Epidemiologia de Doenças de Plantas

Ementa

Busca de compreensão das bases da Epidemiologia Botânica com estudos dos padrões de doenças e descrição do progresso temporal e espacial de epidemias. Estabelecimento de métodos para estudo do patógeno, do hospedeiro e do ambiente, com quantificação de doenças, danos e perdas; estimando riscos de epidemias. Reflexões sobre estudos epidemiológicos para o manejo integrado de doenças com base em estudos de caso.

Semestre/Módulo

Louise Larissa May De Mio

Henrique da Silva Silveira Duarte

Referências bibliográficas

AGRIOS, G.N. Plant Pathology. 5. ed. Burlington: Academic Press, 2005.

AMORIM, L.; REZENDE, J. A. M.; BERGAMIN FILHO, A. Manual de Fitopatologia – Princípios e Conceitos. 5. ed.. v. 1. São Paulo: Editora Ceres, 2018.

BERGAMIN FILHO, A.; AMORIM, L. Doenças de plantas tropicais: epidemiologia e controle econômico. São Paulo: Agronômica Ceres, 1996. 289p.

REIS, E.M. (Org.). Previsão de doenças de plantas. Passo Fundo: UPF, 2004. 316p.

VALE, F.X.R.; JESUS JR., W.C.; ZAMBOLIM, L. (Eds.). Epidemiologia aplicada ao manejo de doenças de plantas. Belo Horizonte: Perfil, 2004. 531p.

ZAMBOLIM, L., JESUS JUNIOR, W. C., RODRIGUES, F.A. O Essencial da Fitopatologia-Epidemiologia de Doenças de Plantas. Suprema gráfica e Editora Ltda, 471 p, 2014.

UFPR no Facebook UFPR no Youtube UFPR no Twitter UFPR no Instagram
Pós-graduação Lato Sensu em Fitossanidade (PGLSF)
Fone:+55 (41) 3350-5787 / (41) 3253-5569 / (41) 3350-5696

Setor de Pós-graduação Lato Sensu em Fitossanidade (PGLSF)