AGRO 7036 – Tópicos Especiais II – Hibridação da Cana-de-Açúcar

Natureza

Semestral

Ementa

Florescimento de cana-de-açúcar. Indução artificial do florescimento. Tipos de cruzamento. Critérios de escolha de parentais para cruzamento. Processamento e armazenamento de sementes de cana. Cruzamentos interespecíficos.

1º semestre (Quadrienal em anos pares – 2022)

João Carlos Bespalhok Filho

Bibliografia Recomendada

ARALDI, R., SILVA, F.M.L., ONO, E.O.; RODRIGUES, J.D. Florescimento em cana-de-açúcar. Ciência Rural. 2010, v. 3, p. 694-702.

CESNIK, R.; MIOCQUE, J. Melhoramento da cana-de-açúcar. Brasília: Embrapa Informações Tecnológicas, 2004.

LANDELL, M.G.A.; BRESSIANI, A. Melhoramento genético, caracterização e manejo varietal. In: MINARDO-MIRANDA, L.L.; VASCONCELOS, A.C.M.; LANDELL, M.G.A. (Ed.) Cana-de-açúcar. Campinas: Instituto Agronômico, 2008, p. 101-155.

MATSUOKA, S.; GARCIA, A.A.F.; ARIZONO, H. Melhoramento da Cana-de-açúcar. In: BORÉM, A.(Org.). Melhoramento de espécies cultivadas. Viçosa: Editora da Universidade Federal de Viçosa, 1999. v. 1, p. 205 – 252.

MING, R.; MOORE, P.H.; WU, K.K.; D´HONT, A.; TOMAS, T. Sugarcane Improvement through Breeding and Biotechnology. Plant Breeding Reviews, New York, USA, v. 27, 2006.

UFPR no Facebook UFPR no Youtube UFPR no Twitter UFPR no Instagram
Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal