História do Curso

|HISTÓRIA DO CURSO|

O Curso de Zootecnia do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, teve sua aula inaugural em fevereiro de 2000.

Após esses 16 anos já conta com quadro docente altamente qualificado, bibliotecas, estrutura de laboratórios e fazenda experimental que contribuem para a formação de nossos alunos de graduação e pós-graduação em Zootecnia.

Tais condições contribuem para o futuro profissional Zootecnista atuar nos mais diversos campos que esta profissão oferece.

Os egressos do Curso têm conseguido atuar diretamente no campo em consultorias, em empresas de nutrição, em associações de criadores, em empresas de pesquisa, universidades e diferentes órgãos governamentais relacionados à agropecuária.

|CURSO DE ZOOTECNIA|

O setor agroindustrial é responsável por uma parcela significativa da economia e da mão de obra ocupada em todo o mundo. Neste contexto, o Brasil ocupa lugar de destaque na produção agropecuária e na agroindústria mundial. Isso foi conseguido graças ao uso racional dos nossos recursos e do desenvolvimento de tecnologias específicas para produção e utilização econômica dos produtos de origem animal, ou seja, graças ao trabalho de profissionais ligados à área de Zootecnia. Devido à necessidade crescente de produção de alimentos e bens de consumo, a produção animal e a agroindústria continuarão sendo atividades de grande importância na economia nacional e internacional e, portanto, uma área estratégica para os mercados interno e externo. Para atender a demanda de profissionais aptos a trabalhar nesta área e dada a complexidade de conhecimentos necessários, foi criado a mais de 34 anos o primeiro Curso Superior em Zootecnia no Brasil, sendo que hoje contamos com mais de sete mil profissionais atuantes formados em 23 instituições de ensino superior, das quais apenas quatro na Região Sul e, destas, apenas duas em Universidade Pública Federal.

O Curso de Zootecnia do Setor de Ciências Agrárias da UFPR conta com estrutura já implantada e em funcionamento, reconhecida em todo Brasil pela sua qualidade de ensino, pesquisa e extensão, no que diz respeito a laboratórios, fazenda experimental, bibliotecas e recursos humanos desde a formação básica até a profissionalizante. Esta estrutura, somada à qualificação docente do Departamento de Zootecnia, referência nacional e internacional na área de produção animal, é capaz de garantir uma formação sólida ao futuro profissional Zootecnista para atuar regional e nacionalmente nos mais diversos campos que esta profissão oferece.

|OBJETIVOS|

O Zootecnista é um profissional de nível superior capaz de gerar e aplicar conhecimentos e tecnologia na obtenção econômica e ecológica de produtos de origem animal. Sua atividade está diretamente ligada ao sistema agroindustrial, desde a obtenção de matérias primas com alta qualidade e produtividade, de forma não agressiva ao meio ambiente, até a industrialização/preparação dos produtos de origem animal e sua comercialização. Para isso o Curso de Zootecnia capacita o futuro profissional a gerar e aplicar conhecimentos nas áreas de: melhoramento genético, nutrição, reprodução, conforto e sanidade animal, economia, extensão, comercialização e administração rural e agroindustrial, gerenciamento eletrônico de dados de pesquisa, produção e comércio em Zootecnia.

|NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS|

São oferecidas 60 vagas, com entrada de 30 alunos no 1ºSemestre e 30 Alunos no 2ºSemestre.

|CARGA HORÁRIA|

O Curso de Zootecnia possui carga horária de disciplinas obrigatórias básicas e profissionalizantes de 3.370 horas. São oferecidas diversas disciplinas optativas das quais o aluno deverá cursar 300 horas. Além disso o(a) aluno(a) deverá integralizar 100 horas em outras atividades complementares, como estágios voluntários, bolsas de pesquisa e monitoria e outras atividades ligadas à área de formação profissional. Dessa forma pode ser cursada uma sequencia de disciplinas optativas e outras atividades que permitem a formação voltada a uma ou mais áreas a sua escolha. Finalmente o(a) aluno(a) efetua o Estágio Curricular Obrigatório, com um total de 360 horas, no qual deverá utilizar os conhecimentos acumulados em uma atividade específica de atuação, sob supervisão de um profissional responsável.

|DURAÇÃO DO CURSO|

O Curso é semestral com duração de 5 anos, sendo o último semestre reservado ao Estágio Curricular Obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso.

Rua dos Funcionários ,1540 / Cabral
80030-050 | Curitiba | Paraná