrialização. Porto Alegre: Rígel, 2009. 400p.

MARTINS, F. P.; PEREIRA, F. M. Cultura do caquizeiro. Jaboticabal: FUNEP, 1989. 71p.

MEDEIROS, A.R.M. de. Figueira (Ficus carica L.) do plantio ao processamento caseiro. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2002. 16p. (Circular Técnica, 35).

SAMPAIO, A.C. (Coord.). Goiaba: do plantio à comercialização. Campinas: CATI, 2011. 214p.

SILVA, C.R. de R. e. Fruticultura comercial: fruticultura tropical. Lavras: UFLA/Faepe, 2001. 178p.

SIMÃO, S. Tratado de fruticultura. Piracicaba: Fealq, 1998. 780p.

SANTOS-SEREJO, J.A. dos; DANTAS, J.L.L.; SAMPAIO, C.V.; COELHO, Y. da S. Fruticultura tropical: espécies regionais e exóticas. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2009. 509p.

UFPR no Facebook UFPR no Youtube UFPR no Twitter UFPR no Instagram
Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal